Logo do repositório
Repositório Digital
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
PÁGINA INICIAL

    • Perfil
    • Meu RIEP
    • Assinaturas
  • PÁGINA INICIAL
  • Comunidades
    Tudo no RIEP
  • ÁREA DE ATUAÇÃO
  • SOBRE
  • CONTATO
  • FAQ
    Comunidades
    Tudo no RIEP
ÁREA DE ATUAÇÃOSOBRECONTATOFAQ
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Almeida, Nuzyare Moura de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras:
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A subrepresentação de mulheres no ingresso à educação superior brasileira em ciências, tecnologias, engenharias e matemática (CTEM) neste século
    (Dissertação, 2020-11) Almeida, Nuzyare Moura de; Casaca
    Este estudo visa a apresentar a evolução do ingresso de mulheres na educação superior brasileira em cursos nas áreas de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (CTEM), no período de 2000 a 2018, com base em dados oficiais coletados anualmente através do Censo da Educação Superior. Também se buscou apresentar a realidade brasileira nesta seara, através de compromissos internacionalmente assumidos, de políticas públicas que integram educação e gênero/educação e CTEM e do envolvimento de outros atores e atrizes na defesa destes fatores estratégicos para o desenvolvimento, sobretudo em seu caráter humano. A incipiência da temática CTEM no mundo ainda é um obstáculo para a compreensão da necessidade de maior atenção à questão, associada à influência da ordem de gênero atualmente vigente na sociedade, sobretudo em seus aspectos individuais, familiares, escolares e socioculturais. As principais conclusões deste TFM evidenciam a subrepresentação feminina no ingresso ao ensino superior nas áreas do conhecimento socialmente consideradas mais duras e mais adequadas aos homens. Assim sucede fundamentalmente com as áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação e Engenharias.
Powered by DSpace 8.0