Logo do repositório
Repositório Digital
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
PÁGINA INICIAL

    • Perfil
    • Meu RIEP
    • Assinaturas
  • PÁGINA INICIAL
  • Comunidades
    Tudo no RIEP
  • ÁREA DE ATUAÇÃO
  • SOBRE
  • CONTATO
  • FAQ
    Comunidades
    Tudo no RIEP
ÁREA DE ATUAÇÃOSOBRECONTATOFAQ
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Amorim, Cléia de Jesus Macedo"

Filtrar resultados informando as primeiras letras:
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos como estratégia de certificação de conclusão dos ensinos fundamental e médio: desafios e potencialidades
    (Dissertação, 2020-08-03) Amorim, Cléia de Jesus Macedo; Castro, Maria Cristina Drumond e
    A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado teve como foco o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), realizado pelo Inep desde 2002, como instrumento de política pública ao subsidiar as Secretarias Estaduais de Educação no atendimento público em certificação das competências e habilidades básicas de jovens e adultos por meio de exames. A pergunta que norteou a pesquisa foi: quais os desafios e as potencialidades da atual configuração do Encceja como estratégia de certificação de conclusão dos ensinos fundamental e médio no território nacional? Como objetivo geral pretendeu-se analisar os desafios e as potencialidades do formato atual do Encceja Nacional Regular enquanto exame certificador dos ensinos fundamental e médio. Os objetivos específicos definidos para este estudo foram: descrever o Encceja, seu contexto histórico e mudanças significativas; analisar aspectos da sistemática atual da sua realização, do processo de certificação e do perfil dos participantes, identificando desafios e potencialidades do instrumento; e propor ações que se configurem como instrumental de apoio ao Inep no sentido de ampliar as possibilidades do exame. Para atingir tais objetivos, adotou-se a metodologia qualitativa que envolveu pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. A pesquisa bibliográfica foi fundamental para a construção do histórico e do reconhecimento das principais mudanças que ocorreram nessa política, enquanto a pesquisa documental norteou a análise da configuração atual do Encceja. No contexto das políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), as reflexões teóricas fundamentaram-se nos estudos de autores como Almeida (2016), Arroyo (2007), Di Pierro e Haddad (2000; 2015), Ferreira e Rodrigues (2016), Friedrich et al. (2010), Oliveira (2007), Rummert (2007), entre outros. A partir dos desafios e potencialidades identificados para o Encceja, foi possível traçar um Plano de Ação Educacional (PAE) com ações propositivas para a gestão do Inep com vistas a uma maior integração e alinhamento entre os setores do instituto envolvidos na realização do exame, à capacitação contínua de colaboradores, ao monitoramento do processo de certificação e ao fortalecimento da disseminação de informações sobre o exame. Espera-se que essas ações propiciem também reflexões sobre o exame e seus caminhos, contribuindo para o aprimoramento desse instrumento.
Powered by DSpace 8.0