Logo do repositório
Repositório Digital
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
PÁGINA INICIAL

    • Perfil
    • Meu RIEP
    • Assinaturas
  • PÁGINA INICIAL
  • Comunidades
    Tudo no RIEP
  • ÁREA DE ATUAÇÃO
  • SOBRE
  • CONTATO
  • FAQ
    Comunidades
    Tudo no RIEP
ÁREA DE ATUAÇÃOSOBRECONTATOFAQ
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Mazzoni Filho, Marcos de Carvalho"

Filtrar resultados informando as primeiras letras:
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Gestão da ambiência no Enem: a dimensão oculta nos exames em larga escala
    (Dissertação, 2015-07-10) Mazzoni Filho, Marcos de Carvalho; Nassar, Silvia Modesto
    Esta investigação tem como objetivo compreender a gestão da ambiência nos locais de aplicação de exames e avaliações censitários, aplicados nacionalmente, em larga escala. O recorte teórico está baseado em uma revisão integrativa da literatura de temas considerados na gestão ambiental: 1) ambiência; 2) ambiente escolar; 3) gestão e liderança; e 4) avaliação em larga escala. Foram analisados os aspectos de ambiência avaliativa que interferem no desenvolvimento das competências e habilidades de participantes durante a aplicação de testes. O estudo se desenvolveu a partir da capacitação dos Coordenadores do Local de Aplicação (CLA) do Enem 2012, realizada pelo consórcio Cespe/Unb e Fundação Cesgranrio. Foi analisada, também, a capacitação dos coordenadores e os conhecimentos obtidos por eles, mediante a análise de suas respostas aos Instrumentos de Avaliação nºs 1 e 2. Os resultados apontam para a necessidade de se compreender melhor como o ambiente e a ambiência influenciam no desempenho cognitivo dos participantes de avaliações externas censitárias, em nível nacional, e para a gestão ambiental de exames, visando à saúde avaliativa e a uma possível alteração no perfil e na função do CLA, para o de um gestor ambiental, notadamente com preocupação e foco no participante, e visando, ainda, à humanização dos locais de aplicação de exames, avaliações e testes coordenados pela equipe de pesquisadores do Inep.
Powered by DSpace 8.0