Logo do repositório
Repositório Digital
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
PÁGINA INICIAL

    • Perfil
    • Meu RIEP
    • Assinaturas
  • PÁGINA INICIAL
  • Comunidades
    Tudo no RIEP
  • ÁREA DE ATUAÇÃO
  • SOBRE
  • CONTATO
  • FAQ
    Comunidades
    Tudo no RIEP
ÁREA DE ATUAÇÃOSOBRECONTATOFAQ
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Rabelo, Rachel Pereira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras:
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Projeção da oferta de professores de matemática, física, química e biologia para educação básica no Brasil até 2028
    (Dissertação, 2015-03-26) Rabelo, Rachel Pereira; Cavenaghi, Suzana Marta
    As projeções populacionais têm se revelado como importante instrumento de planejamento e avaliação da política pública. Este trabalho propõe uma discussão acerca da oferta de professores para a educação básica nas disciplinas biologia, matemática, física e química, a partir da aplicação de métodos demográficos de projeção de mão de obra especializada para estimar a oferta destes profissionais até o ano 2028. A disponibilidade de dados individualizados de alunos, a partir de 2009 no Censo da Educação Superior, e de docentes, a partir de 2007 no Censo da Educação Básica permitiu o aprimoramento do modelo de projeção adotado, a partir da realização de estudos longitudinais sobre a trajetória escolar de alunos e a trajetória profissional de docentes. Os estudos sobre estoque de docentes e das componentes de entrada e saída do mercado de trabalho subsidiaram a formulação das hipóteses que compõe os cenários de projeção. Os exercícios de projeções realizados nesta dissertação procuram refletir sobre a atuação das políticas públicas de formação de professor, apontando caminhos para o efetivo aumento da oferta de novos profissionais para o mercado de trabalho segundo análise dos cenários e indicadores estudados. A escolha de alguns cenários de projeções permitiram identificar os cursos de física e de matemática como aqueles que possuem maior dificuldade para aumento da disponibilidade futura de docentes em comparação com os cursos de biologia e química. Além disso, os resultados de uma melhoria nas taxas de conclusão também se mostraram mais promissores do que aumentos na mesma proporção do número de ingressos, especialmente para o curso de física que apresenta maior deficiência de oferta de profissionais para o mercado de trabalho.
Powered by DSpace 8.0