Navegando por Autor "Rego, Alexandre Marques Jaloto"
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Item Sentidos de contextualização nas questões de ciências da natureza e suas tecnologias no ENEM: uma análise discursiva(Dissertação, 2015) Rego, Alexandre Marques Jaloto; Martins, Isabel Gomes RodriguesO presente trabalho tem como objetivo caracterizar a construção da contextualização nas questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Quando teve sua primeira edição aplicada em 1998, o exame, de caráter voluntário, tinha como objetivo principal possibilitar aos participantes uma referência para autoavaliação. Em 2009, o ENEM passou por profundas mudanças e foram agregados novos objetivos, como integrar o Sistema de Seleção Unificada e certificar ao nível do ensino médio. Tais mudanças acarretaram uma mudança na organização e apresentação das questões, e o exame passou a contar com quatro provas que reúnem conteúdos disciplinares afins. Desde sua criação, a construção das questões do ENEM objetiva atender orientações curriculares que reforçam concepções de competências e habilidades, situação-problema, interdisciplinaridade e contextualização. Partimos de três premissas nesse trabalho: o texto do documento que referencia o exame permite diferentes possibilidades de interpretações da concepção de contextualização; a contextualização no ensino constitui um processo de estabelecer uma relação entre um determinado conhecimento e um (ou mais) contexto(s); e a contextualização está presente em todas as questões do ENEM. Identificamos que diferentes discursos sobre o tema circulam na literatura da área de ensino de ciências, os quais agrupamos em três eixos: cotidiano, conhecimento científico e conhecimento pedagógico. Em nossa pesquisa, privilegiamos a análise de relações estabelecidas entre o conhecimento científico abordado no texto e contextos sociais e científicos no tratamento curricular de uma questão socialmente aguda, o consumismo — eleito como nosso recorte temático. Este tema foi definido conjuntamente com professores da educação básica que participam de grupos colaborativos voltados à inserção curricular destas questões no ensino médio. O corpus de nossa pesquisa foi composto de 14 questões de CNT das edições do ENEM a partir de 2009. Inspirados na Análise Crítica do Discurso como referencial teórico-metodológico, caracterizamos como eventos sociais estão representados nas questões em termos de seus atores sociais, processos e circunstâncias. Com isso, explicitamos como as escolhas discursivas presentes nas formulações das questões do ENEM representam discursos que circulam no ensino de ciências sobre contextualização. As análises indicam que os discursos sobre contextualização que remetem ao eixo cotidiano estão representados nas questões principalmente a partir da presença de situações de tomada de decisão, que em geral são baseadas no conhecimento científico. Os discursos sobre contextualização que remetem ao eixo conhecimento científico fazem referência principalmente à relação entre ciência, tecnologia e sociedade. Identificamos que se privilegia uma relação direta entre produção do conhecimento científico, produção tecnológica e bem-estar social. Já os discursos sobre contextualização que remetem ao eixo conhecimento pedagógico estão representados nas questões principalmente a partir da presença de estratégias pedagógicas como a construção de situações hipotéticas para fins de ensino; explicação de fenômenos sem pressupor conhecimentos prévios; e elaboração de questionamentos sobre textos lidos anteriormente.Item Um Enem mais curto, preciso e seguro: desenvolvimento de uma aplicação em formato de Testagem Adaptativa Computadorizada(Tese, 2023) Rego, Alexandre Marques Jaloto; Primi, RicardoO Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é composto por uma redação e quatro provas de 45 itens de múltipla escolha: Ciências Humanas e suas Tecnologias (CH); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CN); Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (LC); e Matemática e suas Tecnologias (MT). O exame é utilizado como processo de seleção para ingresso em cursos de ensino superior. Esse uso impõe desafios para o exame no seu formato, como: produzir notas precisas para uma população diversa, minimizar o efeito da posição do item sobre o desempenho e construir testes equivalentes. É possível avançar nesses desafios ao aplicar o Enem em formato de Testagem Adaptativa Computadorizada (em inglês Computerized Adaptive Testing, CAT). Portanto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma CAT do Enem mais eficiente, precisa e segura do que o seu formato atual. Dividimos a tese em dois Artigos e dois Produtos. O Artigo 1 comparou distribuições amostrais na calibração de itens no modelo logístico de três parâmetros da Teoria de Resposta ao Item. Utilizamos informações das quatro provas do Enem 2020 para simular as respostas de 5.040 participantes sorteados a partir de três tipos de desenho amostral: aleatório, retangular e deslocado. Não houve diferença significativa entre os desenhos para o parâmetro de discriminação. A amostra deslocada recuperou os parâmetros de dificuldade em CH melhor do que a retangular e em CN, melhor do que a aleatória. As amostras deslocada e aleatória recuperaram os parâmetros de pseudochute melhor do que a retangular nas quatro provas. Os resultados não apontam para a prevalência de um tipo de amostra para calibrar os itens do Enem 2020. O Produto 1 consistiu em um pacote estatístico para simulação de CAT em ambiente R. O Artigo 2 avaliou o método de controle de exposição progressivo restrito (PR) com diferentes parâmetros de aceleração em uma CAT em termos de eficiência, precisão e segurança. Manipulamos o método de seleção de itens (Aleatório, Máxima Informação de Fisher – MIF – e PR com dois parâmetros de aceleração) e o critério de parada (Tamanho fixo de 20 e 45 itens, Erro padrão de 0,30 e Redução do erro de 0,015 com erro padrão de 0,30) e simulamos a aplicação de 16 condições de CAT para cada prova. Por último, simulamos a aplicação do Enem 2020 em formato linear e comparamos com a CAT de tamanho fixo de 20 itens. O tamanho da prova foi maior com MIF. Nas CATs de tamanho fixo e com critério de parada do erro padrão, MIF e PR (com ambos os parâmetros de aceleração) tiveram resultados parecidos para a precisão. Com o critério de redução do erro, o PR performou pior. A segurança aumentou conforme o parâmetro de aceleração aumentou. A versão adaptativa do Enem teve precisão maior do que a versão linear. O Produto 2 da tese foi a publicação de um aplicativo da CAT Enem com o algoritmo determinado no Artigo 2. Concluímos que é possível reduzir o tamanho do Enem e melhorar sua precisão e segurança com uma CAT.