Dissertações
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/20.500.14135/636
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Item Comparabilidade das avaliações educacionais em papel e em computador: um estudo do pisa 2012(Dissertação, 2015-08-17) Pedroza, Kátia Neves; Borgatto, Adriano FerretiO presente trabalho teve como objetivo comparar as avaliações educacionais em papel e em computador tendo como base as provas de Matemática do PISA 2012. Mais precisamente, analisou o efeito do modo de aplicação nos dois lados do processo: no instrumento e no avaliando, pelo estudo da dimensionalidade das provas e da comparação tanto das médias de grupos específicos, quanto do nível de dificuldade dos itens. Para as duas primeiras análises, foram utilizadas as respostas dos 1.390 alunos brasileiros que fizeram parte da amostra e que realizaram a prova de Matemática nos dois formatos. A avaliação do número de dimensões foi feita pelo método de análise fatorial de informação completa e o ajuste dos itens aos fatores revelou um conjunto predominantemente unidimensional, indicando a equivalência das provas nesse quesito. A comparação das médias considerou características individuais dos alunos e das escolas: posse de computadores, sexo, ano de ensino e localização da escola (urbana/rural; região/estado), demonstrando o impacto positivo das provas em computador no desempenho dos alunos de quase todos os grupos avaliados. A discussão do nível de dificuldade dos itens foi realizada através de uma análise quali-quantitativa, que levou em conta o posicionamento dos alunos e dos itens na escala geral de Matemática, bem como a dificuldade dos itens em papel e em computador da categoria de conteúdo Espaço e Forma classificados na mesma categoria de processo e contexto. O posicionamento dos 125 itens (84 em papel e 41 em computador) que fizeram parte do estudo indicou que, em geral, a prova em computador foi mais difícil que a prova em papel e que um número muito reduzido de itens em computador estavam adequados ao nível de proficiência da maioria dos alunos brasileiros, sugerindo uma possível superestimação das médias de proficiência nesse modo de aplicação, com impacto ainda maior nos grupos de baixo desempenho. As características distintas dos itens não permitiram obter resultados mais conclusivos quanto à comparabilidade dos dois modos de aplicação.Item Determinantes do sucesso escolar: uma análise multinível a partir dos dados do Pisa 2015(Dissertação, 2017) Brito, Marcus Vinicius Soares de; Takasago, MileneA preocupação com a qualidade do sistema educacional brasileiro tem aumentado significativamente nos últimos anos, principalmente quando nos deparamos com os resultados insatisfatórios dos estudantes brasileiros, no período de 2000 a 2015, em avaliações nacionais e internacionais, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes da OCDE (Pisa). Considerando o impacto da educação sobre o progresso econômico de indivíduos e nações, este estudo tem como objetivo a avaliação de fatores que afetam o rendimento escolar no Brasil, principalmente aqueles diretamente impactados por políticas públicas do Governo federal, tendo sido utilizada como ferramenta de análise os modelos multinível aplicados aos dados do Pisa de 2015. Além da identificação dos determinantes, o estudo avalia o ¿efeito escola¿, que é a proporção da variação do desempenho dos alunos não explicada no modelo que é devida ao nível da escola. No modelo sem nenhuma das variáveis explicativas (modelo nulo), este efeito foi de 0,351 para o Brasil, indicando por esta amostra que 35,1% da variabilidade observada no desempenho dos estudantes no Brasil se deve à diferença entre as escolas. No modelo em que foram inseridas as características ligadas ao aluno e sua família, o ¿efeito escola¿ diminuiu para 22,1% e, adicionando duas variáveis representando o ¿efeito dos pares¿, o efeito escola estimado foi de 12,5%. No modelo final proposto, composto pelas variáveis de características do aluno e sua família, pelas de ¿efeito dos pares¿ (características relacionadas à comunidade atendida pela escola) e pelas variáveis inerentes à estrutura da escola, o efeito escola foi de 9,4%. Em relação aos determinantes do desempenho escolar, foi identificado que os fatores associados ao aluno e sua família são de extrema relevância, mas que a diferença devida a recursos oferecidos pela escola também é relevante, o que permite a adoção de políticas públicas educacionais planejadas de forma mais eficiente.