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URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/20.500.14135/636

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    Bio-ética islâmica : aportes epistemológicos desde o pensamento decolonial e os feminismos islâmicos
    (Dissertação, 2015) Osman, Elzahrã Mohamed Radwan Omar; Segato, Rita Laura
    Este trabalho propõe-se a apresentar uma discussão sobre os fundamentos e metodologias da bioética islâmica a partir de uma reflexão sobre a shariah, tendo em vista o fato de que essa se constitui como o corpus de pensamento jurídico e teológico desde onde a bioética islâmica recupera as formulações éticas a serem aplicadas aos casos concretos relacionados aos conflitos morais em saúde. Como a bioética islâmica é um produto da modernidade, faz-se necessário compreender o fenômeno do islã e da shariah desde aquele marco histórico, mas também desde o pensamento crítico a ele, ou seja, desde o pensamento decolonial. Os feminismos islâmicos são apresentados também tanto como uma crítica à modernidade, visto falarem desde o projeto dos feminismos decoloniais, ou seja, desde uma crítica ao feminismo ocidental, mas também como uma crítica ao que estamos chamando de islã moderno. Elas nos darão os suportes epistemológicos necessários para discutirmos criticamente as bases em que a bioética islâmica se conforma hoje.
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    Sentidos de contextualização nas questões de ciências da natureza e suas tecnologias no ENEM: uma análise discursiva
    (Dissertação, 2015) Rego, Alexandre Marques Jaloto; Martins, Isabel Gomes Rodrigues
    O presente trabalho tem como objetivo caracterizar a construção da contextualização nas questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Quando teve sua primeira edição aplicada em 1998, o exame, de caráter voluntário, tinha como objetivo principal possibilitar aos participantes uma referência para autoavaliação. Em 2009, o ENEM passou por profundas mudanças e foram agregados novos objetivos, como integrar o Sistema de Seleção Unificada e certificar ao nível do ensino médio. Tais mudanças acarretaram uma mudança na organização e apresentação das questões, e o exame passou a contar com quatro provas que reúnem conteúdos disciplinares afins. Desde sua criação, a construção das questões do ENEM objetiva atender orientações curriculares que reforçam concepções de competências e habilidades, situação-problema, interdisciplinaridade e contextualização. Partimos de três premissas nesse trabalho: o texto do documento que referencia o exame permite diferentes possibilidades de interpretações da concepção de contextualização; a contextualização no ensino constitui um processo de estabelecer uma relação entre um determinado conhecimento e um (ou mais) contexto(s); e a contextualização está presente em todas as questões do ENEM. Identificamos que diferentes discursos sobre o tema circulam na literatura da área de ensino de ciências, os quais agrupamos em três eixos: cotidiano, conhecimento científico e conhecimento pedagógico. Em nossa pesquisa, privilegiamos a análise de relações estabelecidas entre o conhecimento científico abordado no texto e contextos sociais e científicos no tratamento curricular de uma questão socialmente aguda, o consumismo — eleito como nosso recorte temático. Este tema foi definido conjuntamente com professores da educação básica que participam de grupos colaborativos voltados à inserção curricular destas questões no ensino médio. O corpus de nossa pesquisa foi composto de 14 questões de CNT das edições do ENEM a partir de 2009. Inspirados na Análise Crítica do Discurso como referencial teórico-metodológico, caracterizamos como eventos sociais estão representados nas questões em termos de seus atores sociais, processos e circunstâncias. Com isso, explicitamos como as escolhas discursivas presentes nas formulações das questões do ENEM representam discursos que circulam no ensino de ciências sobre contextualização. As análises indicam que os discursos sobre contextualização que remetem ao eixo cotidiano estão representados nas questões principalmente a partir da presença de situações de tomada de decisão, que em geral são baseadas no conhecimento científico. Os discursos sobre contextualização que remetem ao eixo conhecimento científico fazem referência principalmente à relação entre ciência, tecnologia e sociedade. Identificamos que se privilegia uma relação direta entre produção do conhecimento científico, produção tecnológica e bem-estar social. Já os discursos sobre contextualização que remetem ao eixo conhecimento pedagógico estão representados nas questões principalmente a partir da presença de estratégias pedagógicas como a construção de situações hipotéticas para fins de ensino; explicação de fenômenos sem pressupor conhecimentos prévios; e elaboração de questionamentos sobre textos lidos anteriormente.
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    A desigualdade educacional entre negros e brancos: a importância da atenção à primeira infância
    (Dissertação, 2017) Almeida, carlos Augusto dos Santos; Waltenberg, Fabio Domingues
    O país apresenta desigualdade educacional histórica entre negros e brancos e a literatura referente ao tema da atenção à primeira infância mostra que o investimento na educação infantil é de extrema importância, pois contribui diretamente para o desenvolvimento das crianças, gerando impactos positivos em suas vidas, em especial naquelas oriundas das classes mais desfavorecidas. Diante disso, o trabalho tem por objetivo analisar a desigualdade entre negros e brancos no sistema educacional brasileiro, percorrer a literatura sobre a importância da atenção à primeira infância e estimar, por meio dos métodos de MQO e PSM, o efeito do ingresso na educação infantil sobre a proficiência de língua portuguesa e matemática em alunos do 5º ano do ensino fundamental, tomando como amostra um grupo de alunos negros do munícipio de Sertãozinho (SP). Os resultados apresentam efeitos positivos nas proficiências, inclusive para o grupo de alunos negros, e leva crer que a expansão do investimento na educação infantil permitiria a diminuição da desigualdade do desempenho e trajetória escolar entre negros e brancos. No entanto, o caso brasileiro possui uma questão racial profunda e histórica, o que faz com que a população negra se encontre em grande desvantagem em vários aspectos sociais e econômicos, devendo o Estado e a sociedade brasileira também programarem outras políticas públicas paralelas à política de promoção da igualdade de oportunidade educacional na primeira infância
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    A validade de construto das questões de língua inglesa do ENEM: um olhar para o conteúdo e a matriz de referência
    (Dissertação, 2017-11-10) Araújo, Sara Domingos de Sousa; Quevedo-Camargo, Gladys
    Esta pesquisa baseou-se em minhas motivações e inquietações pessoais como pesquisadora-tecnologista em informações e avaliações educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), relacionadas ao meu trabalho com as chamadas avaliações de larga escala e seus processos de elaboração e composição de itens. Este trabalho buscou a verificação da defensibilidade das quinze questões de língua inglesa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre os anos de 2013 e 2015, por meio da análise de seu conteúdo e da problematização da Matriz de Referência (MR) do Exame. Os questionamentos feitos pelos autores Tumolo e Tomich (2007) no que tange à ideia de itens defensáveis e não defensáveis conduziram a proposta desta pesquisa, permeando seu objetivo geral de analisar a validade de construto das questões de inglês das provas de Linguagem, códigos e suas tecnologias do ENEM 2013-2015. Autores como Alderson (2000), Brown (2003) e Weir (2005), além de pesquisas bibliográficas na área de avaliação fundamentam a base teórica deste trabalho no que diz respeito à composição do construto leitura nas questões de língua inglesa do ENEM. Por meio do método análise documental para a problematização da MR e da utilização do esquema sociocognitivo de Weir (2005) para a validação de conteúdo das referidas questões, foram constatadas a validade de seu construto leitura, pautado na atual matriz de referência (MR), seus documentos oficiais norteadores e nas variáveis descrita ao longo da Fundamentação Teórica desta dissertação. O processo de validação dos itens relacionado à análise das habilidades pertencentes à Competência 2 da MR, que guia o processo de elaboração dos itens de língua inglesa, foi validado por duas especialistas da área de avalição, com larga experiência nessa Matriz. Os resultados das análises indicam que dos quinze itens analisados, catorze foram validados com relação ao conteúdo e apenas um não correspondeu a uma das demandas utilizadas para a análise. Em relação à análise da MR, quatro itens não correspondem ao proposto pelos microdados produzidos pelo INEP. Como conclusão, este estudo apresenta sugestões para aprimoramento desse construto por meio de descritores para as habilidades da MR, com o objetivo de guiar as futuras elaborações das questões de língua inglesa do ENEM.
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    Criação de novos indicadores de qualidade na educação superior para compor o conceito preliminar de curso como indicador de qualidade
    (Dissertação, 2017-03-10) Dourado, Renan Carlos; Reis, Marcelo Menezes
    Diante da expansão da educação superior no Brasil nos últimos anos, fez-se necessária uma contínua evolução dos instrumentos de avaliação dos cursos de graduação brasileiros. Um sistema avaliativo dinâmico, capaz de analisar os diversos objetivos das instituições de ensino superior emerge juntamente com o avanço da capacidade de coleta de informações cada vez mais relevantes para diagnósticos de lacunas e acompanhamento de metas, em busca de uma educação superior de qualidade. É nesse contexto que o conceito preliminar de curso (CPC) se destaca como principal indicador de regulação e de qualidade dos cursos de graduação brasileiros. Neste trabalho, após uma análise dos componentes do conceito preliminar de curso, são propostos novos componentes à luz da capacidade do censo da educação superior de fornecer informações de alunos e docentes. É demonstrado que esses novos componentes podem ser tratados estatisticamente para compor o CPC assim como os demais componentes já existentes. Além disso, utilizando a análise fatorial, foi possível reduzir seis variáveis sobre docentes em dois fatores, e a partir das cargas fatoriais obtidas, foi possível definir e calcular dois novos indicadores sobre docentes de cursos de graduação. Os resultados obtidos pelos novos componentes e indicadores criados apontam para uma maior caracterização do CPC como indicador de qualidade da Educação Superior.
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    Determinantes do sucesso escolar: uma análise multinível a partir dos dados do Pisa 2015
    (Dissertação, 2017) Brito, Marcus Vinicius Soares de; Takasago, Milene
    A preocupação com a qualidade do sistema educacional brasileiro tem aumentado significativamente nos últimos anos, principalmente quando nos deparamos com os resultados insatisfatórios dos estudantes brasileiros, no período de 2000 a 2015, em avaliações nacionais e internacionais, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes da OCDE (Pisa). Considerando o impacto da educação sobre o progresso econômico de indivíduos e nações, este estudo tem como objetivo a avaliação de fatores que afetam o rendimento escolar no Brasil, principalmente aqueles diretamente impactados por políticas públicas do Governo federal, tendo sido utilizada como ferramenta de análise os modelos multinível aplicados aos dados do Pisa de 2015. Além da identificação dos determinantes, o estudo avalia o ¿efeito escola¿, que é a proporção da variação do desempenho dos alunos não explicada no modelo que é devida ao nível da escola. No modelo sem nenhuma das variáveis explicativas (modelo nulo), este efeito foi de 0,351 para o Brasil, indicando por esta amostra que 35,1% da variabilidade observada no desempenho dos estudantes no Brasil se deve à diferença entre as escolas. No modelo em que foram inseridas as características ligadas ao aluno e sua família, o ¿efeito escola¿ diminuiu para 22,1% e, adicionando duas variáveis representando o ¿efeito dos pares¿, o efeito escola estimado foi de 12,5%. No modelo final proposto, composto pelas variáveis de características do aluno e sua família, pelas de ¿efeito dos pares¿ (características relacionadas à comunidade atendida pela escola) e pelas variáveis inerentes à estrutura da escola, o efeito escola foi de 9,4%. Em relação aos determinantes do desempenho escolar, foi identificado que os fatores associados ao aluno e sua família são de extrema relevância, mas que a diferença devida a recursos oferecidos pela escola também é relevante, o que permite a adoção de políticas públicas educacionais planejadas de forma mais eficiente.
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    Perfil de evasão no ensino superior brasileiro: uma abordagem de mineração de dados
    (Dissertação, 2017-12-12) Assis, Lucas Rocha Soares de; Ramos, Guilherme Novaes
    A evasão no ensino superior é um problema que atinge diversas instituições no mundo. No Brasil, não há divulgação regular de dados sobre o assunto. Neste trabalho foram aplicadas técnicas de mineração de dados para criar um perfil de estudantes que evadem do ensino superior brasileiro. Utilizando dados do Censo da Educação Superior (CES) e Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), foram criados modelos de cinco algoritmos de classificação para analisar a evasão de alunos ingressantes em três diferentes níveis de evasão. Os experimentos foram conduzidos nos dados de estudantes da UnB. Entre os algoritmos testados, o CART obteve um desempenho marginalmente superior, na métrica de sensibilidade. Ele obteve desempenho de cerca de 84% para evasão a nível de curso. Nos demais testes, não houve diferença estatisticamente significativa entre os algoritmos. As principais características identificadas nos alunos que possuem propensão a evadir são: ingressar no primeiro semestre, possuir vínculos com mais de uma IES, obter notas acima da média nos exames do ENEM e já ter concluído o ensino médio no momento que realiza as provas do ENEM. Também foi desenvolvido um pacote para o R em que é possível treinar novos classificadores de evasão, que podem ser utilizados para determinar, em qualquer IES ou grupo de IES, quais alunos possuem maior tendência de evadir.
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    Uso dos resultados do SAEB/Prova Brasil na formulação de políticas educacionais estaduais.
    (Dissertação, 2017) Basso, Flávia Viana; Ferreira, Rodrigo Rezende
    O objetivo da pesquisa foi verificar o uso dos resultados do SAEB/Prova Brasil na formulação de políticas públicas educacionais vigentes nos estados brasileiros. Há um debate relativamente recente na área educacional sobre o uso efetivo dos dados advindos de avaliações para a formulação de políticas educacionais. A identificação do uso dos resultados pode auxiliar gestores e pesquisadores no reconhecimento das potencialidades e dos limites que as avaliações de larga escala trazem para o cenário educacional e, principalmente, para a formulação de políticas públicas. O estudo foi realizado em três etapas metodológicas principais. A primeira etapa consistiu em uma pesquisa documental, na qual foi possível descrever a compilação dos resultados das duas últimas edições do SAEB/Prova Brasil (2013 e 2015), bem como explorar os conteúdos dos planos estaduais de educação atualmente vigentes nas unidades federativas do Brasil. A segunda se referiu à aplicação de um questionário qualitativo-quantitativo, elaborado pela autora, que gerou informações sobre o uso dos dados do SAEB/Prova Brasil em 23 das 27 unidades da federação. Para exploração dos dados dessa etapa, foram utilizadas técnicas de análise estatística descritiva e análise de conteúdo categorial temática a posteriori. Por fim, a terceira etapa consistiu na realização de entrevistas em profundidade com nove Interlocutores Estaduais de Avaliação da Educação Básica, escolhidos por conveniência com base nas informações coletadas na etapa de questionário, seguidas de análise de conteúdo e análise categorial temática a priori, que complementaram informações sobre o uso dos dados do SAEB/Prova Brasil. Os resultados indicaram que, na maioria dos estados, os dados estão sendo utilizados como subsídio para formulação de políticas educacionais, com destaque para o uso do IDEB. As políticas identificadas estão relacionadas ao uso dos dados como instrumento de gestão, que englobam ações de monitoramento e estabelecimento de metas das escolas; ao uso para a formação de professores, que indicam um caráter mais pedagógico do uso desses dados; e ao uso informativo, no qual os resultados são utilizados para informar a situação da qualidade da educação nas escolas estaduais. Em menor escala, os resultados estão sendo utilizados para a produção de materiais pedagógicos, como critério de distribuição de recursos e para políticas de incentivo salarial. Conclui-se que os dados gerados pela avaliação nacional estão sendo, de fato, utilizados na formulação de políticas educacionais. Contudo, é necessário ampliar as informações disponibilizadas para além do desempenho dos alunos e das taxas de rendimento, bem como acrescentar informações sobre o cenário educacional brasileiro.
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    Proposta de metodologia de gestão de riscos para projetos ágeis de software no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP)
    (Dissertação, 2017-07-26) Ferreira, Elizabette Caldas; Reis, Ana Carla Bittencourt
    Visando atender as necessidades finalísticas do INEP, a Diretoria de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais (DTDIE) desenvolve sistemas censitários e avaliativos para levantamento de dados que posteriormente possam gerar indicadores a fim de subsidiar a formulação de políticas públicas educacionais [46]. Este trabalho trata-se de estudo de caso realizado com base nos dados dos sistemas da Coordenação Geral de Sistemas de Informação (CGSI) subordinada a DTDIE. Analisando quantitativamente os dados dos sistemas da CGSI, foi possível diagnosticar que aproximadamente 48% de todas as ordens de serviços (OSs) de desenvolvimento de software foram entregues em atraso. Para entender as possíveis causas destes atrasos, foi realizada análise de causas raízes, por meio da FTA (Análise da Árvore de Falhas). Neste contexto, somando-se às recomendações por órgãos de controle sobre a adoção da gestão de riscos, avistou-se a necessidade de se propor uma metodologia de gestão de riscos com vistas a aumentar a perspectiva de sucesso dos projetos. A elaboração da metodologia de gestão de riscos propõe uma integração ao ciclo de desenvolvimento ágil de software adotado na coordenação. Para isso, foi desenvolvido o processo da gestão de riscos, alinhado à norma ISO/IEC 31000:2009 em conjunto com as recomendações constantes na instrução normativa INC MP/CGU N o 01/2016, integrada às etapas de desenvolvimento de software abarcadas no framework Scrum [93] [64]. Assim, foram analisados os modelos mais atuais de integração da gestão de riscos e métodos ágeis, por fim, dando origem a um modelo próprio. Esta metodologia também define um fluxograma evidenciando quais ferramentas poderão ser utilizadas em cada atividade da gestão de riscos. Ainda, foi desenvolvido um checklist de riscos comuns em projetos de software, para auxiliar na atividade de identificação dos riscos. Também foi elaborada proposta de template de Relatório de Gestão e Comunicação dos Riscos, que contemple todo o gerenciamento e monitoramento, podendo ser customizado dentro de software de gestão de riscos.
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    As ideias da multiplicação em diferentes níveis do currículo nos anos iniciais do ensino eundamental: encontros e desencontros
    (Dissertação, 2017-03-20) Alarcão, Clara Machado da Silva; Gontijo, Cleyton Hércules
    Esta pesquisa teve como objetivo verificar se há compatibilidade na abordagem da multiplicação em diferentes instâncias do currículo do 3º ano do Ensino Fundamental, tendo como cenário uma escola pública do Distrito Federal. Para isso, utilizaram-se como recursos metodológicos a análise documental, que se deteve sobre o Currículo em Movimento da Educação Básica, os materiais referentes à Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e o livro didático adotado pela escola participante. Adotaram-se também entrevistas semiestruturadas com duas professoras do ano escolar investigado, as quais foram analisadas por meio da análise de conteúdo. A investigação esteve pautada em dois grandes eixos teóricos: a Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Vergnaud (1982, 1986, 1990, 1994, 2009a, 2009b) e a Abordagem do Currículo por Sacristán (2000). O trabalho, desenvolvido nestes moldes, constatou que o tratamento oferecido à multiplicação, nos níveis do currículo analisado, se dá de forma congruente. É notável também que, apesar das significativas mudanças que os ideais da TCC introduziram nos diversos âmbitos curriculares, algumas práticas e concepções que não condizem com esses ideais parecem perdurar nesses espaços.