Dissertações
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/20.500.14135/636
Navegar
16 resultados
Resultados da Busca
Item A validade de construto das questões de língua inglesa do ENEM: um olhar para o conteúdo e a matriz de referência(Dissertação, 2017-11-10) Araújo, Sara Domingos de Sousa; Quevedo-Camargo, GladysEsta pesquisa baseou-se em minhas motivações e inquietações pessoais como pesquisadora-tecnologista em informações e avaliações educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), relacionadas ao meu trabalho com as chamadas avaliações de larga escala e seus processos de elaboração e composição de itens. Este trabalho buscou a verificação da defensibilidade das quinze questões de língua inglesa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre os anos de 2013 e 2015, por meio da análise de seu conteúdo e da problematização da Matriz de Referência (MR) do Exame. Os questionamentos feitos pelos autores Tumolo e Tomich (2007) no que tange à ideia de itens defensáveis e não defensáveis conduziram a proposta desta pesquisa, permeando seu objetivo geral de analisar a validade de construto das questões de inglês das provas de Linguagem, códigos e suas tecnologias do ENEM 2013-2015. Autores como Alderson (2000), Brown (2003) e Weir (2005), além de pesquisas bibliográficas na área de avaliação fundamentam a base teórica deste trabalho no que diz respeito à composição do construto leitura nas questões de língua inglesa do ENEM. Por meio do método análise documental para a problematização da MR e da utilização do esquema sociocognitivo de Weir (2005) para a validação de conteúdo das referidas questões, foram constatadas a validade de seu construto leitura, pautado na atual matriz de referência (MR), seus documentos oficiais norteadores e nas variáveis descrita ao longo da Fundamentação Teórica desta dissertação. O processo de validação dos itens relacionado à análise das habilidades pertencentes à Competência 2 da MR, que guia o processo de elaboração dos itens de língua inglesa, foi validado por duas especialistas da área de avalição, com larga experiência nessa Matriz. Os resultados das análises indicam que dos quinze itens analisados, catorze foram validados com relação ao conteúdo e apenas um não correspondeu a uma das demandas utilizadas para a análise. Em relação à análise da MR, quatro itens não correspondem ao proposto pelos microdados produzidos pelo INEP. Como conclusão, este estudo apresenta sugestões para aprimoramento desse construto por meio de descritores para as habilidades da MR, com o objetivo de guiar as futuras elaborações das questões de língua inglesa do ENEM.Item Criação de novos indicadores de qualidade na educação superior para compor o conceito preliminar de curso como indicador de qualidade(Dissertação, 2017-03-10) Dourado, Renan Carlos; Reis, Marcelo MenezesDiante da expansão da educação superior no Brasil nos últimos anos, fez-se necessária uma contínua evolução dos instrumentos de avaliação dos cursos de graduação brasileiros. Um sistema avaliativo dinâmico, capaz de analisar os diversos objetivos das instituições de ensino superior emerge juntamente com o avanço da capacidade de coleta de informações cada vez mais relevantes para diagnósticos de lacunas e acompanhamento de metas, em busca de uma educação superior de qualidade. É nesse contexto que o conceito preliminar de curso (CPC) se destaca como principal indicador de regulação e de qualidade dos cursos de graduação brasileiros. Neste trabalho, após uma análise dos componentes do conceito preliminar de curso, são propostos novos componentes à luz da capacidade do censo da educação superior de fornecer informações de alunos e docentes. É demonstrado que esses novos componentes podem ser tratados estatisticamente para compor o CPC assim como os demais componentes já existentes. Além disso, utilizando a análise fatorial, foi possível reduzir seis variáveis sobre docentes em dois fatores, e a partir das cargas fatoriais obtidas, foi possível definir e calcular dois novos indicadores sobre docentes de cursos de graduação. Os resultados obtidos pelos novos componentes e indicadores criados apontam para uma maior caracterização do CPC como indicador de qualidade da Educação Superior.Item Determinantes do sucesso escolar: uma análise multinível a partir dos dados do Pisa 2015(Dissertação, 2017) Brito, Marcus Vinicius Soares de; Takasago, MileneA preocupação com a qualidade do sistema educacional brasileiro tem aumentado significativamente nos últimos anos, principalmente quando nos deparamos com os resultados insatisfatórios dos estudantes brasileiros, no período de 2000 a 2015, em avaliações nacionais e internacionais, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes da OCDE (Pisa). Considerando o impacto da educação sobre o progresso econômico de indivíduos e nações, este estudo tem como objetivo a avaliação de fatores que afetam o rendimento escolar no Brasil, principalmente aqueles diretamente impactados por políticas públicas do Governo federal, tendo sido utilizada como ferramenta de análise os modelos multinível aplicados aos dados do Pisa de 2015. Além da identificação dos determinantes, o estudo avalia o ¿efeito escola¿, que é a proporção da variação do desempenho dos alunos não explicada no modelo que é devida ao nível da escola. No modelo sem nenhuma das variáveis explicativas (modelo nulo), este efeito foi de 0,351 para o Brasil, indicando por esta amostra que 35,1% da variabilidade observada no desempenho dos estudantes no Brasil se deve à diferença entre as escolas. No modelo em que foram inseridas as características ligadas ao aluno e sua família, o ¿efeito escola¿ diminuiu para 22,1% e, adicionando duas variáveis representando o ¿efeito dos pares¿, o efeito escola estimado foi de 12,5%. No modelo final proposto, composto pelas variáveis de características do aluno e sua família, pelas de ¿efeito dos pares¿ (características relacionadas à comunidade atendida pela escola) e pelas variáveis inerentes à estrutura da escola, o efeito escola foi de 9,4%. Em relação aos determinantes do desempenho escolar, foi identificado que os fatores associados ao aluno e sua família são de extrema relevância, mas que a diferença devida a recursos oferecidos pela escola também é relevante, o que permite a adoção de políticas públicas educacionais planejadas de forma mais eficiente.Item Uso dos resultados do SAEB/Prova Brasil na formulação de políticas educacionais estaduais.(Dissertação, 2017) Basso, Flávia Viana; Ferreira, Rodrigo RezendeO objetivo da pesquisa foi verificar o uso dos resultados do SAEB/Prova Brasil na formulação de políticas públicas educacionais vigentes nos estados brasileiros. Há um debate relativamente recente na área educacional sobre o uso efetivo dos dados advindos de avaliações para a formulação de políticas educacionais. A identificação do uso dos resultados pode auxiliar gestores e pesquisadores no reconhecimento das potencialidades e dos limites que as avaliações de larga escala trazem para o cenário educacional e, principalmente, para a formulação de políticas públicas. O estudo foi realizado em três etapas metodológicas principais. A primeira etapa consistiu em uma pesquisa documental, na qual foi possível descrever a compilação dos resultados das duas últimas edições do SAEB/Prova Brasil (2013 e 2015), bem como explorar os conteúdos dos planos estaduais de educação atualmente vigentes nas unidades federativas do Brasil. A segunda se referiu à aplicação de um questionário qualitativo-quantitativo, elaborado pela autora, que gerou informações sobre o uso dos dados do SAEB/Prova Brasil em 23 das 27 unidades da federação. Para exploração dos dados dessa etapa, foram utilizadas técnicas de análise estatística descritiva e análise de conteúdo categorial temática a posteriori. Por fim, a terceira etapa consistiu na realização de entrevistas em profundidade com nove Interlocutores Estaduais de Avaliação da Educação Básica, escolhidos por conveniência com base nas informações coletadas na etapa de questionário, seguidas de análise de conteúdo e análise categorial temática a priori, que complementaram informações sobre o uso dos dados do SAEB/Prova Brasil. Os resultados indicaram que, na maioria dos estados, os dados estão sendo utilizados como subsídio para formulação de políticas educacionais, com destaque para o uso do IDEB. As políticas identificadas estão relacionadas ao uso dos dados como instrumento de gestão, que englobam ações de monitoramento e estabelecimento de metas das escolas; ao uso para a formação de professores, que indicam um caráter mais pedagógico do uso desses dados; e ao uso informativo, no qual os resultados são utilizados para informar a situação da qualidade da educação nas escolas estaduais. Em menor escala, os resultados estão sendo utilizados para a produção de materiais pedagógicos, como critério de distribuição de recursos e para políticas de incentivo salarial. Conclui-se que os dados gerados pela avaliação nacional estão sendo, de fato, utilizados na formulação de políticas educacionais. Contudo, é necessário ampliar as informações disponibilizadas para além do desempenho dos alunos e das taxas de rendimento, bem como acrescentar informações sobre o cenário educacional brasileiro.Item Avaliação nacional da alfabetização e provinha Brasil: percepção dos gestores e suas funções(Dissertação, 2015-12-21) Pereira, Patrícia da Silva Onório; Rocha Neto, João Mendes daEste estudo teve como objetivo principal compreender de que forma os resultados das avaliações nacionais de alfabetização ANA e Provinha Brasil contribuem para o diagnóstico da alfabetização no Brasil e são utilizados pelos gestores estaduais de educação. Ambas as avaliações são aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em diferentes etapas do ciclo de alfabetização do ensino fundamental. A ANA é a mais nova avaliação a compor o escopo do SAEB e deve ser aplicada ao final do 3º ano do ensino fundamental, com vistas a indicar se os alunos estão alfabetizados aos oito anos de idade. Para tanto, realizou-se pesquisa com abordagem qualitativa, a partir da triangulação de métodos baseada na realização de grupo focal, entrevistas semiestruradas e análise documental. A pesquisa revelou que as avaliações proporcionam um retrato da alfabetização dos alunos brasileiros, mas ainda há grande dificuldade por parte de gestores, escolas e professores em utilizar seus resultados. Quanto à possibilidade de integração entre os resultados da ANA e da Provinha Brasil, a análise das matrizes de referência mostrou que isso não é possível de forma direta, já que elas estão em escalas diferentes e entregam diferentes produtos do processo de aprendizagem. Entretanto, para as Unidades da Federação que não dispõem de sistema próprio de avaliação, os resultados das avaliações nacionais são muito importantes, como única fonte de informação. Verificou-se que a influência dos resultados das avaliações na gestão de políticas públicas, como o próprio PNAIC, é incipiente e não há influência direta dos resultados das avaliações, ANA e Provinha Brasil, nas políticas educacionais desenvolvidas pelos Estados pesquisados.Item Gestão da ambiência no Enem: a dimensão oculta nos exames em larga escala(Dissertação, 2015-07-10) Mazzoni Filho, Marcos de Carvalho; Nassar, Silvia ModestoEsta investigação tem como objetivo compreender a gestão da ambiência nos locais de aplicação de exames e avaliações censitários, aplicados nacionalmente, em larga escala. O recorte teórico está baseado em uma revisão integrativa da literatura de temas considerados na gestão ambiental: 1) ambiência; 2) ambiente escolar; 3) gestão e liderança; e 4) avaliação em larga escala. Foram analisados os aspectos de ambiência avaliativa que interferem no desenvolvimento das competências e habilidades de participantes durante a aplicação de testes. O estudo se desenvolveu a partir da capacitação dos Coordenadores do Local de Aplicação (CLA) do Enem 2012, realizada pelo consórcio Cespe/Unb e Fundação Cesgranrio. Foi analisada, também, a capacitação dos coordenadores e os conhecimentos obtidos por eles, mediante a análise de suas respostas aos Instrumentos de Avaliação nºs 1 e 2. Os resultados apontam para a necessidade de se compreender melhor como o ambiente e a ambiência influenciam no desempenho cognitivo dos participantes de avaliações externas censitárias, em nível nacional, e para a gestão ambiental de exames, visando à saúde avaliativa e a uma possível alteração no perfil e na função do CLA, para o de um gestor ambiental, notadamente com preocupação e foco no participante, e visando, ainda, à humanização dos locais de aplicação de exames, avaliações e testes coordenados pela equipe de pesquisadores do Inep.Item Uma ontologia para interoperabilidade semântica do sistema de avaliação da educação básica (SAEB)(Dissertação, 2015-08-20) Correia, Leonardo Ruas; Mello, Ronaldo dos SantosOs processos avaliativos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), têm sido utilizados como instrumentos-diagnósticos que subsidiam o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a melhoria do sistema educacional. Como forma de aprimoramento a esses instrumentos de avaliação, e redução de inconsistências semântico-tecnológicas verificadas, é proposta nesta dissertação uma ontologia, denominada de OntoSAEB, que visa fundamentar a elaboração de um vocabulário comum para subsídio à concepção e revisão de itens (questões) e disseminação dos resultados, de forma que sejam legíveis e compreendidos por máquina, e agregados a informações de contexto. Dois (2) momentos foram basilares na consecução desta ontologia: 1) quando do processo de produção desses itens, garantiu-se o acesso integrado dos relacionamentos entre os conceitos dos Descritores, Habilidades e Eixos Estruturantes das Matrizes de Referência do SAEB ao vocabulário controlado Thesaurus Brasileiro da Educação (BRASED); 2) decorrida a produção dos itens e já no momento de revisão técnico-pedagógica, demonstrou-se a interoperabilidade entre os conceitos e/ou processos/atividades e desses para os indivíduos concretos presentes nas fontes de dados, que, para este trabalho de pesquisa, são os itens armazenados em um Banco Nacional de Itens (BNI). Esta ontologia se consolida por meio dos relacionamentos semânticos para uma futura padronização de vocabulário. Como contribuição, ela é útil como base para consulta e desenvolvimento de outras abordagens e/ou novos sistemas de avaliação, uma vez que é aberta à incorporação e/ou integração de novas ontologias que complementem seus conceitos e/ou processos/atividades de fundamentação. A OntoSAEB é subsidiada por informações de contexto (visuais) padronizadas para o processo de elaboração e revisão dos itens de avaliação do SAEB, buscando-se termos similares em fonte de dados especializada na área de educação (Thesaurus BRASED).Item Análise da dimensionalidade e modelagem multimensional pela TRI no ENEM (1998-2008)(Dissertação, 2015-09-14) Costa, Carlos Eduardo Sousa; Andrade, Dalton FranciscoNo presente estudo utilizou-se uma modelagem multidimensional do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por meio da Teoria da Resposta ao Item multidimensional (TRIM) com o objetivo de melhor compreender o aprendizado do avaliado. O ENEM (1998-2008) era um exame interdisciplinar estruturado por cinco competências expressas por 21 habilidades. Assim, por ser uma avaliação em que não podemos, a priori, considerar unidimensional, realizou-se uma análise da dimensionalidade e interpretação de suas dimensões. Inicialmente foi analisado o conjunto de 63 itens da prova amarela do ENEM 2001 em uma amostra de 10.000 respondentes. Nessa fase foi abordada a dimensionalidade da prova e a escolha do modelo que melhor se ajustava aos dados. Em seguida, foi ajustado um modelo multidimensional da TRI, com cinco dimensões, e foi feita uma relação das competências da prova do ENEM com os fatores, por meio da analise dos itens da prova. Nesta relação ficou evidenciada uma relação mais expressiva das cinco competências com somente três dimensões. Por último, foi feita uma comparação dos avaliados que acertaram 40, 50 e 60 itens na prova, através da analise da porcentagem do número de acerto em cada competência e escores, estimados por meio dos modelos multidimensionais da TRI, em cada uma das cinco dimensões, com a finalidade de interpretar o desempenho desses avaliados.Item Avaliação institucional interna no âmbito do SINAES(Dissertação, 2015-03-16) Oliveira, Ana Carolina de Aguiar Moreira; Leite, Lígia da SilvaO presente estudo teve como objetivo avaliar o modelo de avaliação institucional interna no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. Após estudos oriundos de normativas e fundamentos emancipatórios da autoavaliação do SINAES, foi construída e validada uma Lista de Verificação para orientar uma análise qualitativa dos dados. Foram analisados os relatórios de avaliação institucional postados pelas Comissões Próprias de Avaliação - CPA de vinte instituições de Educação Superior sorteadas entre todas em atividade e disponibilizados no cadastro do Sistema Eletrônico do MEC - eMEC. De cada região geográfica do País, quatro instituições de cada tipo de organização acadêmica, totalizando cinco Universidades, cinco Centros Universitários, cinco Institutos Federais e cinco Faculdades tiveram seu relato como objeto de análise para responder às questões avaliativas propostas pelo estudo. O instrumento avaliativo construído com cinco categorias, analisou 45 indicadores, dentre os quais, 14 emancipatórios e 20 regulatórios. Após a análise dos relatos institucionais obtiveram-se os seguintes resultados: as Universidades e os Centros Universitários contemplam mais indicadores emancipatórios e regulatórios do que os Institutos e as Faculdades; os indicadores regulatórios são mais cumpridos do que os emancipatórios; a composição da CPA e a presença das dez dimensões avaliativas foram os marcos regulatórios mais contemplados; a meta-avaliação e a interação entre as avaliações internas e externas obtiveram os menores índices de presença. Como sugestões a autora propõe a observância rotineira dos relatórios institucionais externos e dos seus indicadores que apresentam conceitos insatisfatórios, que o trabalho da CPA e seus membros sejam valorizados, que a CTAA publique fragilidades encontradas no processo avaliativo, que a interação entre as diversas avaliações seja alvo de pesquisa diagnóstica; que meta-avaliar seja uma proposição para todos os atores do SINAES; que estudos futuros possam avaliar se esta política regulatória está de alguma maneira induzindo iniciativas emancipatórias.Item Qualidade educacional e perfil socioeconômico: expressão espacial do ensino público no Distrito Federal(Dissertação, 2014-02-13) Kunz, Sidelmar Alves da Silva; Campos, Neio Lúcio de OliveiraEste trabalho tem o propósito de analisar a expressão espacial da relação entre qualidade educacional e o perfil socioeconômico da população do Distrito Federal por região administrativa. Ressalta-se que esta investigação tem como intenção contribuir para o amadurecimento intelectual desse debate (relação entre qualidade educacional e perfil socioeconômico), visto que se apresentam indicadores socioeconômicos inéditos construídos no nível de região administrativa do Distrito Federal acerca dessas variáveis, a saber: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Prova Brasil, Ambiente Escolar, Distorção Idade- Série e Índice de Qualidade Educacional. Ainda mais que a particularidade do olhar geográfico para essa temática, que normalmente e objeto de estudo de economistas e sociólogos, figura-se como oportunidade para preencher lacunas nesse campo de discussão e subsidiar o poder público na busca pela construção de alternativas para reduzir as desigualdades socioespaciais, em especial na área educacional. O marco teórico para a análise espacial e a proposta da noção de expressão espacial sustentada na teoria do espaço geográfico. Essa noção diz respeito a expressão da linguagem geo-cartográfica referente a um conjunto de informações geográficas, ou seja, localizáveis espacialmente. Em termos metodológicos, esta pesquisa utiliza-se de fonte documental - material sem tratamento analítico reelaborado conforme o interesse desta pesquisa - de natureza quantitativa e fonte bibliográfica, valendo-se de instrumentais estatísticos e geo-cartográficos. A título de resultado, aponta-se que a expressão espacial da relação entre qualidade educacional e o perfil socioeconômico da população do Distrito Federal revela que a localidade residencial dos estudantes de ensino fundamental das escolas públicas do Distrito Federal não possui correlação com os resultados escolares.