Teses
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/20.500.14135/635
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Item Education essays: determinants of school success(Tese, 2019) Alves, Fabiana de Assis; Silva Filho, Osvaldo Candido daO objetivo desta tese é identificar alguns fatores que contribuem para a qualidade da educação. No primeiro ensaio são utilizados os dados das últimas três edições do Programa para Avaliação Internacional de Estudantes (PISA) para avaliar o efeito das escolas latino-americanas sobre o desempenho dos alunos e identificar os fatores que contribuem para o seu desempenho. Utilizando como estratégia empírica o modelo multinível, os resultados encontrados indicam que o histórico familiar, as características do aluno, e o perfil da comunidade escolar (efeito de pares) são fundamentais para explicar o desempenho dos alunos. Quanto aos insumos escolares, os determinantes que mais se destacaram foram o clima disciplinar em sala de aula e a existência e adequação de recursos pedagógicos. Além disso, o uso de uma abordagem multinível é de extrema importância, uma vez que uma parte considerável da variação no desempenho dos alunos é explicada pelas diferenças entre as escolas. O segundo ensaio tem como objetivo verificar se os gastos públicos em educação pelos municípios brasileiros contribuem para melhorar a qualidade das escolas da rede municipal de ensino. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi utilizado como proxy para a qualidade das escolas. Os gastos dos municípios, provenientes do SIOPE, foram desagregados em despesas correntes e despesas de capital. Neste ensaio também foi utilizado o modelo multinível como estratégia empírica, aplicado a dados bienais de 2009 a 2017. Todas as especificações ajustadas contaram com variáveis de controle que retratam características das escolas e da rede municipal. Os resultados trazem evidências de que os gastos com educação, tanto em despesas correntes quanto em despesas de capital, têm efeitos positivos sobre o IDEB. Apesar desses efeitos serem significativos em todos os ajustes, as magnitudes observadas foram relativamente pequenas. Isso reforça a necessidade de uma avaliação mais detalhada sobre o destino e a efetividade dos recursos aplicados, especialmente em um país com recursos financeiros consideravelmente limitados.