Educação Básica
URI Permanente desta comunidadehttps://hdl.handle.net/20.500.14135/525
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Item Sinopse estatística do ensino primário: 1971(Sinopse estatística, 1973) Ministério da Educação e CulturaA presente publicação, cujos dados se referem ao ano de 1971, mantém ainda a terminologia tradicional utilizada antes da vigência da Lei n° 5 692, de 11 de agosto de 1971. que fixa diretrizes e bases para o ensino de 19 e 29 GRAUS, porém, esclarece-se, que esses elementos informativos se agregados com os divulgados na “Sinopse do Ensino Médio — 1971”.Item Sinopse estatística do ensino primário: 1972(Sinopse estatística, 1973) Ministério da Educação e CulturaA publicação reúne dados referentes às unidades escolares, às turmas, ao pessoal administrativo, ao corpo docente e discente dos estabelecimentos de ensino primário em funcionamento no ano de referência. As tabelas organizadas discriminam os dados numéricos desagregados a nível de escolas de um professor e de escolas de dois e mais professores, segundo a dependência administrativa e a localização, para o Brasil e Unidades da Federação.Item Sinópse estatística do ensino primário comum 1968: Brasil, estados, territórios; Distrito Federal e capitais.(Sinopse estatística, 1969) Ministério da Educação e CulturaEm 1968, havia 15.427.490 alunos matriculados nos três níveis de ensino: primário, médio e superior. O primário contava com 134.909 estabelecimentos e abrigava um contingente de 11.943.506 alunos, representando 77,4% do total de matrículas; o médio com 7.839 estabelecimentos e 3.205.689 estudantes, correspondendo a 20,8% daquele total, dêsse percentual 15,6%. ou sejam, 2.404,614 cursavam o primeiro ciclo (ginasial) e o restante 5,2% o segundo ciclo (colegial); o superior em 776 estabelecimentos com 278.295 universitários. As medidas do Govêrno. entre outros objetivos, visam a diminuir o afunilamento da pirâmide do desperdício existente no nosso sistema educacional: de 1.000 alunos matriculados na primeira série primária em 1954 apenas 101 ingressaram na primeira série ginasial. 51 no primeiro ano colegial e somente 28 concluíram o ensino médio; 15 prosseguiram e ingressaram no ensino superior e 11 chegaram à 49 série superior, o que representou um residual de apenas 1%.