Educação Básica
URI Permanente desta comunidadehttps://hdl.handle.net/20.500.14135/525
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Item Sinopse estatística do ensino médio 1954: ensinos secundáio geral, comercial e normal(Sinopse estatística, 1955) Ministério da Educação e CulturaA estatística do ensino secundário geral, no começo do ano de 1954, acusa a existência de 2510 unidades escolares que ministravam essa modalidade de ensino, sendo que 1785 eram cursos ginasiais e 725 cursos do ciclo colegial, compreendendo 537 consagrados ao ensino cientifico e 188 ao ensino clássico.Item Sinopse estatística do ensino do ensino médio: 1955(Sinopse estatística, 1956) Ministério da Educação e CulturaOs dados da estatística liminar de 1955 registram 567 municípios que só possuem estabelecimentos de ensino secundário geral do ciclo ginasial e 208 onde existem não só cursos desse nível como também os de nível colegial. O ensino normal era difundido em 582 municípios, o industrial em 51 e o agrícola em 17. A distribuição das unidades escolares apuradas para o ensino médio.Item Sinopse estatística do ensino médio: 1956(Sinopse estatística, 1957) Ministério da Educação e CulturaDos 2401 municípios existentes no pais, instalados até 1° de julho de 1956, os que possuíam estabelecimentos de ensino médio em geral eram, ao todo, 947 (quase 40% do total). Desses 947, os que dispunham de curso secundário, somente ginasial, eram 610, enquanto 209 possuíam o ginasial e o colegial, simultaneamente. Quanto ao ensino comercial, 38 eram as comunas servidas de curso básicos, somente, ao passo que 193 outras possuíam o curso técnico, além do básico, e mais 159 possuíam exclusivamente o curso técnico. Relativamente às escolas normais, assim entendidos os cursos de formação profissional de professores primários e os de preparação de regentes de escolas primárias rurais, 599 foram os municípios que registraram a existência de tal ensino em 1956. Os cursos industriais, destinados à formação de técnicos e operários especializados, apareceram em apenas 51 municípios brasileiros, e menos satisfatória, ainda, é a situação do ensino agrícola, destinado ao preparo de capatazes e outros trabalhadores especializados no trato da lavoura, da pecuária e da criação de aves e pequenos animais. Escolas desse ramo existiam, no ano de 1956, apenas em 21 municípios.Item Sinopse estatística do ensino médio 1957: principais aspectos do movimento escolar, por municípios, no início do ano letivo(Sinopse estatística, 1958) Ministério da Educação e CulturaO Serviço de Estatística da Educação e Cultura, ao divulgar, agora, os principais aspectos da distribuição do ensino médio, por municípios, está completando, desta maneira, os dados anteriormente publicados na “Sinopse Estatística” do referido ensino, em 1957. Os informes constantes a este folheto assinalam, em relação ao ano de 1956, um aumento de 11,4% de municípios que obtiveram a instalação de unidades escolares aquele nível. Cumpre ressaltar que, embora tenha subido a 54 o número de novos municípios integrados, em 1957, na formação básica de nosso sistema político-administrativo, diminuiu o número daqueles que não possuíam educandários de tal categoriaItem Sinopse estatística do ensino médio: 1957(Sinopse estatística, 1958) Ministério da Educação e CulturaEm continuação à série de publicações sinópticas da estatística educacional, o SEEC oferece agora este folheto sobre o Ensino Médio no Brasil em 1957. Nas introduções aos opúsculos anteriores, com o objetivo de definir o escopo dos inquéritos e esclarecer o significado dos conjuntos tabulares apresentados, já figurou a classificação dos ramos de ensino desse grau.Item Sinopse estatística do ensino médio: 1958(Sinopse estatística, 1959) Ministério da Educação e CulturaO Serviço de Estatística da Educação e Cultura, dando sequência ao plano de sempre oferecer ao público estudioso dados atualizados, apresenta mais um esboço sobre o Ensino Médio, em 1958. Confrontando tais dados com os publicados na Sinopse Estatística do Ensino Fundamental Comum, verifica-se que, em média, 60% das crianças matriculadas na 4.a série primária conseguem ultrapassar a linha divisória para o ensino médio. Assim, da matricula, em 1957, de 483 104 alunos na 4.a série primária, a distribuição na 1 série do 1° ciclo dos diversos cursos de nível intermediário.Item Sinopse estatística do ensino primário fundamental comum : 1957(Sinopse estatística, 1957) Serviço de Estatística da Educação e CulturaA presente publicação reúne 8 tabelas estatísticas relativas exclusivamente ao movimento do ensino primário fundamental comum no Brasil, segundo os principais resultados no fim do primeiro mês letivo de 1957, por Unidades da Federação. Estão compreendidos nessas tabelas, para os ensinos estadual, municipal e particular, os dados relativos às unidades escolares, corpo docente e alunos matriculados, discriminadamente por sexo, sendo estes ainda distribuídos segundo as séries didáticas.Item Sinopse estatística do ensino primário fundamental comum : 1958(Sinopse estatística, 1958) Serviço de Estatística da Educação e Cultura, Ministério da Educação e CulturaO presente opúsculo, com exceção dos territórios, que passaram a constar das tabelas do ensino federal, não sofreu modificações acentuadas quanto à dependência administrativa, permanecendo o ensino estadual, com maior número de professores e alunos matriculados, enquanto que o ensino municipal continua liderando a estatística no que tange às unidades escolares.