Educação Básica

URI Permanente desta comunidadehttps://hdl.handle.net/20.500.14135/525

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    Sinopse estatística do ensino médio 1954: ensinos secundáio geral, comercial e normal
    (Sinopse estatística, 1955) Ministério da Educação e Cultura
    A estatística do ensino secundário geral, no começo do ano de 1954, acusa a existência de 2510 unidades escolares que ministravam essa modalidade de ensino, sendo que 1785 eram cursos ginasiais e 725 cursos do ciclo colegial, compreendendo 537 consagrados ao ensino cientifico e 188 ao ensino clássico.
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    Sinopse estatística do ensino do ensino médio: 1955
    (Sinopse estatística, 1956) Ministério da Educação e Cultura
    Os dados da estatística liminar de 1955 registram 567 municípios que só possuem estabelecimentos de ensino secundário geral do ciclo ginasial e 208 onde existem não só cursos desse nível como também os de nível colegial. O ensino normal era difundido em 582 municípios, o industrial em 51 e o agrícola em 17. A distribuição das unidades escolares apuradas para o ensino médio.
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    Sinopse estatística do ensino médio: 1956
    (Sinopse estatística, 1957) Ministério da Educação e Cultura
    Dos 2401 municípios existentes no pais, instalados até 1° de julho de 1956, os que possuíam estabelecimentos de ensino médio em geral eram, ao todo, 947 (quase 40% do total). Desses 947, os que dispunham de curso secundário, somente ginasial, eram 610, enquanto 209 possuíam o ginasial e o colegial, simultaneamente. Quanto ao ensino comercial, 38 eram as comunas servidas de curso básicos, somente, ao passo que 193 outras possuíam o curso técnico, além do básico, e mais 159 possuíam exclusivamente o curso técnico. Relativamente às escolas normais, assim entendidos os cursos de formação profissional de professores primários e os de preparação de regentes de escolas primárias rurais, 599 foram os municípios que registraram a existência de tal ensino em 1956. Os cursos industriais, destinados à formação de técnicos e operários especializados, apareceram em apenas 51 municípios brasileiros, e menos satisfatória, ainda, é a situação do ensino agrícola, destinado ao preparo de capatazes e outros trabalhadores especializados no trato da lavoura, da pecuária e da criação de aves e pequenos animais. Escolas desse ramo existiam, no ano de 1956, apenas em 21 municípios.
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    Sinopse estatística do ensino médio 1957: principais aspectos do movimento escolar, por municípios, no início do ano letivo
    (Sinopse estatística, 1958) Ministério da Educação e Cultura
    O Serviço de Estatística da Educação e Cultura, ao divulgar, agora, os principais aspectos da distribuição do ensino médio, por municípios, está completando, desta maneira, os dados anteriormente publicados na “Sinopse Estatística” do referido ensino, em 1957. Os informes constantes a este folheto assinalam, em relação ao ano de 1956, um aumento de 11,4% de municípios que obtiveram a instalação de unidades escolares aquele nível. Cumpre ressaltar que, embora tenha subido a 54 o número de novos municípios integrados, em 1957, na formação básica de nosso sistema político-administrativo, diminuiu o número daqueles que não possuíam educandários de tal categoria
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    Sinopse estatística do ensino médio: 1957
    (Sinopse estatística, 1958) Ministério da Educação e Cultura
    Em continuação à série de publicações sinópticas da estatística educacional, o SEEC oferece agora este folheto sobre o Ensino Médio no Brasil em 1957. Nas introduções aos opúsculos anteriores, com o objetivo de definir o escopo dos inquéritos e esclarecer o significado dos conjuntos tabulares apresentados, já figurou a classificação dos ramos de ensino desse grau.
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    Sinopse estatística do ensino médio: 1958
    (Sinopse estatística, 1959) Ministério da Educação e Cultura
    O Serviço de Estatística da Educação e Cultura, dando sequência ao plano de sempre oferecer ao público estudioso dados atualizados, apresenta mais um esboço sobre o Ensino Médio, em 1958. Confrontando tais dados com os publicados na Sinopse Estatística do Ensino Fundamental Comum, verifica-se que, em média, 60% das crianças matriculadas na 4.a série primária conseguem ultrapassar a linha divisória para o ensino médio. Assim, da matricula, em 1957, de 483 104 alunos na 4.a série primária, a distribuição na 1 série do 1° ciclo dos diversos cursos de nível intermediário.