Educação Básica
URI Permanente desta comunidadehttps://hdl.handle.net/20.500.14135/525
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Item Sinopse estatística do ensino primário comum: 1968(Sinopse estatística, 1969) Ministério da Educação e CulturaA presente publicação, elaborada em 1969, embora apresente todas as informações produzidas pelo SEEC no âmbito do Ensino de primeiro grau, difere das anteriores nos aspectos de desagregação e apresentação das tabelas.Item Sinopse estatística do ensino médio: 1954 a 1962(Sinopse estatística, 1963) Ministério da Educação e CulturaA estatística do ensino secundário geral, de 2510 unidades escolares que ministravam eram cursos ginasiais e 725 cursos do ciclo ensino científico e 188 ao ensino clássico.Item Sinopse estatística do ensino médio: 1955 a 1962(Sinopse estatística, 1963) Ministério da Educação e CulturaOs elementos estatísticos divulgados nesta publicação, justificam-se ligeiros comentários com o objetivo de esclarecer a significação dos números apresentados, os quais se reportam à situação do ensino médio, no início do ano de 1955, expressa nas apurações referentes aos estabelecimentos escolares que prestaram informações a tempo de serem estas aproveitadas com a necessária atualidade. As notas consignadas no rodapé e os quadros da parte tabular indicam que a estatística ora divulgada contém dados que não podem ser completos e que todas as observações a propósito dos resultados oferecidos ao conhecimento do público não levam em canta as alterações eventuais prováveis, dado o caráter liminar de que se reveste o presente repertório. No que respeita a ocorrência do ensino nas circunscrições municipais releva esclarecer serem estas as que estavam instaladas até 1° de julho do ano expirante.Item Sinopse estatística do ensino médio: 1960(Sinopse estatística, 1961) Ministério da Educação e CulturaNo ano em curso, o ensino médio vem sendo ministrado em lodo o Território nacional através de 9748 estabelecimentos, correspondentes a 6767 unidades escolares, predominando as particulares (66,2%), seguidas das estaduais (26,2%), federais (4,5%) e municipais (3,1%), que abrigam um contingente de 1177427 estudantes, assistido por um corpo docente de 72 984 professores, mas que equivalem a 94 136, se considerados os vários cursos ou estabelecimentos em que frequentemente o mesmo indivíduo leciona. Daquele efetivo estudantil, mais da metade (5372%) se concentra nos Estados de São Paulo, Guanabara a Minas Gerais, absolvendo 51% do corpo docente.Item Sinopse estatística do ensino médio: 1961(Sinopse estatística, 1962) Ministério da Educação e CulturaNo corrente ano, o ensino médio vem sendo ministrado em todo o território nacional através de 4135 estabelecimentos, correspondentes a 7287 unidades escolares, = predominando as particulares (67%), seguidas das estaduais (25,4%), federais (4,4%) e municipais (3,2%), que abrigam um contingente de 1308000 estudantes, assistido por um corpo docente de 78 800 pessoas, representando 102 370 professores, se considerados tantas vezes quantos os cursos em que lecionam. Daquele efetivo estudantil, mais da metade (52,5%) se concentra nos Estados de São Paulo, Guanabara e Minas Gerais, absorvendo 49,6% do corpo docente.Item Sinopse estatística do ensino médio: 1962(Sinopse estatística, 1963) Ministério da Educação e CulturaNo ano em curso, o ensino médio vem sendo ministrado em 1.618 dos 3.144 municípios existentes, através de 4.470 estabelecimentos, correspondentes a 7.254 unidades escolares, das quais 69,5% eram particulares. Nesses estabelecimentos estavam matriculados 1 464 361 alunos, assistidos por um corpo docente de 83.075 pessoas que equivalem a 105 174 professores, se considerados os vários cursos ou estabelecimentos em que frequentemente o mesmo indivíduo leciona. Daquele efetivo estudantil, mais da metade (52,2%) se concentra nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Guanabara, absorvendo 49,8% do corpo docente.Item Sinopse estatística do ensino médio: 1964 e 1963(Sinopse estatística, 1965) Ministério da Educação e CulturaO Ensino Médio foi ministrado, em 1964, em iodo território nacional através de 5.473 estabelecimentos, correspondentes a 8.592 cursos, predominando os particulares (5 649 ou 65,8%), seguidos dos estaduais (2352 ou 27,4%), dos municipais (383 ou 4,5%) e dos federais (208 ou 2,3%). Esses estabelecimentos abrigavam 1.061 899 estudantes nos cursos particulares e 830 825 nos cursos oficiais (716.938 estaduais, 62 006 municipais e 51881 federais), totalizando um efetivo de 1.892.724 alunos, dos quais 920 484 do sexo feminino. Desse efetivo estudantil, mais da metade (51,7%) se concentrava nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Guanabara, embora com 0,8% inferior ao que foi registrado em 1961, o que comprova o impulso que o ensino médio vem obtendo nas demais Unidades da Federação.Item Sinopse estatística do ensino médio: Brasil, estados e Distrito Federal: 1966 e 65(Sinopse estatística, 1969) Ministério da Educação e CulturaServiço de Estatística da Educação e Cultura, da Secretaria Geral do MEC, dando continuidade ao seu plano de divulgação, oferece ao publico mais um volume da série sinóptica, referente ao Ensino Médio - 1966, com discriminação de estabelecimentos, cursos, professores e matrícula, segundo as Unidades da Federação e dependencia administrativa.Item Sinópse estatística do ensino primário comum 1968: Brasil, estados, territórios; Distrito Federal e capitais.(Sinopse estatística, 1969) Ministério da Educação e CulturaEm 1968, havia 15.427.490 alunos matriculados nos três níveis de ensino: primário, médio e superior. O primário contava com 134.909 estabelecimentos e abrigava um contingente de 11.943.506 alunos, representando 77,4% do total de matrículas; o médio com 7.839 estabelecimentos e 3.205.689 estudantes, correspondendo a 20,8% daquele total, dêsse percentual 15,6%. ou sejam, 2.404,614 cursavam o primeiro ciclo (ginasial) e o restante 5,2% o segundo ciclo (colegial); o superior em 776 estabelecimentos com 278.295 universitários. As medidas do Govêrno. entre outros objetivos, visam a diminuir o afunilamento da pirâmide do desperdício existente no nosso sistema educacional: de 1.000 alunos matriculados na primeira série primária em 1954 apenas 101 ingressaram na primeira série ginasial. 51 no primeiro ano colegial e somente 28 concluíram o ensino médio; 15 prosseguiram e ingressaram no ensino superior e 11 chegaram à 49 série superior, o que representou um residual de apenas 1%.