Educação Básica
URI Permanente desta comunidadehttps://hdl.handle.net/20.500.14135/525
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Item Portaria nº 181, de 15 de maio de 2024(Portaria, 2024-05-21) Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraDefine o cronograma e os responsáveis pelas atividades do Censo Escolar da Educação Básica 2024.Item Sinopse estatística de classes de alfabetização e educação pré-escolar: 1992(Sinopse estatística, 1994) Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Administração GeralOs dados estatísticos aqui apresentados foram obtidos pelo Censo Educacional de 1992. Referem-se a Estabelecimentos, Pessoal Docente, Alunado e Dados Gerais. Os dados deste Censo referentes a Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro e Santa Catarina não estão disponíveis. Nesta versão da sinopse, constam dados do Censo de 1991 para esses estados.Item Sinopse estatística do ensino primário fundamental comum : 1957(Sinopse estatística, 1957) Serviço de Estatística da Educação e CulturaA presente publicação reúne 8 tabelas estatísticas relativas exclusivamente ao movimento do ensino primário fundamental comum no Brasil, segundo os principais resultados no fim do primeiro mês letivo de 1957, por Unidades da Federação. Estão compreendidos nessas tabelas, para os ensinos estadual, municipal e particular, os dados relativos às unidades escolares, corpo docente e alunos matriculados, discriminadamente por sexo, sendo estes ainda distribuídos segundo as séries didáticas.Item Sinopse estatística da educação pré-escolar 1994(Sinopse estatística, 1996) Ministério da Educação e do Desporto; Secretaria de Informação e Avaliação Educacional; Departamento de Estatística EducacionalO Sistema Estatístico da Educação congrega a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, as Secretarias Estaduais de Educação e o Departamento de Estatística Educacional - SEEC - unidade da Secretaria de Informação e Avaliação Educacional - SEDIAE - do Ministério da Educação e do Desporto, com o objetivo de produzir dados e informações referentes à área educacional. Os levantamentos são anuais e compreendem as seguintes pesquisas: educação pré-escolar; educação fundamental; educação média; educação superior; educação especial; educação supletiva; financiamento da educaçãoItem Sinópse estatística do ensino primário comum 1968: Brasil, estados, territórios; Distrito Federal e capitais.(Sinopse estatística, 1969) Ministério da Educação e CulturaEm 1968, havia 15.427.490 alunos matriculados nos três níveis de ensino: primário, médio e superior. O primário contava com 134.909 estabelecimentos e abrigava um contingente de 11.943.506 alunos, representando 77,4% do total de matrículas; o médio com 7.839 estabelecimentos e 3.205.689 estudantes, correspondendo a 20,8% daquele total, dêsse percentual 15,6%. ou sejam, 2.404,614 cursavam o primeiro ciclo (ginasial) e o restante 5,2% o segundo ciclo (colegial); o superior em 776 estabelecimentos com 278.295 universitários. As medidas do Govêrno. entre outros objetivos, visam a diminuir o afunilamento da pirâmide do desperdício existente no nosso sistema educacional: de 1.000 alunos matriculados na primeira série primária em 1954 apenas 101 ingressaram na primeira série ginasial. 51 no primeiro ano colegial e somente 28 concluíram o ensino médio; 15 prosseguiram e ingressaram no ensino superior e 11 chegaram à 49 série superior, o que representou um residual de apenas 1%.Item Relatório de revisão: Santa Catarina(Relatório técnico, 2001) Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraAs informações contidas no Censo Escolar são utilizadas em vários programas do Ministério, como os Programas Nacionais do Livro Didático, de Alimentação Escolar, de Recursos Financeiros Direto para Escola, que são executados com base no Censo Escolar. O FUNDEF, na sua concepção, utiliza os dados do Censo Escolar para distribuir os recursos deste fundo. Desta forma, a atualidade e fidedignidade das informações apuradas no Censo Escolar são de extrema importância para todos estes programas e políticas educacionais. Em função do grande volume de recursos envolvidos nestes programas, tornou-se imprescindível à introdução de mecanismos de controle de qualidade das informações prestadas pelas unidades escolares.Item Relatório de revisão: Rondônia(Relatório técnico, 2001) Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraAs informações contidas no Censo Escolar são utilizadas em vários programas do Ministério, como os Programas Nacionais do Livro Didático, de Alimentação Escolar, de Recursos Financeiros Direto para Escola, que são executados com base no Censo Escolar. O FUNDEF, na sua concepção, utiliza os dados do Censo Escolar para distribuir os recursos deste fundo. Desta forma, a atualidade e fidedignidade das informações apuradas no Censo Escolar são de extrema importância para todos estes programas e políticas educacionais. Em função do grande volume de recursos envolvidos nestes programas, tornou-se imprescindível à introdução de mecanismos de controle de qualidade das informações prestadas pelas unidades escolares.Item Relatório de revisão: Rio Grande do Norte(Relatório técnico, 2001) Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraAs informações contidas no Censo Escolar são utilizadas em vários programas do Ministério, como os Programas Nacionais do Livro Didático, de Alimentação Escolar, de Recursos Financeiros Direto para Escola, que são executados com base no Censo Escolar. O FUNDEF, na sua concepção, utiliza os dados do Censo Escolar para distribuir os recursos deste fundo. Desta forma, a atualidade e fidedignidade das informações apuradas no Censo Escolar são de extrema importância para todos estes programas e políticas educacionais. Em função do grande volume de recursos envolvidos nestes programas, tornou-se imprescindível à introdução de mecanismos de controle de qualidade das informações prestadas pelas unidades escolares.Item Relatório de revisão: Paraná(Relatório técnico, 2001) Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraAs informações contidas no Censo Escolar são utilizadas em vários programas do Ministério, como os Programas Nacionais do Livro Didático, de Alimentação Escolar, de Recursos Financeiros Direto para Escola, que são executados com base no Censo Escolar. O FUNDEF, na sua concepção, utiliza os dados do Censo Escolar para distribuir os recursos deste fundo. Desta forma, a atualidade e fidedignidade das informações apuradas no Censo Escolar são de extrema importância para todos estes programas e políticas educacionais. Em função do grande volume de recursos envolvidos nestes programas, tornou-se imprescindível à introdução de mecanismos de controle de qualidade das informações prestadas pelas unidades escolares.Item Relatório de revisão: Pará(Relatório técnico, 2001) Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraAs informações contidas no Censo Escolar são utilizadas em vários programas do Ministério, como os Programas Nacionais do Livro Didático, de Alimentação Escolar, de Recursos Financeiros Direto para Escola, que são executados com base no Censo Escolar. O FUNDEF, na sua concepção, utiliza os dados do Censo Escolar para distribuir os recursos deste fundo. Desta forma, a atualidade e fidedignidade das informações apuradas no Censo Escolar são de extrema importância para todos estes programas e políticas educacionais. Em função do grande volume de recursos envolvidos nestes programas, tornou-se imprescindível ’ à introdução de mecanismos de controle de qualidade das informações prestadas pelas unidades escolares.