Produção técnico-científica e intelectual dos servidores do Inep
URI Permanente desta comunidadehttps://hdl.handle.net/20.500.14135/631
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Item Efetividade de processos de coaching: uma proposta de avaliação(Dissertação, 2020-01) Coutinho, Natassia Costa Leite; Borges-Andrade, Jairo EduardoContextos de rápidas e imprevisíveis transformações demandam o desenvolvimento de competências para lidar com diversos desafios. As organizações necessitam de profissionais extremamente competentes. Pessoas buscam processos de coaching visando desenvolver competências e felicidade. Uma revisão rápida de literatura concluiu que poucos estudos com alta qualidade metodológica investigaram a efetividade desses processos. Este estudo objetivou construir uma medida dessa efetividade. Os itens criados para o Instrumento de Efetividade de Processos de Coaching (IEPC) foram semanticamente analisados por juízes leigos e especialistas e aplicados em 263 pessoas. A Análise Fatorial Exploratória revelou uma solução de três fatores de avaliação dessa efetividade (competências do coach, ambiente e efeitos percebidos) com ótimas evidências de validade. Correlações, Testes T e ANOVAS foram calculadas, com escores desses fatores e características individuais. Os efeitos percebidos são significativamente mais elevados entre coachees religiosos, de menor escolaridade e quando a avaliação é realizada em até três meses da intervenção. Servidores públicos coachees fazem avaliações significativamente menos positivas do ambiente. A instituição formadora dos coaches pode influenciar significativamente as avaliações do IEPC. Esses achados ainda são inconclusivos. Para confirmá-los é recomendada a utilização deste Instrumento em outras amostras. Há necessidade de outros estudos, para concluir algo sobre efetividade de coaching.Item O processo de aquisição lexical na infância e a metalexicografia do dicionário escolar(Tese, 2007-03) Gomes', Patrícia Vieira Nunes; Faulstich, EnildeEste trabalho discorre sobre a utilização da avaliação externa, em especial o Sistema de Avaliação da Educação Básica, Saeb, como um instrumento para a melhoria da qualidade educacional. A avaliação externa, iniciada no Brasil no início dos anos 1980 culminando com a criação do Saeb no final dessa década, tem procurado fornecer informações para que os sistemas de ensino possam conhecer melhor a sua realidade e a partir daí desenvolver ações para que, no âmbito de suas competências possam superar os problemas apontados por ela. Para entender melhor a problemática que envolve a avaliação externa de escolas e sistemas, foram consultados diversos autores que auxiliam na compreensão do papel desempenhado pela avaliação externa no desenho e acompanhamento de políticas públicas na área educacional em inúmeros países e em diferentes momentos históricos. No caso brasileiro, são apresentados alguns aspectos peculiares das primeiras medições em educação até chegar-se à institucionalização do Saeb. Para dar conta dessa tarefa, são consultados diversos autores, destacando-se entre eles Vianna, Ristoff, Dias Sobrinho, Ravela, Bonamino, Pilatti e Pestana. O trabalho também apresenta a estrutura geral e a metodologia do Saeb como exemplo de uma avaliação em larga escala, além de uma discussão sobre os principais resultados apresentados pelos relatórios nacionais que divulgam os resultados dos diversos ciclos de avaliação realizados. O objetivo nuclear deste trabalho é analisar de que forma a Secretaria de Educação do Distrito Federal utiliza as informações produzidas pelo Saeb, para gerir o ensino fundamental da rede pública. A pesquisa é de natureza qualitativa e para a sua realização foram utilizadas a análise documental e entrevistas semiestruturadas com a finalidade de conhecer a percepção dos gestores da Secretaria com relação ao Saeb. Os resultados indicaram que os dirigentes, apesar de conhecerem pouco os resultados desta avaliação, reafirmam a importância dessa avaliação para atuar sobre as fragilidades do sistema. No entanto, como não existe uma atividade sistemática de planejamento das ações da Secretaria, essa parece ser a principal razão para que os dados do Saeb não sejam utilizados. Além disso, a pesquisa aponta que os gestores entrevistados parecem não compreender suficientemente as informações produzidas pelo Saeb. Ao final do trabalho, são apresentadas sugestões para o aprimoramento do Saeb e algumas indicações de futuras linhas de pesquisa.