Censo Escolar
URI Permanente desta comunidadehttps://hdl.handle.net/20.500.14135/536
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. É coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. A pesquisa estatística abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional: - Ensino regular (educação infantil, ensino fundamental e médio); - Educação especial – escolas e classes especiais; - Educação de Jovens e Adultos (EJA); - Educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).
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Item Sinopse estatística do ensino primário comum: 1968(Sinopse estatística, 1969) Ministério da Educação e CulturaA presente publicação, elaborada em 1969, embora apresente todas as informações produzidas pelo SEEC no âmbito do Ensino de primeiro grau, difere das anteriores nos aspectos de desagregação e apresentação das tabelas.Item Sinopse estatística do ensino de 1° grau: 1973 e 74(Sinopse estatística, 1977) Ministério da Educação e Cultura0 Serviço de Estatística da Educação e Cultura (SEEC), apresenta o volume "Sinopse Estatística do Ensino de 19 Grau" — 1973/74, o primeiro reunindo resultados estatísticos dos estabelecimentos que ministram ensino regular do 19 grau, de acordo com a Lei n9 5.692, de 11 de agosto de 1971. Os dados estatísticos sistematizados em tabelas resumidas abrangem as unidades escolares, o pessoal administrativo e técnico, o corpo docente e discente dos citados estabelecimentos em funcionamento nos anos de referência.Item Sinopse estatística do ensino de 1° grau: 1975(Sinopse estatística, 1978) Ministério da Educação e CulturaA publicação em causa apresenta um conjunto de tabelas desagregadas a nível de escolas de uma sala de aula e de duas e mais salas no antigo ensino primário, no ensino médio primeiro ciclo e no primeiro grau, caso daqueles que já haviam implantado a reforma do ensino. Todos esses dados parciais estão agrupados nas tabelas iniciais da publicação sob o título de "Dados Gerais" representativos do primeiro grau.Item Sinopse estatística do ensino de 2° grau: 1973(Sinopse estatística, 1975) Ministério da Educação e CulturaA citada publicação, tendo em vista a vigência da Lei n9 5.692, de 11 de agosto de 1971, reúne dados estatísticos relativos aos estabelecimentos de ensino de 2? grau, e também aos que, não tendo se adaptado, no ano de referência, à reforma indicada, mantinham o nível de ensino médio — 2° ciclo, de acordo com a terminologia antes utilizada no sistema regular de ensino do País.Item Sinopse estatística do ensino do ensino de 2° grau: 1974(Sinopse estatística, 1975) Ministério da Educação e CulturaA citada publicação reúne resultados do levantamento estatístico oficial, que o SEEC executa junto aos estabelecimentos de ensino de 2° grau existentes no País, de acordo com a programação estatística nacional coordenada pela Fundação IBGE. Os dados estatísticos foram sistematizados em tabelas idênticas aos do volume relativo ao ano de 1973, tendo sido suficientemente desagregados a nível das Unidades da Federação.Item Sinopse estatística do ensino médio: 1954 a 1962(Sinopse estatística, 1963) Ministério da Educação e CulturaA estatística do ensino secundário geral, de 2510 unidades escolares que ministravam eram cursos ginasiais e 725 cursos do ciclo ensino científico e 188 ao ensino clássico.Item Sinopse estatística do ensino médio: 1955 a 1962(Sinopse estatística, 1963) Ministério da Educação e CulturaOs elementos estatísticos divulgados nesta publicação, justificam-se ligeiros comentários com o objetivo de esclarecer a significação dos números apresentados, os quais se reportam à situação do ensino médio, no início do ano de 1955, expressa nas apurações referentes aos estabelecimentos escolares que prestaram informações a tempo de serem estas aproveitadas com a necessária atualidade. As notas consignadas no rodapé e os quadros da parte tabular indicam que a estatística ora divulgada contém dados que não podem ser completos e que todas as observações a propósito dos resultados oferecidos ao conhecimento do público não levam em canta as alterações eventuais prováveis, dado o caráter liminar de que se reveste o presente repertório. No que respeita a ocorrência do ensino nas circunscrições municipais releva esclarecer serem estas as que estavam instaladas até 1° de julho do ano expirante.Item Sinopse estatística do ensino médio: 1960(Sinopse estatística, 1961) Ministério da Educação e CulturaNo ano em curso, o ensino médio vem sendo ministrado em lodo o Território nacional através de 9748 estabelecimentos, correspondentes a 6767 unidades escolares, predominando as particulares (66,2%), seguidas das estaduais (26,2%), federais (4,5%) e municipais (3,1%), que abrigam um contingente de 1177427 estudantes, assistido por um corpo docente de 72 984 professores, mas que equivalem a 94 136, se considerados os vários cursos ou estabelecimentos em que frequentemente o mesmo indivíduo leciona. Daquele efetivo estudantil, mais da metade (5372%) se concentra nos Estados de São Paulo, Guanabara a Minas Gerais, absolvendo 51% do corpo docente.Item Sinopse estatística do ensino médio: 1961(Sinopse estatística, 1962) Ministério da Educação e CulturaNo corrente ano, o ensino médio vem sendo ministrado em todo o território nacional através de 4135 estabelecimentos, correspondentes a 7287 unidades escolares, = predominando as particulares (67%), seguidas das estaduais (25,4%), federais (4,4%) e municipais (3,2%), que abrigam um contingente de 1308000 estudantes, assistido por um corpo docente de 78 800 pessoas, representando 102 370 professores, se considerados tantas vezes quantos os cursos em que lecionam. Daquele efetivo estudantil, mais da metade (52,5%) se concentra nos Estados de São Paulo, Guanabara e Minas Gerais, absorvendo 49,6% do corpo docente.Item Sinopse estatística do ensino médio: 1962(Sinopse estatística, 1963) Ministério da Educação e CulturaNo ano em curso, o ensino médio vem sendo ministrado em 1.618 dos 3.144 municípios existentes, através de 4.470 estabelecimentos, correspondentes a 7.254 unidades escolares, das quais 69,5% eram particulares. Nesses estabelecimentos estavam matriculados 1 464 361 alunos, assistidos por um corpo docente de 83.075 pessoas que equivalem a 105 174 professores, se considerados os vários cursos ou estabelecimentos em que frequentemente o mesmo indivíduo leciona. Daquele efetivo estudantil, mais da metade (52,2%) se concentra nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Guanabara, absorvendo 49,8% do corpo docente.