- Pesquisar por Autor
Censo Escolar
URI Permanente desta comunidade
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. É coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. A pesquisa estatística abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional: - Ensino regular (educação infantil, ensino fundamental e médio); - Educação especial – escolas e classes especiais; - Educação de Jovens e Adultos (EJA); - Educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).
Navegar
Navegando Censo Escolar por Autor "Ministério da Educação e Cultura"
Agora exibindo 1 - 20 de 27
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Sinopse estatística da educação básica: 1979 e 1980(Sinopse estatística, 1983) Ministério da Educação e CulturaPela primeira vez, o SEEC reúne em único volume os dados referentes a Educação Pré-Escolar e aos Ensinos de 1P e 29 graus, sob um mesmo título "Sinopse da Educação Básica - 1979/1980". Na realidade, esta publicação dá sequência à coleção sinóptica e apesar da nova forma de apresentação, em sua maior parte, as tabelas são mantidas tal qual vêm sendo publicadas desde o início da série. Na Educação Pré-Escolar e no Ensino de 19 Grau, procurou-se preservar variáveis que dão sequência a séries históricas expressivas, de modo a permitir o exame da dinâmica inerente a estes graus de ensino. Quanto ao segundo grau, foram suprimidas, nesta sinopse, as tabelas relativas às habilitações, devido a problemas operacionais na geração utilização dos arquivos de 79 e 80.Item Sinopse estatística da educação básica: 1981, 1982 e 1983(Sinopse estatística, 1984) Ministério da Educação e CulturaEm sequência à Série Sinóptica, o SEEC publica, no presente volume, os dados da Educação Pré-Escolar e Ensinos de 19 e 29 Graus, obtidos com as Campanhas de 1981, 1982 e 1983. O conjunto de variáveis apresentadas resulta da definição realizada pela Secretaria de Ensino de Primeiro e Segundo Graus — SEPS, quanto às informações requeridas por sua atuação setorial, bem como do consenso obtido na totalidade das Unidades da Federação, no que concerne a um suporte estatístico de interesse comum.Item Sinopse estatística do ensino de 1° e 2/ graus: 1978(Sinopse estatística, 1982) Ministério da Educação e CulturaA presente publicação, elaborada em 1981, embora apresente todas as informações produzidas pelo SEEC no âmbito do Ensino de primeiro grau, difere das anteriores nos aspectos de desagregação e apresentação das tabelas, porquanto busque enfatizar, particularmente, as escolas de uma única sala de aula, por representarem a tônica das zonas rurais. Preserva, contudo, variáveis que dão sequência a séries históricas expressivas, de modo a permitir o exame da dinâmica inerente a este grau de ensino. Quanto ao segundo grau, em razão de apresentar menor complexidade e expressão quantitativa que o anterior, as tabelas são apresentadas tal qual o foram nas sinopses precedentes.Item Sinopse estatística do ensino de 1° grau: 1973 e 74(Sinopse estatística, 1977) Ministério da Educação e Cultura0 Serviço de Estatística da Educação e Cultura (SEEC), apresenta o volume "Sinopse Estatística do Ensino de 19 Grau" — 1973/74, o primeiro reunindo resultados estatísticos dos estabelecimentos que ministram ensino regular do 19 grau, de acordo com a Lei n9 5.692, de 11 de agosto de 1971. Os dados estatísticos sistematizados em tabelas resumidas abrangem as unidades escolares, o pessoal administrativo e técnico, o corpo docente e discente dos citados estabelecimentos em funcionamento nos anos de referência.Item Sinopse estatística do ensino de 1° grau: 1975(Sinopse estatística, 1978) Ministério da Educação e CulturaA publicação em causa apresenta um conjunto de tabelas desagregadas a nível de escolas de uma sala de aula e de duas e mais salas no antigo ensino primário, no ensino médio primeiro ciclo e no primeiro grau, caso daqueles que já haviam implantado a reforma do ensino. Todos esses dados parciais estão agrupados nas tabelas iniciais da publicação sob o título de "Dados Gerais" representativos do primeiro grau.Item Sinopse estatística do ensino de 1° grau: 1976 e 1977(Sinopse estatística, 1982) Ministério da Educação e CulturaO Serviço de Estatística da Educação e Cultura, em sequência ao esforço de atualizar a divulgação dos dados que produz, lança a Sinopse Estatística do Ensino de 19 Grau — 1976/77. Cabe ressaltar que a presente publicação, atém-se, tão somente, às tabelas de Dados Gerais e Escolas de Uma Sala, tanto por apresentarem maior expressão quantitativa quanto por permitirem, por meio de dedução, o acesso aos totais correspondentes aos Estabelecimentos de Ensino de duas ou mais salas.Item Sinopse estatística do ensino de 2° grau: 1973(Sinopse estatística, 1975) Ministério da Educação e CulturaA citada publicação, tendo em vista a vigência da Lei n9 5.692, de 11 de agosto de 1971, reúne dados estatísticos relativos aos estabelecimentos de ensino de 2? grau, e também aos que, não tendo se adaptado, no ano de referência, à reforma indicada, mantinham o nível de ensino médio — 2° ciclo, de acordo com a terminologia antes utilizada no sistema regular de ensino do País.Item Sinopse estatística do ensino de 2° grau: 1975(Sinopse estatística, 1981) Ministério da Educação e CulturaO Serviço de Estatística da Educação e Cultura, da Secretaria de Informá tica do MEC, prosseguindo na divulgação de resultados dos levantamentos estatísticos oficiais, apresenta aos usuários o volume Sinopse estatística do ensino de 2° grau - 1975.Item Sinopse estatística do ensino de 2° grau: 1976 e 1977(Sinopse estatística, 1981) Ministério da Educação e CulturaO elenco de informações estatísticas, sistematizado em tabelas, está suficientemente desagregado a nível de Unidades da Federação, e se espera que possa atender às necessidades prioritárias dos estudos e dos planejamentos usualmente levados a efeito no setor Educação.Item Sinopse estatística do ensino do ensino de 2° grau: 1974(Sinopse estatística, 1975) Ministério da Educação e CulturaA citada publicação reúne resultados do levantamento estatístico oficial, que o SEEC executa junto aos estabelecimentos de ensino de 2° grau existentes no País, de acordo com a programação estatística nacional coordenada pela Fundação IBGE. Os dados estatísticos foram sistematizados em tabelas idênticas aos do volume relativo ao ano de 1973, tendo sido suficientemente desagregados a nível das Unidades da Federação.Item Sinopse estatística do ensino do ensino médio: 1955(Sinopse estatística, 1956) Ministério da Educação e CulturaOs dados da estatística liminar de 1955 registram 567 municípios que só possuem estabelecimentos de ensino secundário geral do ciclo ginasial e 208 onde existem não só cursos desse nível como também os de nível colegial. O ensino normal era difundido em 582 municípios, o industrial em 51 e o agrícola em 17. A distribuição das unidades escolares apuradas para o ensino médio.Item Sinopse estatística do ensino médio 1954: ensinos secundáio geral, comercial e normal(Sinopse estatística, 1955) Ministério da Educação e CulturaA estatística do ensino secundário geral, no começo do ano de 1954, acusa a existência de 2510 unidades escolares que ministravam essa modalidade de ensino, sendo que 1785 eram cursos ginasiais e 725 cursos do ciclo colegial, compreendendo 537 consagrados ao ensino cientifico e 188 ao ensino clássico.Item Sinopse estatística do ensino médio 1957: principais aspectos do movimento escolar, por municípios, no início do ano letivo(Sinopse estatística, 1958) Ministério da Educação e CulturaO Serviço de Estatística da Educação e Cultura, ao divulgar, agora, os principais aspectos da distribuição do ensino médio, por municípios, está completando, desta maneira, os dados anteriormente publicados na “Sinopse Estatística” do referido ensino, em 1957. Os informes constantes a este folheto assinalam, em relação ao ano de 1956, um aumento de 11,4% de municípios que obtiveram a instalação de unidades escolares aquele nível. Cumpre ressaltar que, embora tenha subido a 54 o número de novos municípios integrados, em 1957, na formação básica de nosso sistema político-administrativo, diminuiu o número daqueles que não possuíam educandários de tal categoriaItem Sinopse estatística do ensino médio: 1954 a 1962(Sinopse estatística, 1963) Ministério da Educação e CulturaA estatística do ensino secundário geral, de 2510 unidades escolares que ministravam eram cursos ginasiais e 725 cursos do ciclo ensino científico e 188 ao ensino clássico.Item Sinopse estatística do ensino médio: 1955 a 1962(Sinopse estatística, 1963) Ministério da Educação e CulturaOs elementos estatísticos divulgados nesta publicação, justificam-se ligeiros comentários com o objetivo de esclarecer a significação dos números apresentados, os quais se reportam à situação do ensino médio, no início do ano de 1955, expressa nas apurações referentes aos estabelecimentos escolares que prestaram informações a tempo de serem estas aproveitadas com a necessária atualidade. As notas consignadas no rodapé e os quadros da parte tabular indicam que a estatística ora divulgada contém dados que não podem ser completos e que todas as observações a propósito dos resultados oferecidos ao conhecimento do público não levam em canta as alterações eventuais prováveis, dado o caráter liminar de que se reveste o presente repertório. No que respeita a ocorrência do ensino nas circunscrições municipais releva esclarecer serem estas as que estavam instaladas até 1° de julho do ano expirante.Item Sinopse estatística do ensino médio: 1956(Sinopse estatística, 1957) Ministério da Educação e CulturaDos 2401 municípios existentes no pais, instalados até 1° de julho de 1956, os que possuíam estabelecimentos de ensino médio em geral eram, ao todo, 947 (quase 40% do total). Desses 947, os que dispunham de curso secundário, somente ginasial, eram 610, enquanto 209 possuíam o ginasial e o colegial, simultaneamente. Quanto ao ensino comercial, 38 eram as comunas servidas de curso básicos, somente, ao passo que 193 outras possuíam o curso técnico, além do básico, e mais 159 possuíam exclusivamente o curso técnico. Relativamente às escolas normais, assim entendidos os cursos de formação profissional de professores primários e os de preparação de regentes de escolas primárias rurais, 599 foram os municípios que registraram a existência de tal ensino em 1956. Os cursos industriais, destinados à formação de técnicos e operários especializados, apareceram em apenas 51 municípios brasileiros, e menos satisfatória, ainda, é a situação do ensino agrícola, destinado ao preparo de capatazes e outros trabalhadores especializados no trato da lavoura, da pecuária e da criação de aves e pequenos animais. Escolas desse ramo existiam, no ano de 1956, apenas em 21 municípios.Item Sinopse estatística do ensino médio: 1957(Sinopse estatística, 1958) Ministério da Educação e CulturaEm continuação à série de publicações sinópticas da estatística educacional, o SEEC oferece agora este folheto sobre o Ensino Médio no Brasil em 1957. Nas introduções aos opúsculos anteriores, com o objetivo de definir o escopo dos inquéritos e esclarecer o significado dos conjuntos tabulares apresentados, já figurou a classificação dos ramos de ensino desse grau.Item Sinopse estatística do ensino médio: 1958(Sinopse estatística, 1959) Ministério da Educação e CulturaO Serviço de Estatística da Educação e Cultura, dando sequência ao plano de sempre oferecer ao público estudioso dados atualizados, apresenta mais um esboço sobre o Ensino Médio, em 1958. Confrontando tais dados com os publicados na Sinopse Estatística do Ensino Fundamental Comum, verifica-se que, em média, 60% das crianças matriculadas na 4.a série primária conseguem ultrapassar a linha divisória para o ensino médio. Assim, da matricula, em 1957, de 483 104 alunos na 4.a série primária, a distribuição na 1 série do 1° ciclo dos diversos cursos de nível intermediário.Item Sinopse estatística do ensino médio: 1960(Sinopse estatística, 1961) Ministério da Educação e CulturaNo ano em curso, o ensino médio vem sendo ministrado em lodo o Território nacional através de 9748 estabelecimentos, correspondentes a 6767 unidades escolares, predominando as particulares (66,2%), seguidas das estaduais (26,2%), federais (4,5%) e municipais (3,1%), que abrigam um contingente de 1177427 estudantes, assistido por um corpo docente de 72 984 professores, mas que equivalem a 94 136, se considerados os vários cursos ou estabelecimentos em que frequentemente o mesmo indivíduo leciona. Daquele efetivo estudantil, mais da metade (5372%) se concentra nos Estados de São Paulo, Guanabara a Minas Gerais, absolvendo 51% do corpo docente.Item Sinopse estatística do ensino médio: 1961(Sinopse estatística, 1962) Ministério da Educação e CulturaNo corrente ano, o ensino médio vem sendo ministrado em todo o território nacional através de 4135 estabelecimentos, correspondentes a 7287 unidades escolares, = predominando as particulares (67%), seguidas das estaduais (25,4%), federais (4,4%) e municipais (3,2%), que abrigam um contingente de 1308000 estudantes, assistido por um corpo docente de 78 800 pessoas, representando 102 370 professores, se considerados tantas vezes quantos os cursos em que lecionam. Daquele efetivo estudantil, mais da metade (52,5%) se concentra nos Estados de São Paulo, Guanabara e Minas Gerais, absorvendo 49,6% do corpo docente.