- Pesquisar por Data
Censo Escolar
URI Permanente desta comunidade
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. É coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. A pesquisa estatística abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional: - Ensino regular (educação infantil, ensino fundamental e médio); - Educação especial – escolas e classes especiais; - Educação de Jovens e Adultos (EJA); - Educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).
Navegar
Navegando Censo Escolar por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 214
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Sinopse estatística do ensino médio 1954: ensinos secundáio geral, comercial e normal(Sinopse estatística, 1955) Ministério da Educação e CulturaA estatística do ensino secundário geral, no começo do ano de 1954, acusa a existência de 2510 unidades escolares que ministravam essa modalidade de ensino, sendo que 1785 eram cursos ginasiais e 725 cursos do ciclo colegial, compreendendo 537 consagrados ao ensino cientifico e 188 ao ensino clássico.Item Sinopse estatística do ensino do ensino médio: 1955(Sinopse estatística, 1956) Ministério da Educação e CulturaOs dados da estatística liminar de 1955 registram 567 municípios que só possuem estabelecimentos de ensino secundário geral do ciclo ginasial e 208 onde existem não só cursos desse nível como também os de nível colegial. O ensino normal era difundido em 582 municípios, o industrial em 51 e o agrícola em 17. A distribuição das unidades escolares apuradas para o ensino médio.Item Sinopse estatística do ensino primário fundamental comum : 1957(Sinopse estatística, 1957) Serviço de Estatística da Educação e CulturaA presente publicação reúne 8 tabelas estatísticas relativas exclusivamente ao movimento do ensino primário fundamental comum no Brasil, segundo os principais resultados no fim do primeiro mês letivo de 1957, por Unidades da Federação. Estão compreendidos nessas tabelas, para os ensinos estadual, municipal e particular, os dados relativos às unidades escolares, corpo docente e alunos matriculados, discriminadamente por sexo, sendo estes ainda distribuídos segundo as séries didáticas.Item Sinopse estatística do ensino médio: 1956(Sinopse estatística, 1957) Ministério da Educação e CulturaDos 2401 municípios existentes no pais, instalados até 1° de julho de 1956, os que possuíam estabelecimentos de ensino médio em geral eram, ao todo, 947 (quase 40% do total). Desses 947, os que dispunham de curso secundário, somente ginasial, eram 610, enquanto 209 possuíam o ginasial e o colegial, simultaneamente. Quanto ao ensino comercial, 38 eram as comunas servidas de curso básicos, somente, ao passo que 193 outras possuíam o curso técnico, além do básico, e mais 159 possuíam exclusivamente o curso técnico. Relativamente às escolas normais, assim entendidos os cursos de formação profissional de professores primários e os de preparação de regentes de escolas primárias rurais, 599 foram os municípios que registraram a existência de tal ensino em 1956. Os cursos industriais, destinados à formação de técnicos e operários especializados, apareceram em apenas 51 municípios brasileiros, e menos satisfatória, ainda, é a situação do ensino agrícola, destinado ao preparo de capatazes e outros trabalhadores especializados no trato da lavoura, da pecuária e da criação de aves e pequenos animais. Escolas desse ramo existiam, no ano de 1956, apenas em 21 municípios.Item Sinopse estatística do ensino primário fundamental comum : 1958(Sinopse estatística, 1958) Serviço de Estatística da Educação e Cultura, Ministério da Educação e CulturaO presente opúsculo, com exceção dos territórios, que passaram a constar das tabelas do ensino federal, não sofreu modificações acentuadas quanto à dependência administrativa, permanecendo o ensino estadual, com maior número de professores e alunos matriculados, enquanto que o ensino municipal continua liderando a estatística no que tange às unidades escolares.Item Sinopse estatística do ensino médio 1957: principais aspectos do movimento escolar, por municípios, no início do ano letivo(Sinopse estatística, 1958) Ministério da Educação e CulturaO Serviço de Estatística da Educação e Cultura, ao divulgar, agora, os principais aspectos da distribuição do ensino médio, por municípios, está completando, desta maneira, os dados anteriormente publicados na “Sinopse Estatística” do referido ensino, em 1957. Os informes constantes a este folheto assinalam, em relação ao ano de 1956, um aumento de 11,4% de municípios que obtiveram a instalação de unidades escolares aquele nível. Cumpre ressaltar que, embora tenha subido a 54 o número de novos municípios integrados, em 1957, na formação básica de nosso sistema político-administrativo, diminuiu o número daqueles que não possuíam educandários de tal categoriaItem Sinopse estatística do ensino médio: 1957(Sinopse estatística, 1958) Ministério da Educação e CulturaEm continuação à série de publicações sinópticas da estatística educacional, o SEEC oferece agora este folheto sobre o Ensino Médio no Brasil em 1957. Nas introduções aos opúsculos anteriores, com o objetivo de definir o escopo dos inquéritos e esclarecer o significado dos conjuntos tabulares apresentados, já figurou a classificação dos ramos de ensino desse grau.Item Sinopse estatística do ensino médio: 1958(Sinopse estatística, 1959) Ministério da Educação e CulturaO Serviço de Estatística da Educação e Cultura, dando sequência ao plano de sempre oferecer ao público estudioso dados atualizados, apresenta mais um esboço sobre o Ensino Médio, em 1958. Confrontando tais dados com os publicados na Sinopse Estatística do Ensino Fundamental Comum, verifica-se que, em média, 60% das crianças matriculadas na 4.a série primária conseguem ultrapassar a linha divisória para o ensino médio. Assim, da matricula, em 1957, de 483 104 alunos na 4.a série primária, a distribuição na 1 série do 1° ciclo dos diversos cursos de nível intermediário.Item Sinopse estatística do ensino médio: 1960(Sinopse estatística, 1961) Ministério da Educação e CulturaNo ano em curso, o ensino médio vem sendo ministrado em lodo o Território nacional através de 9748 estabelecimentos, correspondentes a 6767 unidades escolares, predominando as particulares (66,2%), seguidas das estaduais (26,2%), federais (4,5%) e municipais (3,1%), que abrigam um contingente de 1177427 estudantes, assistido por um corpo docente de 72 984 professores, mas que equivalem a 94 136, se considerados os vários cursos ou estabelecimentos em que frequentemente o mesmo indivíduo leciona. Daquele efetivo estudantil, mais da metade (5372%) se concentra nos Estados de São Paulo, Guanabara a Minas Gerais, absolvendo 51% do corpo docente.Item Sinopse estatística do ensino médio: 1961(Sinopse estatística, 1962) Ministério da Educação e CulturaNo corrente ano, o ensino médio vem sendo ministrado em todo o território nacional através de 4135 estabelecimentos, correspondentes a 7287 unidades escolares, = predominando as particulares (67%), seguidas das estaduais (25,4%), federais (4,4%) e municipais (3,2%), que abrigam um contingente de 1308000 estudantes, assistido por um corpo docente de 78 800 pessoas, representando 102 370 professores, se considerados tantas vezes quantos os cursos em que lecionam. Daquele efetivo estudantil, mais da metade (52,5%) se concentra nos Estados de São Paulo, Guanabara e Minas Gerais, absorvendo 49,6% do corpo docente.Item Sinopse estatística do ensino médio: 1954 a 1962(Sinopse estatística, 1963) Ministério da Educação e CulturaA estatística do ensino secundário geral, de 2510 unidades escolares que ministravam eram cursos ginasiais e 725 cursos do ciclo ensino científico e 188 ao ensino clássico.Item Sinopse estatística do ensino médio: 1962(Sinopse estatística, 1963) Ministério da Educação e CulturaNo ano em curso, o ensino médio vem sendo ministrado em 1.618 dos 3.144 municípios existentes, através de 4.470 estabelecimentos, correspondentes a 7.254 unidades escolares, das quais 69,5% eram particulares. Nesses estabelecimentos estavam matriculados 1 464 361 alunos, assistidos por um corpo docente de 83.075 pessoas que equivalem a 105 174 professores, se considerados os vários cursos ou estabelecimentos em que frequentemente o mesmo indivíduo leciona. Daquele efetivo estudantil, mais da metade (52,2%) se concentra nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Guanabara, absorvendo 49,8% do corpo docente.Item Sinopse estatística do ensino médio: 1955 a 1962(Sinopse estatística, 1963) Ministério da Educação e CulturaOs elementos estatísticos divulgados nesta publicação, justificam-se ligeiros comentários com o objetivo de esclarecer a significação dos números apresentados, os quais se reportam à situação do ensino médio, no início do ano de 1955, expressa nas apurações referentes aos estabelecimentos escolares que prestaram informações a tempo de serem estas aproveitadas com a necessária atualidade. As notas consignadas no rodapé e os quadros da parte tabular indicam que a estatística ora divulgada contém dados que não podem ser completos e que todas as observações a propósito dos resultados oferecidos ao conhecimento do público não levam em canta as alterações eventuais prováveis, dado o caráter liminar de que se reveste o presente repertório. No que respeita a ocorrência do ensino nas circunscrições municipais releva esclarecer serem estas as que estavam instaladas até 1° de julho do ano expirante.Item Sinopse estatística do ensino médio: 1964 e 1963(Sinopse estatística, 1965) Ministério da Educação e CulturaO Ensino Médio foi ministrado, em 1964, em iodo território nacional através de 5.473 estabelecimentos, correspondentes a 8.592 cursos, predominando os particulares (5 649 ou 65,8%), seguidos dos estaduais (2352 ou 27,4%), dos municipais (383 ou 4,5%) e dos federais (208 ou 2,3%). Esses estabelecimentos abrigavam 1.061 899 estudantes nos cursos particulares e 830 825 nos cursos oficiais (716.938 estaduais, 62 006 municipais e 51881 federais), totalizando um efetivo de 1.892.724 alunos, dos quais 920 484 do sexo feminino. Desse efetivo estudantil, mais da metade (51,7%) se concentrava nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Guanabara, embora com 0,8% inferior ao que foi registrado em 1961, o que comprova o impulso que o ensino médio vem obtendo nas demais Unidades da Federação.Item Sinópse estatística do ensino primário comum 1968: Brasil, estados, territórios; Distrito Federal e capitais.(Sinopse estatística, 1969) Ministério da Educação e CulturaEm 1968, havia 15.427.490 alunos matriculados nos três níveis de ensino: primário, médio e superior. O primário contava com 134.909 estabelecimentos e abrigava um contingente de 11.943.506 alunos, representando 77,4% do total de matrículas; o médio com 7.839 estabelecimentos e 3.205.689 estudantes, correspondendo a 20,8% daquele total, dêsse percentual 15,6%. ou sejam, 2.404,614 cursavam o primeiro ciclo (ginasial) e o restante 5,2% o segundo ciclo (colegial); o superior em 776 estabelecimentos com 278.295 universitários. As medidas do Govêrno. entre outros objetivos, visam a diminuir o afunilamento da pirâmide do desperdício existente no nosso sistema educacional: de 1.000 alunos matriculados na primeira série primária em 1954 apenas 101 ingressaram na primeira série ginasial. 51 no primeiro ano colegial e somente 28 concluíram o ensino médio; 15 prosseguiram e ingressaram no ensino superior e 11 chegaram à 49 série superior, o que representou um residual de apenas 1%.Item Sinopse estatística do ensino médio: Brasil, estados e Distrito Federal: 1966 e 65(Sinopse estatística, 1969) Ministério da Educação e CulturaServiço de Estatística da Educação e Cultura, da Secretaria Geral do MEC, dando continuidade ao seu plano de divulgação, oferece ao publico mais um volume da série sinóptica, referente ao Ensino Médio - 1966, com discriminação de estabelecimentos, cursos, professores e matrícula, segundo as Unidades da Federação e dependencia administrativa.Item Sinopse estatística do ensino primário comum: 1968(Sinopse estatística, 1969) Ministério da Educação e CulturaA presente publicação, elaborada em 1969, embora apresente todas as informações produzidas pelo SEEC no âmbito do Ensino de primeiro grau, difere das anteriores nos aspectos de desagregação e apresentação das tabelas.Item Sinopse estatística do ensino primário: 1972(Sinopse estatística, 1973) Ministério da Educação e CulturaA publicação reúne dados referentes às unidades escolares, às turmas, ao pessoal administrativo, ao corpo docente e discente dos estabelecimentos de ensino primário em funcionamento no ano de referência. As tabelas organizadas discriminam os dados numéricos desagregados a nível de escolas de um professor e de escolas de dois e mais professores, segundo a dependência administrativa e a localização, para o Brasil e Unidades da Federação.Item Sinopse estatística do ensino primário: 1971(Sinopse estatística, 1973) Ministério da Educação e CulturaA presente publicação, cujos dados se referem ao ano de 1971, mantém ainda a terminologia tradicional utilizada antes da vigência da Lei n° 5 692, de 11 de agosto de 1971. que fixa diretrizes e bases para o ensino de 19 e 29 GRAUS, porém, esclarece-se, que esses elementos informativos se agregados com os divulgados na “Sinopse do Ensino Médio — 1971”.Item Sinopse estatística do ensino do ensino de 2° grau: 1974(Sinopse estatística, 1975) Ministério da Educação e CulturaA citada publicação reúne resultados do levantamento estatístico oficial, que o SEEC executa junto aos estabelecimentos de ensino de 2° grau existentes no País, de acordo com a programação estatística nacional coordenada pela Fundação IBGE. Os dados estatísticos foram sistematizados em tabelas idênticas aos do volume relativo ao ano de 1973, tendo sido suficientemente desagregados a nível das Unidades da Federação.