Artigos
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/20.500.14135/633
Navegar
1 resultados
Resultados da Busca
Item Políticas de avaliação e regulação da educação superior brasileira : percepções de coordenadores de licenciaturas no Distrito Federal(Artigo, 2013) Oliveira, Ana Paula de Matos; Souza, Valdinei Costa; Sousa, José Vieira de; Tavares, Érica Pâmela GoulartO artigo analisa as percepções dos coordenadores acadêmicos dos cursos de licenciaturas ofertadas no Distrito Federal sobre o SINAES, na busca de desvelar como ocorre a prática da avaliação e de regulação no universo pesquisado, apontando aproximações e afastamentos entre as concepções e diretrizes de avaliação e regulação da educação superior do Brasil em relação ao cotidiano das instituições pesquisadas. Para tanto, discute a relação entre a avaliação e a regulação exercida pelo Estado na educação superior em âmbito mundial, bem como o desenvolvimento da política de avaliação da educação superior no país nas últimas duas décadas. Como resultado, aponta de que forma os processos avaliativos se revertem em emancipação ou submissão acadêmico-administrativa nas IES pesquisadas.