Dissertações
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/20.500.14135/636
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Item Estimação em dois estágios de um modelo de fronteira estocástica de produção aplicado a dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica(Dissertação, 2019) Amaral, Laís Raiane Miguel; Andrade, Bernardo Borba deEsta dissertação apresenta uma revisão bibliográfica dos modelos mais comuns de fronteira estocástica de produção na literatura (modelo normal-seminormal, modelo normal-normal truncada e modelo normal-exponencial). Discutimos o uso da correção de Murphy-Topel (2002) para matriz de variância-covariância em estimação de dois estágios, em que uma probabilidade estimada (primeiro estágio) é usada como variável explicativa na estimação de um modelo de SFA no segundo estágio. Ilustramos a metodologia com uma base de dados educacionais no software R. A unidade observada é a escola e a variável resposta é a média da nota obtida pela escola na Prova Brasil em Português e Matemática. A base de dados foi construída a partir dos microdados do Censo Escolar e do Saeb, que são instrumentos fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).Item A validade de construto das questões de língua inglesa do ENEM: um olhar para o conteúdo e a matriz de referência(Dissertação, 2017-11-10) Araújo, Sara Domingos de Sousa; Quevedo-Camargo, GladysEsta pesquisa baseou-se em minhas motivações e inquietações pessoais como pesquisadora-tecnologista em informações e avaliações educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), relacionadas ao meu trabalho com as chamadas avaliações de larga escala e seus processos de elaboração e composição de itens. Este trabalho buscou a verificação da defensibilidade das quinze questões de língua inglesa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre os anos de 2013 e 2015, por meio da análise de seu conteúdo e da problematização da Matriz de Referência (MR) do Exame. Os questionamentos feitos pelos autores Tumolo e Tomich (2007) no que tange à ideia de itens defensáveis e não defensáveis conduziram a proposta desta pesquisa, permeando seu objetivo geral de analisar a validade de construto das questões de inglês das provas de Linguagem, códigos e suas tecnologias do ENEM 2013-2015. Autores como Alderson (2000), Brown (2003) e Weir (2005), além de pesquisas bibliográficas na área de avaliação fundamentam a base teórica deste trabalho no que diz respeito à composição do construto leitura nas questões de língua inglesa do ENEM. Por meio do método análise documental para a problematização da MR e da utilização do esquema sociocognitivo de Weir (2005) para a validação de conteúdo das referidas questões, foram constatadas a validade de seu construto leitura, pautado na atual matriz de referência (MR), seus documentos oficiais norteadores e nas variáveis descrita ao longo da Fundamentação Teórica desta dissertação. O processo de validação dos itens relacionado à análise das habilidades pertencentes à Competência 2 da MR, que guia o processo de elaboração dos itens de língua inglesa, foi validado por duas especialistas da área de avalição, com larga experiência nessa Matriz. Os resultados das análises indicam que dos quinze itens analisados, catorze foram validados com relação ao conteúdo e apenas um não correspondeu a uma das demandas utilizadas para a análise. Em relação à análise da MR, quatro itens não correspondem ao proposto pelos microdados produzidos pelo INEP. Como conclusão, este estudo apresenta sugestões para aprimoramento desse construto por meio de descritores para as habilidades da MR, com o objetivo de guiar as futuras elaborações das questões de língua inglesa do ENEM.Item Estudo comparativo entre o público EJA e o público regular utilizando a análise do funcionamento diferencial do item (DIF), na área de ciências da natureza e suas tecnologias, a partir dos dados do Enem 2012(Dissertação, 2016-08-15) Fachinetto, Suellen Mary Koch; Reis, Marcelo MenezesO presente estudo tem como objetivo discutir a equivalência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado no ano de 2012, para avaliar alunos provenientes do ensino regular e da educação de jovens e adultos (EJA), através de análise do funcionamento diferencial dos itens na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O Enem é um exame voluntário, aplicado ao final da educação básica e, ao longo do tempo, foi abarcando diversas funções, atuando como referência para autoavaliação dos estudantes, bem como, para certificação de alunos que pleiteiam o certificado de ensino médio, além de selecionar para ingresso no ensino superior. Com os novos objetivos assumidos pelo exame houve um aumento considerável no público atendido que se caracteriza por sua diversidade. Logo surgiram dúvidas em relação à equidade do exame que avalia, através de um único teste padronizado, diversos grupos com características bastante demarcadas e desiguais que se perpetuam desde o ensino recebido. Um item apresenta funcionamento diferencial quando alunos de mesma proficiência, porém provenientes de modalidades de ensino distintas não possuem a mesma probabilidade de acertar o item. As análises de Funcionamento Diferencial do Item (DIF) foram divididas em duas etapas e aplicadas nos 45 itens empregados no teste de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Para tanto, foram utilizadas as respostas dos alunos para construção das curvas características dos itens e comparação das diferenças. Na primeira etapa, relativa à análise empírica do DIF, foram encontrados dois itens contendo funcionamento diferencial. Na segunda etapa, relativa à análise de probabilidades esperadas, nenhum item alcançou os critérios mínimos estipulados na análise. No entanto, dois itens apresentaram maior tendência ao DIF. Estes foram os mesmos que apresentaram funcionamento diferencial na primeira análise. Na tentativa de explicar o viés desses itens, foi aventada dependência de aspectos relativos à baixa familiaridade e a possíveis ênfases curriculares dos temas abordados. Esses tópicos deveriam seguir uma investigação mais aprofundada no campo pedagógico.Item Uma ontologia para interoperabilidade semântica do sistema de avaliação da educação básica (SAEB)(Dissertação, 2015-08-20) Correia, Leonardo Ruas; Mello, Ronaldo dos SantosOs processos avaliativos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), têm sido utilizados como instrumentos-diagnósticos que subsidiam o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a melhoria do sistema educacional. Como forma de aprimoramento a esses instrumentos de avaliação, e redução de inconsistências semântico-tecnológicas verificadas, é proposta nesta dissertação uma ontologia, denominada de OntoSAEB, que visa fundamentar a elaboração de um vocabulário comum para subsídio à concepção e revisão de itens (questões) e disseminação dos resultados, de forma que sejam legíveis e compreendidos por máquina, e agregados a informações de contexto. Dois (2) momentos foram basilares na consecução desta ontologia: 1) quando do processo de produção desses itens, garantiu-se o acesso integrado dos relacionamentos entre os conceitos dos Descritores, Habilidades e Eixos Estruturantes das Matrizes de Referência do SAEB ao vocabulário controlado Thesaurus Brasileiro da Educação (BRASED); 2) decorrida a produção dos itens e já no momento de revisão técnico-pedagógica, demonstrou-se a interoperabilidade entre os conceitos e/ou processos/atividades e desses para os indivíduos concretos presentes nas fontes de dados, que, para este trabalho de pesquisa, são os itens armazenados em um Banco Nacional de Itens (BNI). Esta ontologia se consolida por meio dos relacionamentos semânticos para uma futura padronização de vocabulário. Como contribuição, ela é útil como base para consulta e desenvolvimento de outras abordagens e/ou novos sistemas de avaliação, uma vez que é aberta à incorporação e/ou integração de novas ontologias que complementem seus conceitos e/ou processos/atividades de fundamentação. A OntoSAEB é subsidiada por informações de contexto (visuais) padronizadas para o processo de elaboração e revisão dos itens de avaliação do SAEB, buscando-se termos similares em fonte de dados especializada na área de educação (Thesaurus BRASED).Item Interpretação pedagógica: escala de proficiência da área de ciências humanas e suas tecnologias do exame nacional do ensino médio (ENEM): método bookmark(Dissertação, 2013-10-31) Liocádio, Taíse Pereira; Soares, Tufi MachadoA presente pesquisa propõe a interpretação pedagógica da escala de proficiência da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem a partir do método Bookmark. Avaliações nacionais como o Enem devem servir como mais um instrumento de melhoria do ensino no processo educacional, sendo incorporado por gestores, docentes, participantes, pais e alunos em seus por aspectos quantitativos. É preciso dar significado aos resultados estatísticos e psicométricos desse Exame, já que muitas vezes tornam-se indecifráveis aos interessados no Enem. Para isso foram analisados com o método Bookmark os itens de Ciências Humanas e suas tecnologias aplicados no Enem de 2009 a 2011, resultando na definição e descrição de quatro níveis de proficiência: Elementar; Básico; Proficiente e Avançado. Tal análise visa dar suporte às futuras discussões pedagógicas sobre os pontos de corte atualmente definidos no Enem para fins de certificação e seleção para o ensino superior.