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URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/20.500.14135/636

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    Bio-ética islâmica : aportes epistemológicos desde o pensamento decolonial e os feminismos islâmicos
    (Dissertação, 2015) Osman, Elzahrã Mohamed Radwan Omar; Segato, Rita Laura
    Este trabalho propõe-se a apresentar uma discussão sobre os fundamentos e metodologias da bioética islâmica a partir de uma reflexão sobre a shariah, tendo em vista o fato de que essa se constitui como o corpus de pensamento jurídico e teológico desde onde a bioética islâmica recupera as formulações éticas a serem aplicadas aos casos concretos relacionados aos conflitos morais em saúde. Como a bioética islâmica é um produto da modernidade, faz-se necessário compreender o fenômeno do islã e da shariah desde aquele marco histórico, mas também desde o pensamento crítico a ele, ou seja, desde o pensamento decolonial. Os feminismos islâmicos são apresentados também tanto como uma crítica à modernidade, visto falarem desde o projeto dos feminismos decoloniais, ou seja, desde uma crítica ao feminismo ocidental, mas também como uma crítica ao que estamos chamando de islã moderno. Elas nos darão os suportes epistemológicos necessários para discutirmos criticamente as bases em que a bioética islâmica se conforma hoje.
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    A utilização das publicações do Inep relativas ao monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação na formulação e avaliação de políticas públicas
    (Dissertação, 2020) Mateus, Roshni Mariana de; Santos, Gilmar José dos
    A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão a ser estudado irá discutir qual a contribuição dos conteúdos produzidos e publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a respeito do monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) para a formulação e avaliação de políticas públicas visando ao cumprimento dessa metas. Os objetivos definidos para este estudo foram descrever o contexto histórico de desenvolvimento do PNE e a importância de seu monitoramento, por meio das publicações do Inep, como fonte de informação para o possível cumprimento das metas; compreender, a partir da opinião de atores envolvidos na formulação e avaliação de políticas públicas em educação em nível estadual e municipal, quais as fontes de dados e informações utilizam para essa formulação e avaliação, e analisar, também a partir da opinião desse atores, o grau de conhecimento sobre as publicações do Inep referentes às metas do PNE e a avaliação que fazem dessas publicações. Para tanto, foram utilizados como procedimentos metodológicos observação participante assistemática, pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e survey. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que há reconhecimento por parte de gestores e conselheiros acerca da qualidade das publicações produzidas pelo Inep sobre o monitoramento das metas, especialmente quanto aos relatórios, entretanto, evidenciam-se limitações quanto à apropriação de seu conteúdo e à frequência de seu uso. Além disso, as publicações denominadas analíticas são menos reconhecidas e muito menos utilizadas e revelouse também um uso acentuado de dados não governamentais em detrimento dos publicizados pelo Inep, justificado pela facilidade em seu acesso e trato.
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    Sentidos de contextualização nas questões de ciências da natureza e suas tecnologias no ENEM: uma análise discursiva
    (Dissertação, 2015) Rego, Alexandre Marques Jaloto; Martins, Isabel Gomes Rodrigues
    O presente trabalho tem como objetivo caracterizar a construção da contextualização nas questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Quando teve sua primeira edição aplicada em 1998, o exame, de caráter voluntário, tinha como objetivo principal possibilitar aos participantes uma referência para autoavaliação. Em 2009, o ENEM passou por profundas mudanças e foram agregados novos objetivos, como integrar o Sistema de Seleção Unificada e certificar ao nível do ensino médio. Tais mudanças acarretaram uma mudança na organização e apresentação das questões, e o exame passou a contar com quatro provas que reúnem conteúdos disciplinares afins. Desde sua criação, a construção das questões do ENEM objetiva atender orientações curriculares que reforçam concepções de competências e habilidades, situação-problema, interdisciplinaridade e contextualização. Partimos de três premissas nesse trabalho: o texto do documento que referencia o exame permite diferentes possibilidades de interpretações da concepção de contextualização; a contextualização no ensino constitui um processo de estabelecer uma relação entre um determinado conhecimento e um (ou mais) contexto(s); e a contextualização está presente em todas as questões do ENEM. Identificamos que diferentes discursos sobre o tema circulam na literatura da área de ensino de ciências, os quais agrupamos em três eixos: cotidiano, conhecimento científico e conhecimento pedagógico. Em nossa pesquisa, privilegiamos a análise de relações estabelecidas entre o conhecimento científico abordado no texto e contextos sociais e científicos no tratamento curricular de uma questão socialmente aguda, o consumismo — eleito como nosso recorte temático. Este tema foi definido conjuntamente com professores da educação básica que participam de grupos colaborativos voltados à inserção curricular destas questões no ensino médio. O corpus de nossa pesquisa foi composto de 14 questões de CNT das edições do ENEM a partir de 2009. Inspirados na Análise Crítica do Discurso como referencial teórico-metodológico, caracterizamos como eventos sociais estão representados nas questões em termos de seus atores sociais, processos e circunstâncias. Com isso, explicitamos como as escolhas discursivas presentes nas formulações das questões do ENEM representam discursos que circulam no ensino de ciências sobre contextualização. As análises indicam que os discursos sobre contextualização que remetem ao eixo cotidiano estão representados nas questões principalmente a partir da presença de situações de tomada de decisão, que em geral são baseadas no conhecimento científico. Os discursos sobre contextualização que remetem ao eixo conhecimento científico fazem referência principalmente à relação entre ciência, tecnologia e sociedade. Identificamos que se privilegia uma relação direta entre produção do conhecimento científico, produção tecnológica e bem-estar social. Já os discursos sobre contextualização que remetem ao eixo conhecimento pedagógico estão representados nas questões principalmente a partir da presença de estratégias pedagógicas como a construção de situações hipotéticas para fins de ensino; explicação de fenômenos sem pressupor conhecimentos prévios; e elaboração de questionamentos sobre textos lidos anteriormente.
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    Inclusão educacional de um aluno superdotado com Transtorno de Asperger no ensino fundamental: um estudo de caso
    (Dissertação, 2019) Souto, Waleska Karinne Soares Coutinho; Fleith, Denise de Souza
    O contexto internacional de concretização de direitos humanos inclui um movimento que reforça a relevância de inclusão social de pessoas com necessidades especiais. Concernente à educação, o processo de inserção de alunos com tais características no ensino regular apresenta como princípios fundamentais a igualdade de condições e a equidade de oportunidades para todos. Nas últimas décadas, tem-se observado um interesse crescente por parte de pesquisadores e educadores por alunos superdotados que apresentam, simultaneamente às habilidades superiores, dificuldades comportamentais, emocionais e de aprendizagem. A sobreposição dessas características aparentemente antagônicas é denominada dupla excepcionalidade. Este estudo teve como objetivo analisar a inclusão educacional de um aluno superdotado com transtorno de Asperger no ensino fundamental a partir da perspectiva de gestores, professores, mãe e do próprio aluno. Foram investigados os fatores que contribuíram para a inclusão do aluno, bem como os desafios enfrentados e o papel desempenhado pelo atendimento educacional especializado ao aluno superdotado nesse processo. Foi adotado como referencial teórico o Modelo dos Três Anéis de Renzulli. Para realização da pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa de estudo de caso único. O participante da pesquisa foi um aluno do gênero masculino com 11 anos de idade, com características de dupla excepcionalidade. No momento da pesquisa, o aluno estava incluído em uma classe comum do ensino regular de 7º ano do ensino fundamental da rede pública e frequentava uma das salas de recursos para atendimento educacional especializado aos alunos com altas habilidades/superdotação da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: entrevistas semiestruturadas, análise documental e observações diretas no contexto escolar. O método de análise de xii dados empregado foi a análise de conteúdo qualitativa. Os resultados indicaram que a inclusão do aluno com dupla excepcionalidade na classe comum do ensino regular foi considerada um procedimento bem-sucedido. O aluno contou, ao longo de sua trajetória escolar, com uma rede sistematizada de apoio empenhada em potencializar seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional. O excelente desempenho acadêmico do aluno e os progressos conquistados por ele no que diz respeito, principalmente, aos aspectos socioemocionais foram determinados por uma confluência positiva de diversos fatores associados tanto ao contexto escolar quanto familiar. Os desafios envolvidos no processo de inclusão estavam relacionados às dificuldades socioemocionais do aluno. Verificou-se ainda que o atendimento educacional especializado na sala de recursos de altas habilidades/superdotação favoreceu o processo de inclusão do aluno com dupla excepcionalidade na classe comum do ensino regular na medida em que impulsionou seu desenvolvimento global.
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    A desigualdade educacional entre negros e brancos: a importância da atenção à primeira infância
    (Dissertação, 2017) Almeida, carlos Augusto dos Santos; Waltenberg, Fabio Domingues
    O país apresenta desigualdade educacional histórica entre negros e brancos e a literatura referente ao tema da atenção à primeira infância mostra que o investimento na educação infantil é de extrema importância, pois contribui diretamente para o desenvolvimento das crianças, gerando impactos positivos em suas vidas, em especial naquelas oriundas das classes mais desfavorecidas. Diante disso, o trabalho tem por objetivo analisar a desigualdade entre negros e brancos no sistema educacional brasileiro, percorrer a literatura sobre a importância da atenção à primeira infância e estimar, por meio dos métodos de MQO e PSM, o efeito do ingresso na educação infantil sobre a proficiência de língua portuguesa e matemática em alunos do 5º ano do ensino fundamental, tomando como amostra um grupo de alunos negros do munícipio de Sertãozinho (SP). Os resultados apresentam efeitos positivos nas proficiências, inclusive para o grupo de alunos negros, e leva crer que a expansão do investimento na educação infantil permitiria a diminuição da desigualdade do desempenho e trajetória escolar entre negros e brancos. No entanto, o caso brasileiro possui uma questão racial profunda e histórica, o que faz com que a população negra se encontre em grande desvantagem em vários aspectos sociais e econômicos, devendo o Estado e a sociedade brasileira também programarem outras políticas públicas paralelas à política de promoção da igualdade de oportunidade educacional na primeira infância
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    A alta taxa de abstenção (ausência) do participante ao Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (ENCCEJA)
    (Dissertação, 2020-12-17) Rocha, Rita Lemos; Rocha, Rita Lemos
    A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A pesquisa analisa os fatores de abstenção de candidatos no Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), relacionados à logística de aplicação, e propõe medidas para amenizar esse fenômeno. Buscou-se investigar quais são os fatores (ou motivos) que impedem os participantes de irem à escola realizar a prova do ENCCEJA. Como objetivos específicos determinamos: (i) descrever os processos envolvidos na logística de aplicação do ENCCEJA; (ii) refletir sobre os dados da abstenção nas avaliações do ENCCEJA; (iii) compreender os principais motivos que levam à abstenção; e (iv) elaborar um Plano de Ação Educacional (PAE) com propostas para a melhoria na logística de aplicação da prova, no sentido de diminuir a alta taxa de abstenção no Exame. Adotou-se o método de análise de documentos internos do INEP, que foram as justificativas de solicitação de isenção da taxa de pagamento para a realização do ENCCEJA, em 2019, e a análise das solicitações para a reaplicação da prova, em que o participante acessou a página e fez sua justificativa e solicitação. Todos esses fatores foram analisados para encontrar respostas que justificassem a abstenção no Exame. Por meio das análises de solicitação de isenção e reaplicação da prova foi constatado que o motivo mais provável pelo não comparecimento à escola para a realização do Exame é de ordem pessoal, como a dificuldade em se adequar aos deveres e as obrigações que a vida adulta impõe, com a vontade individual de concluir os estudos. Como fatores internos, constatou-se que adotar melhorias relacionadas à logística de aplicação do Exame, como uma divulgação mais ampla; envolver mais as Secretarias de Educação dos Estados e municípios na divulgação e realização da inscrição; providenciar que os meios de transporte no dia da prova respeitem os horários de circulação, como em dia útil; que o MEC possa oferecer a passagem gratuita e o lanche escolar no dia de prova, dentre outros. Por fim, exibiu-se um PAE com ações para a logística de aplicação do INEP no sentido de amenizar a abstenção no Exame, que, provavelmente serão benéficas para o participante. Até a presente data não foram visualizados estudos e pesquisas que tenham comprovado o motivo que justifique a abstenção no ENCCEJA.
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    A subrepresentação de mulheres no ingresso à educação superior brasileira em ciências, tecnologias, engenharias e matemática (CTEM) neste século
    (Dissertação, 2020-11) Almeida, Nuzyare Moura de; Casaca
    Este estudo visa a apresentar a evolução do ingresso de mulheres na educação superior brasileira em cursos nas áreas de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (CTEM), no período de 2000 a 2018, com base em dados oficiais coletados anualmente através do Censo da Educação Superior. Também se buscou apresentar a realidade brasileira nesta seara, através de compromissos internacionalmente assumidos, de políticas públicas que integram educação e gênero/educação e CTEM e do envolvimento de outros atores e atrizes na defesa destes fatores estratégicos para o desenvolvimento, sobretudo em seu caráter humano. A incipiência da temática CTEM no mundo ainda é um obstáculo para a compreensão da necessidade de maior atenção à questão, associada à influência da ordem de gênero atualmente vigente na sociedade, sobretudo em seus aspectos individuais, familiares, escolares e socioculturais. As principais conclusões deste TFM evidenciam a subrepresentação feminina no ingresso ao ensino superior nas áreas do conhecimento socialmente consideradas mais duras e mais adequadas aos homens. Assim sucede fundamentalmente com as áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação e Engenharias.
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    Efetividade de processos de coaching: uma proposta de avaliação
    (Dissertação, 2020-01) Coutinho, Natassia Costa Leite; Borges-Andrade, Jairo Eduardo
    Contextos de rápidas e imprevisíveis transformações demandam o desenvolvimento de competências para lidar com diversos desafios. As organizações necessitam de profissionais extremamente competentes. Pessoas buscam processos de coaching visando desenvolver competências e felicidade. Uma revisão rápida de literatura concluiu que poucos estudos com alta qualidade metodológica investigaram a efetividade desses processos. Este estudo objetivou construir uma medida dessa efetividade. Os itens criados para o Instrumento de Efetividade de Processos de Coaching (IEPC) foram semanticamente analisados por juízes leigos e especialistas e aplicados em 263 pessoas. A Análise Fatorial Exploratória revelou uma solução de três fatores de avaliação dessa efetividade (competências do coach, ambiente e efeitos percebidos) com ótimas evidências de validade. Correlações, Testes T e ANOVAS foram calculadas, com escores desses fatores e características individuais. Os efeitos percebidos são significativamente mais elevados entre coachees religiosos, de menor escolaridade e quando a avaliação é realizada em até três meses da intervenção. Servidores públicos coachees fazem avaliações significativamente menos positivas do ambiente. A instituição formadora dos coaches pode influenciar significativamente as avaliações do IEPC. Esses achados ainda são inconclusivos. Para confirmá-los é recomendada a utilização deste Instrumento em outras amostras. Há necessidade de outros estudos, para concluir algo sobre efetividade de coaching.
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    Um estudo sobre o plano amostral do SAEB
    (Dissertação, 2020-11-03) Lustosa, Laene Ascenso; Vieira, Marcel de Toledo
    A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discutiu alguns aspectos do processo de coleta de dados do Saeb, mais especificamente no que diz respeito ao plano amostral e à estimação dos resultados, a fim de responder à seguinte pergunta: diante das diversas mudanças nos elementos que orientam o processo de coleta de dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) desde a sua criação, o modelo adotado ainda se mostra adequado? Portanto, foi estabelecido como objetivo desta dissertação avaliar o plano amostral do Saeb e como se dá a estimação dos seus resultados, a fim de identificar oportunidades de melhorias nas metodologias adotadas. Para alcançar esse objetivo, a dissertação apresentou o histórico de reformas educacionais ocorridas internacionalmente e como esse movimento influenciou o surgimento da avaliação em larga escala no mundo, e sua chegada ao Brasil dando origem ao Saeb. Além disso, foi estudado o histórico de evolução do Saeb e seu plano amostral para entender o cálculo e a expansão dos resultados com base no plano amostral atual, a fim de identificar limitações desse processo. A partir daí, foi possível propor estratégias para minimizar os efeitos das limitações identificadas tornando o Saeb mais adequado à avaliação educacional em larga escala no Brasil. Como hipótese, assumiu-se que, depois de passar por diversas modificações, o plano amostral do Saeb precisaria ser estudado e avaliado para entender elementos que poderiam ser atualizados nesse modelo. Para tanto, a metodologia adotada é a revisão bibliográfica e documental, seguida de análise de dados coletados pelo Saeb 2017 com uso de simulação para medir eficiência do plano amostral atual por meio de comparação de resultados estimados a partir de Amostragem com os resultados obtidos na aplicação censitária. A comparação entre diferentes metodologias de estimação de variância para o cálculo do tamanho da amostra mostrou que a metodologia adotada atualmente é eficiente e adequada, mas que há espaço para a promoção de melhorias no plano amostral. Também se assumiu que o Saeb, como avaliação em larga escala, apresenta características e limitações intrínsecas a esse modelo de avaliação. O conhecimento desse contexto conduziu à identificação de oportunidades de melhoria no modelo da avaliação e à elaboração de um plano de ação pautado na implementação de mudanças que possibilitem uma evolução do Saeb. Assim, foram propostas ações voltadas para o aperfeiçoamento do plano amostral, para a ampliação do ciclo de coleta de dados visando ao aprofundamento das informações obtidas e para o fornecimento de mais insumos de contextualização dos resultados da avaliação.
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    A presença e a abordagem da Sociologia no Exame Nacional do Ensino Médio a partir das diretrizes e orientações curriculares oficiais para a disciplina
    (Dissertação, 2020-07-17) Ribeiro, Flávia Ghignone Braga; Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de
    Esta pesquisa se propôs a discutir os sentidos dados para a aprendizagem de língua inglesa por um grupo de estudantes do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, paralelamente, delinear que sentidos foram construídos e ressignificados por mim como professora-pesquisadora sobre o ensino de língua inglesa durante o processo de pesquisa. A pesquisa buscou também fazer uma breve análise dos documentos que pautam a Educação de Jovens e Adultos comparando-os com os sentidos construídos pelos estudantes e por mim como professora-pesquisadora. A pesquisa é qualitativa, interpretativista (MOITA LOPES, 1994) em que os materiais empíricos gerados são organizados, interpretados e discutidos por mim, no papel de professora-pesquisadora, integrada ao processo de pesquisa e sala de aula. A ressignificação dos meus sentidos como professora partiu de um exercício de existir e pensar decolonialmente em sala de aula (MIGNOLO, 2014) e culminou na importância da construção de saberes localizados (CANAGARAJAH, 1999; MIGNOLO, 2014; KUMARAVADIVELU, 2001) e na necessidade da relação dialógica (FREIRE, 1987) no ensino. Discuti como possibilidades, no contexto da EJA, o ensino de língua inglesa na perspectiva de translinguagem (GARCÍA; WEI, 2014) e dos letramentos (BORTONI, 2012; SCHLATTER, 2009; SOARES, 2004). A discussão dos sentidos de aprender inglês dos estudantes apontou para uma busca de qualificação para o trabalho como ponto central para os estudantes trabalhadores assim como questões identitárias construídas em torno da língua inglesa ligadas a questões de poder, inclusão e exclusão social (RAJAGOPALAN, 2003; CANAGARAJAH, 1999). Os participantes demonstraram desejo de participação nas práticas culturais e sociais que envolvem a língua inglesa, assim como de pertencimento às identidades sociais que atribuem aos seus falantes (MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2007). Quanto às legislações, traço, em uma análise inicial, pontos em que percebo aproximações e distanciamentos entre legislações da EJA de âmbito nacional e estadual e as perspectivas teóricas que adoto na pesquisa.