Produção técnico-científica e intelectual dos servidores do Inep
URI Permanente desta comunidadehttps://hdl.handle.net/20.500.14135/631
Navegar
9 resultados
Resultados da Busca
Item Regularidades discursivas sobre mudança curricular e a produção de subjetividades no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)(Tese, 2017-04-10) Santos, André Vitor Fernandes dos; Ferreira, Marcia SerraA investigação focaliza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em um período que vai desde a sua criação ¿ em 1998 ¿ até os dias atuais, com foco especial na reformulação do exame ocorrida em 2009. Ele é investigado em uma dupla inscrição ¿ de reforma e de mudança ¿, que é considerada, simultaneamente, produtora de políticas de currículo e de processos de regulação social. Tal empreendimento é realizado a partir de uma abordagem discursiva para a História do Currículo, proposta por Marcia Serra Ferreira no Grupo de Estudos em História do Currículo, no diálogo com Michel Foucault e alguns de seus interlocutores no campo do Currículo (Thomas Popkewitz; Rosa Maria Bueno Fischer; Alfredo Veiga-Neto), e busca compreender como a criação desse exame resultou na formulação de uma prática discursiva específica. Interessa, especialmente, visibilizar os enunciados que não apenas compareceram na composição dessa prática discursiva como regularam suas condições enunciativas. A partir da análise de um vasto conjunto de fontes, que compreendeu documentos relativos ao Enem, produzidos em diferentes momentos históricos, e à reforma do ensino médio ocorrida no final da década de 1990, evidenciamos as regularidades discursivas a que o exame esteve submetido. Nesse movimento, destacamos o papel que algumas inovações trazidas tanto pela reforma do ensino médio como pelo Enem exerceram no diálogo com as disciplinas escolares que tradicionalmente organizaram o ensino médio. No diálogo com Thomas Popkewitz, buscamos visibilizar como o Enem, por meio de práticas alquímicas, vêm produzindo uma forma particular de se conceber o conhecimento. Em uma perspectiva onto-epistemológica, argumenta-se que as noções de competências e habilidades, contextualização, situação-problema e interdisciplinaridade, bem como os princípios da psicometria e da Teoria de Resposta ao Item, têm, no diálogo com as tradições relativas às disciplinas escolares, configurado o que concebemos como conhecimento. Este por sua vez vêm nos informando não apenas o que devemos saber como estudantes e professores do/no ensino médio, mas que tipos de sujeitos devemos ser como discentes e docentes.Item A presença e a abordagem da Sociologia no Exame Nacional do Ensino Médio a partir das diretrizes e orientações curriculares oficiais para a disciplina(Dissertação, 2020-07-17) Ribeiro, Flávia Ghignone Braga; Oliveira, Rafaela Reis Azevedo deEsta pesquisa se propôs a discutir os sentidos dados para a aprendizagem de língua inglesa por um grupo de estudantes do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, paralelamente, delinear que sentidos foram construídos e ressignificados por mim como professora-pesquisadora sobre o ensino de língua inglesa durante o processo de pesquisa. A pesquisa buscou também fazer uma breve análise dos documentos que pautam a Educação de Jovens e Adultos comparando-os com os sentidos construídos pelos estudantes e por mim como professora-pesquisadora. A pesquisa é qualitativa, interpretativista (MOITA LOPES, 1994) em que os materiais empíricos gerados são organizados, interpretados e discutidos por mim, no papel de professora-pesquisadora, integrada ao processo de pesquisa e sala de aula. A ressignificação dos meus sentidos como professora partiu de um exercício de existir e pensar decolonialmente em sala de aula (MIGNOLO, 2014) e culminou na importância da construção de saberes localizados (CANAGARAJAH, 1999; MIGNOLO, 2014; KUMARAVADIVELU, 2001) e na necessidade da relação dialógica (FREIRE, 1987) no ensino. Discuti como possibilidades, no contexto da EJA, o ensino de língua inglesa na perspectiva de translinguagem (GARCÍA; WEI, 2014) e dos letramentos (BORTONI, 2012; SCHLATTER, 2009; SOARES, 2004). A discussão dos sentidos de aprender inglês dos estudantes apontou para uma busca de qualificação para o trabalho como ponto central para os estudantes trabalhadores assim como questões identitárias construídas em torno da língua inglesa ligadas a questões de poder, inclusão e exclusão social (RAJAGOPALAN, 2003; CANAGARAJAH, 1999). Os participantes demonstraram desejo de participação nas práticas culturais e sociais que envolvem a língua inglesa, assim como de pertencimento às identidades sociais que atribuem aos seus falantes (MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2007). Quanto às legislações, traço, em uma análise inicial, pontos em que percebo aproximações e distanciamentos entre legislações da EJA de âmbito nacional e estadual e as perspectivas teóricas que adoto na pesquisa.Item Aprimoramento do atendimento especializado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista na redação do Enem(Dissertação, 2020-11-30) Nascimento, Anarcisa de Freitas; Menezes, Marcus Bessa deA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF). O objeto da dissertação abrange a análise sobre o atendimento especializado na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a participantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pergunta orientadora do caso de pesquisa é: como a Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Daeb/Inep) pode atuar no aprimoramento do atendimento especializado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista na redação do Enem? Os objetivos definidos do estudo buscam: descrever como ocorre os atendimentos especializados ofertados pelo Inep aos alunos com NEE, em especial com Transtorno do Espectro Autista; analisar o atendimento dado às demandas por atendimento especializado na redação para alunos com TEA no Canadá, nos Estados Unidos e no Reino Unido, e analisar as características linguísticas desse público com base na análise de textos de participantes com TEA no Enem de 2017, a fim de refletir sobre as dificuldades e espaços de melhoria no atendimento e propor um Plano de Ação Educacional que se configure como documento de apoio para o Inep, em especial para a Daeb, atender com qualidade alunos com autismo no tocante aos procedimentos relacionados à redação do Enem. Para averiguar os objetivos, utilizou-se a metodologia qualitativa que englobou a pesquisa bibliográfica, realizada por meio da análise comparativa do atendimento educacional especializado destinado a pessoas com autismo nos Estados Unidos, no Canadá e na Inglaterra, e por meio da análise documental dos textos de 21 participantes autistas do Enem do ano de 2017, conforme os critérios e as características da escrita desse público. O instrumental de apoio teórico referente ao atendimento especializado e às características de escrita dos alunos com Transtorno do Espectro Autista foi pautado pelos estudos de: Orrú (2012); Santos e Chiote (2016); Srivastana (2016); Baron-Cohen, Leslie e Frith (1985); Junqueira, Martins e Lacerda (2017); Pennington e Delano (2012); Rodrigues e Albano (2015); Roelfs (2019); Barbosa e Andrade (2018); Santos (2016), entre outros. A partir dos objetivos traçados para o aprimoramento do atendimento a alunos com autismo no Enem foi possível traçar um Plano de Ação Educacional (PAE) com sugestões para as equipes de gestão do Inep de melhoramento dos planos de capacitação de ledores e transcritores do exame para alunos com autismo, de aperfeiçoamento do suporte logístico do exame, com a inclusão do profissional Oral Language Modifier e de recursos de ambiência diferenciados, de aplicação de prova escrita em computador e de inclusão dos recursos linguísticos, em matriz de correção diferenciada para TEA, dos recursos linguísticos inversão pronominal, escrita fonológica, ecolalia e recorte de estruturação textual, características típicas de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), verificadas empiricamente na amostra e redações.Item A validade de construto das questões de língua inglesa do ENEM: um olhar para o conteúdo e a matriz de referência(Dissertação, 2017-11-10) Araújo, Sara Domingos de Sousa; Quevedo-Camargo, GladysEsta pesquisa baseou-se em minhas motivações e inquietações pessoais como pesquisadora-tecnologista em informações e avaliações educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), relacionadas ao meu trabalho com as chamadas avaliações de larga escala e seus processos de elaboração e composição de itens. Este trabalho buscou a verificação da defensibilidade das quinze questões de língua inglesa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre os anos de 2013 e 2015, por meio da análise de seu conteúdo e da problematização da Matriz de Referência (MR) do Exame. Os questionamentos feitos pelos autores Tumolo e Tomich (2007) no que tange à ideia de itens defensáveis e não defensáveis conduziram a proposta desta pesquisa, permeando seu objetivo geral de analisar a validade de construto das questões de inglês das provas de Linguagem, códigos e suas tecnologias do ENEM 2013-2015. Autores como Alderson (2000), Brown (2003) e Weir (2005), além de pesquisas bibliográficas na área de avaliação fundamentam a base teórica deste trabalho no que diz respeito à composição do construto leitura nas questões de língua inglesa do ENEM. Por meio do método análise documental para a problematização da MR e da utilização do esquema sociocognitivo de Weir (2005) para a validação de conteúdo das referidas questões, foram constatadas a validade de seu construto leitura, pautado na atual matriz de referência (MR), seus documentos oficiais norteadores e nas variáveis descrita ao longo da Fundamentação Teórica desta dissertação. O processo de validação dos itens relacionado à análise das habilidades pertencentes à Competência 2 da MR, que guia o processo de elaboração dos itens de língua inglesa, foi validado por duas especialistas da área de avalição, com larga experiência nessa Matriz. Os resultados das análises indicam que dos quinze itens analisados, catorze foram validados com relação ao conteúdo e apenas um não correspondeu a uma das demandas utilizadas para a análise. Em relação à análise da MR, quatro itens não correspondem ao proposto pelos microdados produzidos pelo INEP. Como conclusão, este estudo apresenta sugestões para aprimoramento desse construto por meio de descritores para as habilidades da MR, com o objetivo de guiar as futuras elaborações das questões de língua inglesa do ENEM.Item Estudo comparativo entre o público EJA e o público regular utilizando a análise do funcionamento diferencial do item (DIF), na área de ciências da natureza e suas tecnologias, a partir dos dados do Enem 2012(Dissertação, 2016-08-15) Fachinetto, Suellen Mary Koch; Reis, Marcelo MenezesO presente estudo tem como objetivo discutir a equivalência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado no ano de 2012, para avaliar alunos provenientes do ensino regular e da educação de jovens e adultos (EJA), através de análise do funcionamento diferencial dos itens na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O Enem é um exame voluntário, aplicado ao final da educação básica e, ao longo do tempo, foi abarcando diversas funções, atuando como referência para autoavaliação dos estudantes, bem como, para certificação de alunos que pleiteiam o certificado de ensino médio, além de selecionar para ingresso no ensino superior. Com os novos objetivos assumidos pelo exame houve um aumento considerável no público atendido que se caracteriza por sua diversidade. Logo surgiram dúvidas em relação à equidade do exame que avalia, através de um único teste padronizado, diversos grupos com características bastante demarcadas e desiguais que se perpetuam desde o ensino recebido. Um item apresenta funcionamento diferencial quando alunos de mesma proficiência, porém provenientes de modalidades de ensino distintas não possuem a mesma probabilidade de acertar o item. As análises de Funcionamento Diferencial do Item (DIF) foram divididas em duas etapas e aplicadas nos 45 itens empregados no teste de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Para tanto, foram utilizadas as respostas dos alunos para construção das curvas características dos itens e comparação das diferenças. Na primeira etapa, relativa à análise empírica do DIF, foram encontrados dois itens contendo funcionamento diferencial. Na segunda etapa, relativa à análise de probabilidades esperadas, nenhum item alcançou os critérios mínimos estipulados na análise. No entanto, dois itens apresentaram maior tendência ao DIF. Estes foram os mesmos que apresentaram funcionamento diferencial na primeira análise. Na tentativa de explicar o viés desses itens, foi aventada dependência de aspectos relativos à baixa familiaridade e a possíveis ênfases curriculares dos temas abordados. Esses tópicos deveriam seguir uma investigação mais aprofundada no campo pedagógico.Item Análise das escolhas do curso superior pelos certificandos participantes do ENEM, que ingressaram em uma IES, por meio do SISU, no período 2012-2014(Dissertação, 2015-05-14) Paula, Teófilo Francisco de; Reis, Marcelo MenezesA presente pesquisa apresenta uma análise do perfil dos certificandos do Ensino Médio por meio do ENEM, que conseguiram ingressar em uma das Instituições de Ensino Superior através do SISU, no período entre 2012 a 2014, visando ampliar as discussões sobre políticas públicas para essa parcela da população. Foi considerada a influência dos capitais socioeconômico, cultural e escolar nessas escolhas, levando-se em conta a teoria disposicionalista, de Pierre Bourdieu e da teoria racionalista, segundo Raymond Boudon. A base desse estudo é composta por dados socioeconômicos dos questionários do ENEM (edições de 2011 a 2013), disponibilizadas pelo INEP, e de dados sobre as matrículas, segundo o SISU/MEC. Foram desenvolvidas as técnicas estatísticas de análise exploratória de dados, análises de correspondência e regressão logística multinomial visando atingir o objetivo principal desse estudo. São apresentadas probabilidades da escolha de cursos em diversos cenários, indicando o comportamento das variáveis no contexto dessas escolhas. Foi observado, por exemplo, que, indivíduos com renda familiar mais baixa têm mais probabilidades de escolher cursos de tradicionais, supostamente de menor prestígio, como da área educacional, e aqueles que possuem renda familiar mais alta têm maiores probabilidades para optar por cursos supostamente mais prestigiados, como os da área de Engenharia, Produção e Construção.Item Gestão da ambiência no Enem: a dimensão oculta nos exames em larga escala(Dissertação, 2015-07-10) Mazzoni Filho, Marcos de Carvalho; Nassar, Silvia ModestoEsta investigação tem como objetivo compreender a gestão da ambiência nos locais de aplicação de exames e avaliações censitários, aplicados nacionalmente, em larga escala. O recorte teórico está baseado em uma revisão integrativa da literatura de temas considerados na gestão ambiental: 1) ambiência; 2) ambiente escolar; 3) gestão e liderança; e 4) avaliação em larga escala. Foram analisados os aspectos de ambiência avaliativa que interferem no desenvolvimento das competências e habilidades de participantes durante a aplicação de testes. O estudo se desenvolveu a partir da capacitação dos Coordenadores do Local de Aplicação (CLA) do Enem 2012, realizada pelo consórcio Cespe/Unb e Fundação Cesgranrio. Foi analisada, também, a capacitação dos coordenadores e os conhecimentos obtidos por eles, mediante a análise de suas respostas aos Instrumentos de Avaliação nºs 1 e 2. Os resultados apontam para a necessidade de se compreender melhor como o ambiente e a ambiência influenciam no desempenho cognitivo dos participantes de avaliações externas censitárias, em nível nacional, e para a gestão ambiental de exames, visando à saúde avaliativa e a uma possível alteração no perfil e na função do CLA, para o de um gestor ambiental, notadamente com preocupação e foco no participante, e visando, ainda, à humanização dos locais de aplicação de exames, avaliações e testes coordenados pela equipe de pesquisadores do Inep.Item Análise da dimensionalidade e modelagem multimensional pela TRI no ENEM (1998-2008)(Dissertação, 2015-09-14) Costa, Carlos Eduardo Sousa; Andrade, Dalton FranciscoNo presente estudo utilizou-se uma modelagem multidimensional do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por meio da Teoria da Resposta ao Item multidimensional (TRIM) com o objetivo de melhor compreender o aprendizado do avaliado. O ENEM (1998-2008) era um exame interdisciplinar estruturado por cinco competências expressas por 21 habilidades. Assim, por ser uma avaliação em que não podemos, a priori, considerar unidimensional, realizou-se uma análise da dimensionalidade e interpretação de suas dimensões. Inicialmente foi analisado o conjunto de 63 itens da prova amarela do ENEM 2001 em uma amostra de 10.000 respondentes. Nessa fase foi abordada a dimensionalidade da prova e a escolha do modelo que melhor se ajustava aos dados. Em seguida, foi ajustado um modelo multidimensional da TRI, com cinco dimensões, e foi feita uma relação das competências da prova do ENEM com os fatores, por meio da analise dos itens da prova. Nesta relação ficou evidenciada uma relação mais expressiva das cinco competências com somente três dimensões. Por último, foi feita uma comparação dos avaliados que acertaram 40, 50 e 60 itens na prova, através da analise da porcentagem do número de acerto em cada competência e escores, estimados por meio dos modelos multidimensionais da TRI, em cada uma das cinco dimensões, com a finalidade de interpretar o desempenho desses avaliados.Item O exame nacional do ensino médio: direitos e garantias das pessoas privadas de liberdade(Dissertação, 2014) Lima, Ellen Cristina Lino; Neubert, Ellen Cristina LinoEsta dissertação analisa o processo de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em uma penitenciária localizada no estado de Goiás. A escolha do ambiente prisional como campo de investigação teve como intuito avaliar se os direitos e garantias assegurados pela legislação brasileira, no que tange as pessoas privadas de liberdade, estão sendo assegurados pelo Inep e órgãos da administração penitenciária. A metodologia utilizada foi entrevista semiestruturada, realizada com o Responsável Pedagógico pela unidade prisional e questionários aplicados aos presos que realizaram o Enem em 2012. Esses instrumentos de pesquisa, articulados à pesquisa bibliográfica e à apreciação dos dados coletados, permitiram a análise da realidade da aplicação do exame no ambiente prisional e identificação de falhas que indicam que alguns direitos deste público estejam sendo afetados. Os principais problemas identificados foram a falta de conscientização dos atores envolvidos no processo de implementação do Enem nas unidades prisionais e falhas no repasse das informações oriundas do Inep a respeito do exame, e sua importância para a população carcerária. A partir destes dados, foram indicados, no Plano de Intervenção aqui proposto, estratégias de ação que visem o aprimoramento do método de repasse das informações e a conscientização dos sujeitos envolvidos acerca da importância do exame para os participantes privados de liberdade.