Educação Superior
URI Permanente desta comunidadehttps://hdl.handle.net/20.500.14135/570
Avaliações, estudos e pesquisas produzidas no Inep para a Educação Superior.
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Item Censo da Educação Superior 2023: notas estatísticas(Nota estatística, 2024) Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraRealizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Censo da Educação Superior constitui-se como importante instrumento de obtenção de dados para a geração de informações que subsidiam a formulação, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas, além de ser elemento importante para elaboração de estudos e pesquisas sobre o setor. O Censo coleta informações sobre as instituições de educação superior (IES), sobre os cursos de graduação e sequenciais de formação específica e sobre os discentes e docentes vinculados a esses cursos. O presente documento tem o objetivo de apresentar, sinteticamente, os principais resultados extraídos do Censo da Educação Superior 2023. Sem pretender ser conclusivo, destacam-se algumas tendências verificadas ao longo dos últimos dez anos, ilustradas em gráficos e tabelas.Item Censo da Educação Superior 2022: notas estatísticas(Nota estatística, 2022) Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraRealizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Censo da Educação Superior constitui-se como importante instrumento de obtenção de dados para a geração de informações que subsidiam a formulação, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas, além de ser elemento importante para a elaboração de estudos e pesquisas sobre o setor. O Censo coleta informações sobre as instituições de educação superior (IES), os cursos de graduação e sequenciais de formação específica e sobre os discentes e docentes vinculados a esses cursos. O presente documento tem o objetivo de apresentar, sinteticamente, os principais resultados extraídos do Censo da Educação Superior 2022 (Brasil. Inep, 2023a). Sem pretender ser conclusivo, destacam-se algumas tendências verificadas ao longo dos últimos dez anos, ilustradas em gráficos e tabelasItem Sinopse estatística do ensino superior: graduação: 1985(Sinopse estatística, 1985) Ministério da EducaçãoO Serviço de Estatística da Educação e Cultura- SEEC realiza, anualmente, em caráter censitário, a coleta de dados estatísticos sobre o ensino superior.Item Sinopse estatística do ensino superior: pós-graduação: 1985(Sinopse estatística, 1985) Ministério da EducaçãoO SEEC dá continuidade com este volume à publicação de informações estatísticas sobre o ensino de pós-graduação (mestrado e doutorado). estas informações são coletadas anualmente pela Capes e encaminhadas ao SEEC para elaboração do plano tabular dos indicadores e de outros estudos que se fizerem necessários.Item Sinopse estatística do ensino superior: Brasil, Estados e Distrito Federal: 1966(Sinopse estatística, 1966) Ministério da Educação e CulturaO serviço de Estatística da Educação e Cultura , da Secretaria Geral do MEC , dando continuidade à divulgação de sua série de Sinopse s Estatísticas , torna público a referente ao Ensino Superior, em 1966 e 1965, precedida de sumária análise sobre seu conteúdo, o que permite inferir algumas conclusões quanto às modificações ocorridas nos últimos anos na estrutura do ensino universitário.Item Sinopse estatística do ensino superior: Brasil, Estados e Distrito Federal(Sinopse estatística, 1969) Ministério da Educação e CulturaA medida em que se conhece a realidade educacional brasileira, mais se pode oferecer as autoridades educacionais um elenco de opçoes a serem adotadas, na direção do ensino, no Brasil. A opinião publica brasileira foi formada dentro de uma metodologia negativista quanto as estatísticas educacionais de nosso Pais. Anatematizou-as, via de regra, e preferiu negar-lhe a presença devido as duvidas quanto a sua fidelidade. Dentre dois destinos, sempre foi melhor ao administrador preferir a omissão dos dados, pelos aspectos aterradores que poderiam ser criados. Quando sua índole e mentalidade haviam sido industriadas a emissão de dados e resultados, como produto de sua ação, preferia sempre adotar comparações de coisas e fatos incomparáveis.Item Sinopse estatística do ensino superio: graduação: censo educacional 1991(Sinopse estatística, 1992) Ministério da EducaçãoA Coordenação de Informações para o Planejamento - CIP, Unidade da Coordenação Geral de Planejamento Setorial -CPS/SAG/MEC, apresenta, nesta publicação, dados estatísticos referentes ao Ensino Superior (Graduação), levantados através da realização do Censo Educacional de 1991. Os dados foram obtidos mediante a aplicação dos questionários ES-1, ES-2, ES-4, ES-S, VE-1 e VE-2 (c6pias em anexo), encaminhados a todas as Instituições de Ensino Superior existentes no Brasil. As tabelas estão apresentadas segundo a natureza e dependência administrativa das Instituições, segundo as Regiões Geográficas e Unidades da Federação, compreendendo informações sobre alunado, pessoal docente, dados gerais sobre os cursos e área de conhecimento e dados sobre vestibular.Item Sinopse estatística do ensino superior: graduação: censo educacional 1992(Sinopse estatística, 1993) Ministério da Educação e do DesportoA Coordenação do Sistema Estatístico da Educação - SEEC, Unidade da Coordenação Geral de Planejamento Setorial - CPS/SAG/MEC, apresenta, nesta publicação, dados estatísticos referentes ao Ensino Superior (Graduação), levantados através da realização do Censo Educacional de 1992. Os dados foram obtidos mediante a aplicação dos questionários ES-1, ES-2, ES-4, ES-5, VE-1 e VE-2 (cópias em anexo), encaminhados a todas as Instituições de Ensino Superior existentes no Brasil. As tabelas estão apresentadas segundo a natureza e dependência administrativa das Instituições, segundo as Regiões Geográficas e Unidades da Federação, compreendendo informações sobre alunado, concluintes, pessoal docente, dados gerais sobre os cursos e área de conhecimento e dados sobre vestibular.Item Sinopse estatística do ensino superior: 1954(Sinopse estatística, 1954) Ministério da Educação e CulturaOs resultados da estatística do ensino superior, em 1954, revelam a existência, em todo o país, de 598 unidades escolares que ministram preparação daquele nível. Desses 598 cursos 204 são mantidos pelo Governo Federal, 71 pelos Estados, 17 pelas municipalidades e 306 pela iniciativa privada. O discipulado inscrito na matrícula geral, em abril de 19 54, em nossos estabelecimentos de ensino superior, era constituído por um total de 64.645 estudantes.Item Sinopse estatística do ensino superior: 1955(Sinopse estatística, 1955) Ministério da Educação e CulturaO número de estabelecimentos escolares registrados, no início do ano de 1955, eleva-se a 344, atingindo a 10 276 o total de professores cantados, cada um tema só vez, como pessoas físicas componentes do corpo magisterial de cada casa de ensino.
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