Produção científica e intelectual
URI Permanente desta comunidadehttps://hdl.handle.net/20.500.14135/630
Gestão do Conhecimento gerado pela produção intelectual técnico-científica dos servidores do Inep.
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Item Formação docente e desempenho discente na educação básica(Dissertação, 2018-01-29) Carvalho, Maria Regina Viveiros de; Santos, Aleksandra Pereira dosSão frequentes os debates na literatura sobre os diversos fatores que impactam o processo de aprendizado e o desempenho dos estudantes, mas a relação entre a formação do docente e esse desempenho ainda tem sido pouco estudada no contexto brasileiro. Essa pesquisa busca expandir o conhecimento dentro desse escopo específico, ao analisar relações entre o perfil de formação dos professores e o desempenho dos alunos, gerando informações que podem contribuir para a compreensão dos resultados da política de formação de professores. O método aplicado foi quantitativo, utilizando análises de regressão múltipla sobre dados publicados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Além das médias de desempenho na Prova Brasil, calculadas para as escolas, as análises utilizaram os seguintes indicadores educacionais escolares: indicador de Adequação da Formação Docente, percentual de Docentes com Curso Superior, indicador de Esforço Docente, indicador de Regularidade do Docente, indicador do Nível Socioeconômico da escola. Foram analisadas as relações entre o percentual de professores que possuem curso superior e o desempenho mensurado para as escolas com 4° séries/ 5° anos, e as relações entre o percentual de professores com formação adequada à disciplina que ministram e o desempenho das escolas com 8° séries/ 9° anos, em ambos os casos para as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, contextualizado pelos demais indicadores. Os resultados apurados nesse estudo indicaram que, nos quatro modelos analisados, a formação do professor está relacionada ao desempenho do estudante, avaliado em médias escolares, com efeitos positivos, mas de menor intensidade quando comparado ao efeito do nível socioeconômico da escola. O poder explicativo dos modelos variou entre aproximadamente 30 a 48%. Embora em menor intensidade, o efeito encontrado foi coerente com a hipótese baseada na revisão teórica, no sentido de que investimentos em políticas de formação do professor podem se constituir instrumentos de investimento na qualidade da educação.Item Projeção da oferta de professores de matemática, física, química e biologia para educação básica no Brasil até 2028(Dissertação, 2015-03-26) Rabelo, Rachel Pereira; Cavenaghi, Suzana MartaAs projeções populacionais têm se revelado como importante instrumento de planejamento e avaliação da política pública. Este trabalho propõe uma discussão acerca da oferta de professores para a educação básica nas disciplinas biologia, matemática, física e química, a partir da aplicação de métodos demográficos de projeção de mão de obra especializada para estimar a oferta destes profissionais até o ano 2028. A disponibilidade de dados individualizados de alunos, a partir de 2009 no Censo da Educação Superior, e de docentes, a partir de 2007 no Censo da Educação Básica permitiu o aprimoramento do modelo de projeção adotado, a partir da realização de estudos longitudinais sobre a trajetória escolar de alunos e a trajetória profissional de docentes. Os estudos sobre estoque de docentes e das componentes de entrada e saída do mercado de trabalho subsidiaram a formulação das hipóteses que compõe os cenários de projeção. Os exercícios de projeções realizados nesta dissertação procuram refletir sobre a atuação das políticas públicas de formação de professor, apontando caminhos para o efetivo aumento da oferta de novos profissionais para o mercado de trabalho segundo análise dos cenários e indicadores estudados. A escolha de alguns cenários de projeções permitiram identificar os cursos de física e de matemática como aqueles que possuem maior dificuldade para aumento da disponibilidade futura de docentes em comparação com os cursos de biologia e química. Além disso, os resultados de uma melhoria nas taxas de conclusão também se mostraram mais promissores do que aumentos na mesma proporção do número de ingressos, especialmente para o curso de física que apresenta maior deficiência de oferta de profissionais para o mercado de trabalho.