Produção científica e intelectual
URI Permanente desta comunidadehttps://hdl.handle.net/20.500.14135/630
Gestão do Conhecimento gerado pela produção intelectual técnico-científica dos servidores do Inep.
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Item Taxas de juros no Brasil: efeitos da inadimplência, rigidez e assimetria(Dissertação, 2007-05-16) Oliveira, Augusto Marques de Castro; Maldonado, Wilfredo Fernando LeivaEsta dissertação estende a literatura de modelos de equilíbrio em competição bancária de modo a avaliar os efeitos da inadimplência na taxa de juros dos empréstimos; assim como a sua rigidez e assimetria. Dois modelos são examinados: um no qual o banco monopolista leva em consideração a taxa de inadimplência na sua maximização de lucros ao oferecer empréstimos ao mercado e outro considera tomadores de empréstimos com hábitos no consumo, o que gera uma curva de demanda quebrada por empréstimos. São implementadas simulações numéricas na economia do segundo modelo teórico, com a finalidade de obter um formado para a curva de demanda por empréstimos. Logo utilizando dados de taxa de juros e volume de empréstimos no Brasil, a curva de demanda por empréstimos, com o formado mencionado anteriormente, é estimada para o país. As principais conclusões dos modelos são as seguintes: (1) Tanto a taxa de pagamento quanto à relação crédito/PIB afetam negativamente a taxa de juros dos empréstimos; (2) A formação de hábitos gera uma rigidez na taxa de juros em relação aos custos do banco monopolista; em particular em relação à taxa de juros SELIC; (3) A formação de hábitos, também, causa assimetria na resposta da demanda por empréstimos às variações na taxa de juros dos empréstimos.Item Gasto em educação e o diferencial de salários por qualificação: elasticidade de substituição entre consumo e adimplência(Tese, 2016-04-05) Oliveira, Augusto Marques de Castro; Maldonado, Wilfredo Fernando LeivaEste trabalho compreende dois estudos. O primeiro refere-se a um modelo de horizonte infinito de escolha de nível educacional, no qual encontramos que, no longo prazo, existe uma relação estável entre salários e gastos em educação. Pelo lado da demanda, foi analisado o impacto do diferencial de salários dos trabalhadores com diferentes níveis de qualificação sobre a demanda das Unidades Federativas do Brasil (UF´s) e dos países integrantes da União Europeia (UE). O segundo estudo refere-se a um modelo dinâmico com hábitos no consumo e horizonte infinito no qual o consumidor é tomador de crédito e decide o seu nível de consumo, o pagamento de sua dívida e a contratação de novos empréstimos. Estimam-se os parâmetros desse modelo utilizando os dados do mercado de crédito brasileiro e analisamos a sensibilidade das variáveis no estado estacionário a choques na taxa de juros para verificar quais são os impactos da política monetária sobre o mercado de crédito brasileiro.Item Tous passeurs infatigables : tradução e exigência fragmentária em Maurice Blanchot, tradutor de Paul Celan(Dissertação, 2013) Pinheiro, Amanda Mendes Casal; Almeida Filho, Eclair AntonioEste trabalho pretende acompanhar a trajetória de Maurice Blanchot, apresentando um aspecto ainda pouco abordado pela crítica: sua atividade inconfessa de tradutor, que desenvolveu em toda sua obra em virtude de sua proximidade com escritores de língua alemã. Desse aspecto, destacaremos a publicação de Le Dernier à parler [O último a falar], no qual se apresenta a tradução da poesia de Paul Celan, e o lugar ocupado por este ensaio-livreto na obra de Blanchot. Não de modo fortuito, ele vem a público no momento anterior a Le Pas au-delà (1973) e L‟Écriture du desastre (1980), sucedendo L‟Attente l‟oubli (1962), L‟Entretien infini (1969) e L‟Amitié (1971). Em um primeiro momento, trataremos dos discursos sobre a tradução e, como ponto de recusa, abordaremos o jogo subversivo exercido pela atividade de tradução diante da posição secundária que a crítica e a atividade criadora lhe imputaram. Com base nessa tensão, evidenciaremos que a tradução Ŕ atividade desempenhada por Blanchot Ŕ alimentou a aventura da exigência fragmentária, transformando o fragmento, tanto no âmbito do debate teórico quanto no da prática propriamente dita de tradução, posto que Le Dernier à parler promove o encontro entre tradução e fragmento. Em um segundo momento, acentuaremos a relação que tradução e écriture fragmentaire travam com a exigência de escrever sobre Auschwitz, depois de Auschwitz Ŕ après coup, segundo Blanchot. Afirmaremos que a tradução de Paul Celan é fundamental à metamorfose/mobilidade do fragmentário, levando à écriture a poesia, o judaísmo e a Shoah. Por último, analisaremos aspectos de Le Dernier à parler, em uma tentativa de criar uma crítica da tradução tendo por horizonte o fragmento/o fragmentário. Ao aproximarmos poesia e fragmento, há uma abertura para que se discuta um pensamento de poesia.Item Coalizões e aprendizado na dinâmica institucional das políticas públicas : uma análise da política de avaliação da educação superior no Brasil de 2003 a 2015(Tese, 2022) Ma, Janaina Ferreira; Vieira, Diego MotaEsta tese trata da influência do conhecimento e do aprendizado na dinâmica institucional das políticas públicas. A literatura indica a necessidade de avançar o conhecimento teórico e metodológico sobre o aprendizado e de expandir a compreensão sobre o papel da ciência e da análise de políticas públicas no processo político. Esta tese se propõe a avançar esse debate, defendendo que a mudança nas políticas públicas não é a única variável para a apreensão do processo de aprendizado em políticas públicas e que o conceito de aprendizado precisa capturar outras possibilidades de uso do conhecimento e de aprendizado, que vão além da alteração no sistema de crenças. Para isso, promove um diálogo entre o Advocacy Coalition Framework, a teoria da mudança gradual e abordagens que discutem o uso do conhecimento e propõem diferentes formas de aprendizado, em função do contexto de tomada de decisões. Com base na discussão teórica desenvolvida, é feita uma aplicação empírica do modelo proposto, na análise do processo de formulação e implementação da política de avaliação da educação superior do Brasil, no período de 2003 a 2015. Assim, o objetivo desta tese é explicar como o conhecimento e o aprendizado dos atores sobre a política influenciaram a dinâmica institucional do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, contribuindo para promover ou evitar mudanças durante o seu processo de implementação. Embora haja um interesse especial no mecanismo do aprendizado, explora-se os demais mecanismos apontados nas teorias de suporte, por meio de uma abordagem qualitativa de pesquisa. O principal método utilizado foi o rastreamento de processos, combinado ao estudo de caso. Além disso, foi desenvolvida uma codificação para identificação e caracterização das coalizões que atuaram no subsistema da política. As principais fontes de dados foram a pesquisa documental, bibliográfica e as entrevistas realizadas com atores-chave do processo. Foram identificadas três potenciais coalizões que atuaram para influenciar os rumos da política. No momento da formulação da política, foi possível observar a atuação da coalizão governista, chamada neste trabalho de Educadores Emancipadores e da coalizão de Regulados Reformistas, coalizões que embora compartilhassem diferentes sistemas de crença, foram capazes de produzir os consensos necessários à aprovação da nova política. Num segundo momento, observou-se que o governo foi entrando em crise com algumas crenças e preferências políticas defendidas pela coalizão de Educadores Emancipadores, o que fez emergir uma nova coalizão, composta pelas instâncias governamentais envolvidas na implementação do Sinaes e da política regulatória, e que foi chamada neste trabalho de Implementadores Pragmáticos. Os resultados permitiram evidenciar a ocorrência de três dos quatro tipos de aprendizado apontados na literatura de suporte. Na formulação da política, o aprendizado na barganha foi um mecanismo importante para a aprovação do texto final da nova lei. Ao contrário do que se esperava, a troca da coalizão governante, com a passagem do governo Fernando Henrique para o governo Lula, não foi suficiente para gerar uma ruptura institucional. Durante a implementação da política, observou-se ainda a ocorrência do aprendizado epistêmico e do aprendizado na hierarquia, importantes mecanismos para sustentar mudanças, como a criação e defesa dos indicadores de qualidade, ou evitá-las, como a manutenção do sigilo da nota da avaliação dos estudantes, apesar das pressões constantes para a inserção em seus históricos escolares. Os resultados confirmaram que observar a dinâmica institucional, considerando mudança e estase na política e considerar os usos do conhecimento como evidências de aprendizado contribuem para ampliar o escopo das investigações sobre o papel do aprendizado no processo das políticas públicas.Item A natureza do conhecimento administrativo: uma busca pelo seu objeto(Dissertação, 2004) Ma, Janaina Ferreira; Santos, Reginaldo SouzaA administração, enquanto conhecimento sistematizado, dedicou-se exaustivamente ao estudo do trabalho, desenvolvendo formas de gestão cada vez mais elaboradas e eficientes, em busca do sucesso empresarial tão importante numa sociedade de mercado. Com o advento dos Estudos Organizacionais, a análise do fenômeno organizacional ganhou destaque, possibilitando a reflexão teórica acerca das organizações. Este trabalho tem como objetivo discutir o objeto de estudo da Administração, adotando duas perspectivas de análise: a gestão do trabalho, quando a disciplina se desenvolve de maneira mais prescritiva, e a análise organizacional, quando ela assume uma postura analíticoexplicativa. Considera também a influência da visão funcionalista e o predomínio da racionalidade instrumental no desenvolvimento do pensamento administrativo como limitação para o entendimento do seu objeto. Encontrar um objeto de estudo próprio da Administração faz parte do esforço de caracterizá-la enquanto campo do conhecimento, ou seja, dar à disciplina o status científico. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura e análise de conteúdo das principais escolas do pensamento administrativo, desde a Escola Clássica, passando pelas Escolas de Relações Humanas, Comportamentalista, Estruturalista, Sistêmica e por fim a Contingencialista, representadas pelos autores mais significativos dentro de cada período histórico. Constitui-se portanto numa pesquisa essencialmente teórica. Esperando contribuir para o entendimento do papel da Administração dentro de uma sociedade complexa e cada vez mais desigual, este trabalho propõe a retomada dá ética e dos aspectos substantivos do ser humano e destina-se àqueles que, envolvidos no trabalho prático ou acadêmico, estejam em busca de uma Administração mais comprometida com o desenvolvimento humano.Item Youtube, estudos e desinformação : dilemas dos estudantes universitários(Tese, 2022) Nagumo, Estevon; Teles, Lucio FrançaOs estudantes do Ensino Superior têm utilizado o Youtube como uma fonte de estudo, contudo em um contexto de desinformação é preciso atenção quanto ao uso dessa rede social. Com o objetivo de analisar como os estudantes universitários checam a veracidade do conteúdo de vídeos do Youtube que utilizam para estudar, realizou-se uma pesquisa qualitativa com o uso da Teoria Fundamentada. Foram geradas 194 respostas por meio de questionário on-line e realizadas 23 entrevistas on-line. Os dados foram analisados com auxílio do software Atlas.TI. Notou-se três dilemas dos estudantes a partir dos dados na codificação seletiva: 1) forma e conteúdo; 2) aceleração e aprendizado; e 3) algoritmo e veracidade. O primeiro trata do quanto os estudantes levam em consideração a estética e a didática do vídeo, às vezes, menosprezando conteúdo de qualidade que apresentam menos técnicas audiovisuais. O segundo discute que a busca por vídeos curtos que possam ser acelerados não implica que essa pressa gere necessariamente aprendizado. O último trata do quanto os estudantes ao confiarem em dados da plataforma – por exemplo, utilizar o número de visualizações como critério de escolha de um vídeo – ficam mais expostos à desinformação. Os estudantes pesquisados também indicaram diferentes estratégias de checagem do conteúdo dos vídeos – como comparar o conteúdo com outras fontes – e relataram que esse aprendizado de verificação decorreu de suas experiências na universidade, família e internet. Assim, maximizar os benefícios e minimizar os males da utilização Youtube para estudos depende de um uso crítico dessa tecnologia pelos estudantes.Item (Po)ética da opacidade : raça, memória, espectro(Tese, 2022) Osman, Elzahrã Mohamed Radwan Omar; Bensusan, HilanA tese começa a se desenhar a partir de um incômodo: o mundo como o conhecemos continua se direcionando para cataclismas ambientais, sociais e éticos. Infelizmente, essas asserções não são nem morais, nem questionáveis. Ao que parece, é o que há, a despeito da existência de movimentos comunitários, culturais e econômicos que procuram sobreviver ao fim do mundo. As soluções que vemos desenhadas quando muito questionam a necessidade do fim do capitalismo, quase sempre sem considerar o que alguns teóricos vêm apontando de diversos modos: que o capitalismo apresenta uma tremenda força revolucionária e reificadora dos seus próprios processos – ao que Silvia Federici adicionaria, quase sempre reacionárias. Assim, não apenas o mundo se dirige a uma extratibilidade sem fim, dos recursos naturais e dos recursos epistêmicos, como também se direciona a uma existência cada vez mais proletarizada, cercada e maquinizada para a maioria dos habitantes do planeta. Ao investigar os pressupostos do texto moderno, mormente filosófico, como sugerido por Denise Ferreira da Silva, procurei compreender aquilo que, em termos ontoepistemológicos, possibilita a permanência do mundo como o conhecemos. Temse em vista o cenário descrito e a compreensão de que ainda é necessário e sempre possível (r)existir, sem, no entanto, impedir o fim desse mundo, ou, ao contrário, contribuir para seu fim (da Silva).Compreendo, como as autoras e os autores mobilizados no presente texto – como o martinicano Édouard Glissant, a afroamericana Saidiya Hartman e a própria da Silva – o fato de ser o arsenal racial gestado na modernidade aquilo que deveria findar para que este mundo findasse. Nesse sentido, a tese investiga a constituição da outridade no assim chamado “texto moderno”, bem como apresenta algumas discussões contemporâneas que procuraram produzir pensamento a partir do que Walter Mignolo chamou de “diferença colonial”. Partindo do diagnóstico da constituição do eu transparente (a constituição do sujeito no pós-Iluminismo)na obra de da Silva e a partir da prerrogativa colocada por Glissant em relação à opacidade, procuro desenhar o que seria o fim do arsenal racial e o fim deste mundo a partir daquilo que sobra: os fantasmas, os rastros e os espectros. Por não se constituírem em presenças plenas –“presença” como outro nome da metafísica –, por se recusarem à reificação da extratibilidade apregoada pelo texto moderno, por não se inscreverem por meio dos essencialismos no pensamento filosófico e político da transparência, bem como seus concomitantes projetos emancipatórios civilizatórios e aqueles presentes nos fundamentalismos religiosos contemporâneos, eles são as memórias, os rastros, as inscrições quem possibilitarão a irrupção do real. Há ainda a (po)ética, como o modus formal e material com o qual lidamos com a recusa da transparência e reafirmamos o direito à opacidade (Glissant) como o único modo possível de estar no mundo. O texto é, assim, uma tentativa de encontrar – também junto à literatura filosófico-feminista contemporânea– aquilo que sobra e que constituirá o nosso novo mundo a partir do fim da racialidade.Item Bio-ética islâmica : aportes epistemológicos desde o pensamento decolonial e os feminismos islâmicos(Dissertação, 2015) Osman, Elzahrã Mohamed Radwan Omar; Segato, Rita LauraEste trabalho propõe-se a apresentar uma discussão sobre os fundamentos e metodologias da bioética islâmica a partir de uma reflexão sobre a shariah, tendo em vista o fato de que essa se constitui como o corpus de pensamento jurídico e teológico desde onde a bioética islâmica recupera as formulações éticas a serem aplicadas aos casos concretos relacionados aos conflitos morais em saúde. Como a bioética islâmica é um produto da modernidade, faz-se necessário compreender o fenômeno do islã e da shariah desde aquele marco histórico, mas também desde o pensamento crítico a ele, ou seja, desde o pensamento decolonial. Os feminismos islâmicos são apresentados também tanto como uma crítica à modernidade, visto falarem desde o projeto dos feminismos decoloniais, ou seja, desde uma crítica ao feminismo ocidental, mas também como uma crítica ao que estamos chamando de islã moderno. Elas nos darão os suportes epistemológicos necessários para discutirmos criticamente as bases em que a bioética islâmica se conforma hoje.Item A utilização das publicações do Inep relativas ao monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação na formulação e avaliação de políticas públicas(Dissertação, 2020) Mateus, Roshni Mariana de; Santos, Gilmar José dosA presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão a ser estudado irá discutir qual a contribuição dos conteúdos produzidos e publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a respeito do monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) para a formulação e avaliação de políticas públicas visando ao cumprimento dessa metas. Os objetivos definidos para este estudo foram descrever o contexto histórico de desenvolvimento do PNE e a importância de seu monitoramento, por meio das publicações do Inep, como fonte de informação para o possível cumprimento das metas; compreender, a partir da opinião de atores envolvidos na formulação e avaliação de políticas públicas em educação em nível estadual e municipal, quais as fontes de dados e informações utilizam para essa formulação e avaliação, e analisar, também a partir da opinião desse atores, o grau de conhecimento sobre as publicações do Inep referentes às metas do PNE e a avaliação que fazem dessas publicações. Para tanto, foram utilizados como procedimentos metodológicos observação participante assistemática, pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e survey. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que há reconhecimento por parte de gestores e conselheiros acerca da qualidade das publicações produzidas pelo Inep sobre o monitoramento das metas, especialmente quanto aos relatórios, entretanto, evidenciam-se limitações quanto à apropriação de seu conteúdo e à frequência de seu uso. Além disso, as publicações denominadas analíticas são menos reconhecidas e muito menos utilizadas e revelouse também um uso acentuado de dados não governamentais em detrimento dos publicizados pelo Inep, justificado pela facilidade em seu acesso e trato.Item Trajetórias de estudantes e de egressos dos cursos graduação no Brasil: uma abordagem longitudinal a partir de dados administrativos(Tese, 2022) Caseiro, Luiz Carlos Zalaf; Comin, Álvaro AugustoO sistema de educação superior brasileiro se expandiu e se diversificou intensamente desde a década de 1990, incorporando novos perfis de estudantes. Cursos vocacionais e acadêmicos, presenciais e a distância, são hoje ofertados em instituições públicas e privadas. Após os anos 2000, políticas de ações afirmativas, no segmento público, e de bolsas e de crédito estudantil, no segmento privado, permitiram o acesso de indivíduos com origens sociais desfavorecidas em todo o sistema. Apesar dessas características inclusivas da expansão recente, o acesso e a permanência na educação superior brasileira ainda são marcados por profundas desigualdades sociais. Essas desigualdades ocorrem dentro e fora do sistema de ensino, tanto nas probabilidades de acesso e permanência nos cursos de graduação, quanto após a sua conclusão, nas ocupações e salários que os egressos obtêm no mercado de trabalho. O objetivo principal desta tese é contribuir para compreensão de como as desigualdades existentes entre os cursos e instituições de ensino superior alteram as trajetórias educacionais e ocupacionais dos estudantes de graduação brasileiros de diferentes origens sociais. Para alcançar esse objetivo são analisadas diversas bases de dados produzidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP). Esses dados permitem acompanhar os estudantes de graduação brasileiros desde seu ingresso na educação superior até sua trajetória posterior no mercado de trabalho formal. Possibilitam também caracterizar os cursos e instituições de educação superior, identificando como a influência dessas características contribuem para mediar o efeito das origens sociais dos estudantes sobre as probabilidades de permanência e conclusão nos cursos de graduação, e, posteriormente, sua colocação no mercado de trabalho.