Produção científica e intelectual

URI Permanente desta comunidadehttps://hdl.handle.net/20.500.14135/630

Gestão do Conhecimento gerado pela produção intelectual técnico-científica dos servidores do Inep.

Navegar

Resultados da Busca

Agora exibindo 1 - 10 de 73
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Taxas de juros no Brasil: efeitos da inadimplência, rigidez e assimetria
    (Dissertação, 2007-05-16) Oliveira, Augusto Marques de Castro; Maldonado, Wilfredo Fernando Leiva
    Esta dissertação estende a literatura de modelos de equilíbrio em competição bancária de modo a avaliar os efeitos da inadimplência na taxa de juros dos empréstimos; assim como a sua rigidez e assimetria. Dois modelos são examinados: um no qual o banco monopolista leva em consideração a taxa de inadimplência na sua maximização de lucros ao oferecer empréstimos ao mercado e outro considera tomadores de empréstimos com hábitos no consumo, o que gera uma curva de demanda quebrada por empréstimos. São implementadas simulações numéricas na economia do segundo modelo teórico, com a finalidade de obter um formado para a curva de demanda por empréstimos. Logo utilizando dados de taxa de juros e volume de empréstimos no Brasil, a curva de demanda por empréstimos, com o formado mencionado anteriormente, é estimada para o país. As principais conclusões dos modelos são as seguintes: (1) Tanto a taxa de pagamento quanto à relação crédito/PIB afetam negativamente a taxa de juros dos empréstimos; (2) A formação de hábitos gera uma rigidez na taxa de juros em relação aos custos do banco monopolista; em particular em relação à taxa de juros SELIC; (3) A formação de hábitos, também, causa assimetria na resposta da demanda por empréstimos às variações na taxa de juros dos empréstimos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Tous passeurs infatigables : tradução e exigência fragmentária em Maurice Blanchot, tradutor de Paul Celan
    (Dissertação, 2013) Pinheiro, Amanda Mendes Casal; Almeida Filho, Eclair Antonio
    Este trabalho pretende acompanhar a trajetória de Maurice Blanchot, apresentando um aspecto ainda pouco abordado pela crítica: sua atividade inconfessa de tradutor, que desenvolveu em toda sua obra em virtude de sua proximidade com escritores de língua alemã. Desse aspecto, destacaremos a publicação de Le Dernier à parler [O último a falar], no qual se apresenta a tradução da poesia de Paul Celan, e o lugar ocupado por este ensaio-livreto na obra de Blanchot. Não de modo fortuito, ele vem a público no momento anterior a Le Pas au-delà (1973) e L‟Écriture du desastre (1980), sucedendo L‟Attente l‟oubli (1962), L‟Entretien infini (1969) e L‟Amitié (1971). Em um primeiro momento, trataremos dos discursos sobre a tradução e, como ponto de recusa, abordaremos o jogo subversivo exercido pela atividade de tradução diante da posição secundária que a crítica e a atividade criadora lhe imputaram. Com base nessa tensão, evidenciaremos que a tradução Ŕ atividade desempenhada por Blanchot Ŕ alimentou a aventura da exigência fragmentária, transformando o fragmento, tanto no âmbito do debate teórico quanto no da prática propriamente dita de tradução, posto que Le Dernier à parler promove o encontro entre tradução e fragmento. Em um segundo momento, acentuaremos a relação que tradução e écriture fragmentaire travam com a exigência de escrever sobre Auschwitz, depois de Auschwitz Ŕ après coup, segundo Blanchot. Afirmaremos que a tradução de Paul Celan é fundamental à metamorfose/mobilidade do fragmentário, levando à écriture a poesia, o judaísmo e a Shoah. Por último, analisaremos aspectos de Le Dernier à parler, em uma tentativa de criar uma crítica da tradução tendo por horizonte o fragmento/o fragmentário. Ao aproximarmos poesia e fragmento, há uma abertura para que se discuta um pensamento de poesia.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A natureza do conhecimento administrativo: uma busca pelo seu objeto
    (Dissertação, 2004) Ma, Janaina Ferreira; Santos, Reginaldo Souza
    A administração, enquanto conhecimento sistematizado, dedicou-se exaustivamente ao estudo do trabalho, desenvolvendo formas de gestão cada vez mais elaboradas e eficientes, em busca do sucesso empresarial tão importante numa sociedade de mercado. Com o advento dos Estudos Organizacionais, a análise do fenômeno organizacional ganhou destaque, possibilitando a reflexão teórica acerca das organizações. Este trabalho tem como objetivo discutir o objeto de estudo da Administração, adotando duas perspectivas de análise: a gestão do trabalho, quando a disciplina se desenvolve de maneira mais prescritiva, e a análise organizacional, quando ela assume uma postura analíticoexplicativa. Considera também a influência da visão funcionalista e o predomínio da racionalidade instrumental no desenvolvimento do pensamento administrativo como limitação para o entendimento do seu objeto. Encontrar um objeto de estudo próprio da Administração faz parte do esforço de caracterizá-la enquanto campo do conhecimento, ou seja, dar à disciplina o status científico. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura e análise de conteúdo das principais escolas do pensamento administrativo, desde a Escola Clássica, passando pelas Escolas de Relações Humanas, Comportamentalista, Estruturalista, Sistêmica e por fim a Contingencialista, representadas pelos autores mais significativos dentro de cada período histórico. Constitui-se portanto numa pesquisa essencialmente teórica. Esperando contribuir para o entendimento do papel da Administração dentro de uma sociedade complexa e cada vez mais desigual, este trabalho propõe a retomada dá ética e dos aspectos substantivos do ser humano e destina-se àqueles que, envolvidos no trabalho prático ou acadêmico, estejam em busca de uma Administração mais comprometida com o desenvolvimento humano.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Bio-ética islâmica : aportes epistemológicos desde o pensamento decolonial e os feminismos islâmicos
    (Dissertação, 2015) Osman, Elzahrã Mohamed Radwan Omar; Segato, Rita Laura
    Este trabalho propõe-se a apresentar uma discussão sobre os fundamentos e metodologias da bioética islâmica a partir de uma reflexão sobre a shariah, tendo em vista o fato de que essa se constitui como o corpus de pensamento jurídico e teológico desde onde a bioética islâmica recupera as formulações éticas a serem aplicadas aos casos concretos relacionados aos conflitos morais em saúde. Como a bioética islâmica é um produto da modernidade, faz-se necessário compreender o fenômeno do islã e da shariah desde aquele marco histórico, mas também desde o pensamento crítico a ele, ou seja, desde o pensamento decolonial. Os feminismos islâmicos são apresentados também tanto como uma crítica à modernidade, visto falarem desde o projeto dos feminismos decoloniais, ou seja, desde uma crítica ao feminismo ocidental, mas também como uma crítica ao que estamos chamando de islã moderno. Elas nos darão os suportes epistemológicos necessários para discutirmos criticamente as bases em que a bioética islâmica se conforma hoje.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A utilização das publicações do Inep relativas ao monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação na formulação e avaliação de políticas públicas
    (Dissertação, 2020) Mateus, Roshni Mariana de; Santos, Gilmar José dos
    A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão a ser estudado irá discutir qual a contribuição dos conteúdos produzidos e publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a respeito do monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) para a formulação e avaliação de políticas públicas visando ao cumprimento dessa metas. Os objetivos definidos para este estudo foram descrever o contexto histórico de desenvolvimento do PNE e a importância de seu monitoramento, por meio das publicações do Inep, como fonte de informação para o possível cumprimento das metas; compreender, a partir da opinião de atores envolvidos na formulação e avaliação de políticas públicas em educação em nível estadual e municipal, quais as fontes de dados e informações utilizam para essa formulação e avaliação, e analisar, também a partir da opinião desse atores, o grau de conhecimento sobre as publicações do Inep referentes às metas do PNE e a avaliação que fazem dessas publicações. Para tanto, foram utilizados como procedimentos metodológicos observação participante assistemática, pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e survey. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que há reconhecimento por parte de gestores e conselheiros acerca da qualidade das publicações produzidas pelo Inep sobre o monitoramento das metas, especialmente quanto aos relatórios, entretanto, evidenciam-se limitações quanto à apropriação de seu conteúdo e à frequência de seu uso. Além disso, as publicações denominadas analíticas são menos reconhecidas e muito menos utilizadas e revelouse também um uso acentuado de dados não governamentais em detrimento dos publicizados pelo Inep, justificado pela facilidade em seu acesso e trato.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Novas estratégias de internacionalização das empresas brasileiras: expansão geográfica, determinantes e alternativas de política social
    (Dissertação, 2013) Caseiro, Luiz Carlos Zalaf; Arbix, Glauco Antonio Truzzi
    Resumo: Após a abertura econômica, empresas brasileiras de diversos setores deram início ou ampliaram seus processos de internacionalização. Esse movimento acentuou-se a partir de 2004, quando os investimentos diretos no exterior das transnacionais brasileiras (IBDs) cresceram em uma magnitude sem precedentes. A recente expansão internacional, entretanto, difere das experiências passadas não apenas no volume dos investimentos, mas também quanto ao seu destino e qualidade, que abarcam um número crescente de países e setores. A presente dissertação contempla uma detalhada caracterização da internacionalização de 148 transnacionais brasileiras nas últimas duas décadas no que diz respeito a sua composição setorial e à localização geográfica dos IBDs. Por meio de análises quantitativas e qualitativas, chegamos a conclusões que desconstroem as ideias recorrentes na literatura acadêmica de que esse movimento estaria restrito a setores intensivos em commodities ou concentrado na América Latina. Ao evidenciarmos as correlações existentes entre os setores de atividade das empresas e suas estratégias de inserção internacional, demonstramos que as empresas mais intensivas em tecnologia buscam a internacionalização primordialmente nos maiores e mais dinâmicos mercados do globo como uma forma de reforçar os laços com os clientes e obter acesso a novos conhecimentos produtivos e tecnologias. Adicionalmente, a presente dissertação procura superar as limitações da perspectiva da gestão das empresas, predominante na literatura acadêmica sobre o tema, ao investigar os determinantes externos da recente intensificação da internacionalização das empresas brasileiras por meio de uma abordagem transdisciplinar. Nesse sentido, contextualiza historicamente a inserção externa das transnacionais brasileiras desde a década de 70 até os dias de hoje, analisando em detalhes os impactos da reestruturação da geografia produtiva internacional, da difusão de novas tecnologias e de fatores macroeconômicos e políticos sobre os fluxos de IBDs. Por meio dessa mudança de perspectiva, é possível alcançar uma melhor compreensão das características da trajetória recente de internacionalização das empresas brasileiras, bem como novas implicações para a formulação de políticas industriais
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Sentidos de contextualização nas questões de ciências da natureza e suas tecnologias no ENEM: uma análise discursiva
    (Dissertação, 2015) Rego, Alexandre Marques Jaloto; Martins, Isabel Gomes Rodrigues
    O presente trabalho tem como objetivo caracterizar a construção da contextualização nas questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Quando teve sua primeira edição aplicada em 1998, o exame, de caráter voluntário, tinha como objetivo principal possibilitar aos participantes uma referência para autoavaliação. Em 2009, o ENEM passou por profundas mudanças e foram agregados novos objetivos, como integrar o Sistema de Seleção Unificada e certificar ao nível do ensino médio. Tais mudanças acarretaram uma mudança na organização e apresentação das questões, e o exame passou a contar com quatro provas que reúnem conteúdos disciplinares afins. Desde sua criação, a construção das questões do ENEM objetiva atender orientações curriculares que reforçam concepções de competências e habilidades, situação-problema, interdisciplinaridade e contextualização. Partimos de três premissas nesse trabalho: o texto do documento que referencia o exame permite diferentes possibilidades de interpretações da concepção de contextualização; a contextualização no ensino constitui um processo de estabelecer uma relação entre um determinado conhecimento e um (ou mais) contexto(s); e a contextualização está presente em todas as questões do ENEM. Identificamos que diferentes discursos sobre o tema circulam na literatura da área de ensino de ciências, os quais agrupamos em três eixos: cotidiano, conhecimento científico e conhecimento pedagógico. Em nossa pesquisa, privilegiamos a análise de relações estabelecidas entre o conhecimento científico abordado no texto e contextos sociais e científicos no tratamento curricular de uma questão socialmente aguda, o consumismo — eleito como nosso recorte temático. Este tema foi definido conjuntamente com professores da educação básica que participam de grupos colaborativos voltados à inserção curricular destas questões no ensino médio. O corpus de nossa pesquisa foi composto de 14 questões de CNT das edições do ENEM a partir de 2009. Inspirados na Análise Crítica do Discurso como referencial teórico-metodológico, caracterizamos como eventos sociais estão representados nas questões em termos de seus atores sociais, processos e circunstâncias. Com isso, explicitamos como as escolhas discursivas presentes nas formulações das questões do ENEM representam discursos que circulam no ensino de ciências sobre contextualização. As análises indicam que os discursos sobre contextualização que remetem ao eixo cotidiano estão representados nas questões principalmente a partir da presença de situações de tomada de decisão, que em geral são baseadas no conhecimento científico. Os discursos sobre contextualização que remetem ao eixo conhecimento científico fazem referência principalmente à relação entre ciência, tecnologia e sociedade. Identificamos que se privilegia uma relação direta entre produção do conhecimento científico, produção tecnológica e bem-estar social. Já os discursos sobre contextualização que remetem ao eixo conhecimento pedagógico estão representados nas questões principalmente a partir da presença de estratégias pedagógicas como a construção de situações hipotéticas para fins de ensino; explicação de fenômenos sem pressupor conhecimentos prévios; e elaboração de questionamentos sobre textos lidos anteriormente.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O projeto Procentro e as Escolas Charter: investigação de um modelo educacional defendido pela Fundação Itaú Social
    (Dissertação, 2013) Sardinha, Rafaela Campos; Leher, Roberto
    A dissertação investiga uma experiência de aplicação do modelo das escolas charter no Brasil : o projeto “piloto” em Pernambuco, denominado Procentro (2005 - 2007 ). As escolas charter foram difundidas nos EUA pelo programa No Child Left Behind (Nenhuma criança deixada para trás). No Brasil, a sua propagação deve - se principalmente a Fundação Itaú Social que justifica o modelo como alternativa para as escolas de educação básica que apresentam o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica ( IDEB ) abaixo das metas desenvolvidas no escopo do movimento “Todos pela Educação”. Segundo este movimento , a atuação das ditas “ fundações sem fins lucrativos ” na s escolas associadas ao Procentro está amparada na lei das Parcerias Público Privadas (BRASIL, 2004) . Porém, esta modalidade de privatização tem origem no Brasil desde o Plano Diretor da Reforma do Estado de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Carlos Bresser Pereira (BRASIL, 1995) e legitima - se através d a legislação local do estado de Pernambuco. O presente trabalho analisa as contrarreformas decorrentes da Reforma do Estado , tal como ficaram conhecidas as “ reformas orientadas para o mercado” ( BRESSER PEREIRA, 1996 , p. 21) , abrangendo também o processo denominado como publicização (BHERING, 2008) que fundamentou o modelo escolar pernambucano. A pesquisa sustenta que a atuação dos referidos organismos privados na escola pública redefine sua função social universalizante e expressa interesses de frações hegemônicas da sociedade civil. As Parcerias Público Privadas tornaram - se uma estratégia prioritária na construção da hegemonia da fração de classe ligada ao mercado financeiro por meio da intervenção sistemática no interior da escola pública. A pesquisa contempla o estudo das reformas educacionais estadunidenses de caráter neoliberal, na qual estão inseridas as escolas charter, e examina as publicações das fundações de direito privado que produzem a agenda do Todos pela Educação – particularmente a Itaú - Social – analisa ndo estudos e documentos sobre a experiência “Procentro”. A investigação conclui que as ações privatizantes na escola pública no Brasil difundem um ethos contrastante com as bases do ensino público, laico e universal conquistados pelos trabalhadores da educação e pela sociedade como um todo, num longo processo de construção democrática . A aplicação deste modelo para todo o Brasil representa um drástico retrocesso que aprofunda a condição de capitalismo dependente do país
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Sentidos e significados do índice geral de cursos na regulação da qualidade da educação superior
    (Dissertação, 2013) Hora, Paola Matos da; Sousa, José Vieira de
    A dissertação trata de um tema permeado por contradições: a regulação da educação superior brasileira realizada pelos índices. As contradições se concretizam pelo fato dos índices terem sido incorporados por meio de portarias à política de avaliação vigente. Dentre os índices que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) está o Índice Geral de Cursos (IGC), objeto deste estudo, que se propõe a medir a qualidade das instituições de educação superior e também é um mecanismo da regulação realizada pelo Estado. O IGC é uma média ponderada de conceitos de cursos da graduação e pós-graduação stricto sensu. Diante deste contexto, a pesquisa teve como objetivo geral investigar como o Índice Geral de Cursos induziu a qualidade no curso de licenciatura em Letras de quatro instituições de educação superior do Distrito Federal, nos ciclos avaliativos de 2008 e 2011. O estudo foi do tipo exploratória, adotou uma abordagem quali-quantitativa e utilizou entrevistas semiestruturadas e análise documental como procedimentos e instrumentos para a coleta de dados. As instituições pesquisadas foram selecionadas tendo em vista os critérios de organização acadêmica, natureza administrativa e localização geográfica. De cada uma das instituições foram escolhidos como sujeitos da pesquisa o gestor, o presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e o coordenador do curso de licenciatura em Letras. Para a análise dos dados utilizaram-se categorias de conteúdo – a avaliação como política pública, a qualidade na educação superior e a regulação – e metodológicas – mediação e contradição –, que auxiliaram a imprimir um olhar dialético ao trabalho, com o intuito de atender aos objetivos específicos da pesquisa: analisar o conceito Enade como um dos instrumentos de composição dos índices obtidos pelas Instituições de Educação Superior (IES) selecionadas; investigar a concepção de qualidade orientadora da gestão acadêmica dos estabelecimentos pesquisados, a partir de suas políticas institucionais; examinar as estratégias adotadas pelas instituições selecionadas quanto ao uso dos resultados do seu IGC como forma de investimento na qualidade, tomando como referência os cursos pesquisados; e examinar a relação entre o IGC e a regulação realizada no curso de licenciatura em Letras das IES investigadas. Os resultados da pesquisa demonstraram que o IGC não está necessariamente atrelado à indução de qualidade nas IES, mas evidencia-se como forma de controle e ajuste das instituições à política de avaliação. A microrregulação ocorre de maneira distinta nas IES, revelando a preocupação destas em atenderem às demandas da política de avaliação. Todavia, a reorientação das condutas nem sempre está vinculada ao investimento em qualidade. No que se refere à política de avaliação, as instituições reconhecem a importância do IGC, porém o índice ainda apresenta muitas falhas e não consegue analisar a complexidade e a heterogeneidade das instituições que ofertam educação superior ressaltando poucas informações qualitativas dessas e escassos subsídios para possíveis intervenções locais.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Inclusão educacional de um aluno superdotado com Transtorno de Asperger no ensino fundamental: um estudo de caso
    (Dissertação, 2019) Souto, Waleska Karinne Soares Coutinho; Fleith, Denise de Souza
    O contexto internacional de concretização de direitos humanos inclui um movimento que reforça a relevância de inclusão social de pessoas com necessidades especiais. Concernente à educação, o processo de inserção de alunos com tais características no ensino regular apresenta como princípios fundamentais a igualdade de condições e a equidade de oportunidades para todos. Nas últimas décadas, tem-se observado um interesse crescente por parte de pesquisadores e educadores por alunos superdotados que apresentam, simultaneamente às habilidades superiores, dificuldades comportamentais, emocionais e de aprendizagem. A sobreposição dessas características aparentemente antagônicas é denominada dupla excepcionalidade. Este estudo teve como objetivo analisar a inclusão educacional de um aluno superdotado com transtorno de Asperger no ensino fundamental a partir da perspectiva de gestores, professores, mãe e do próprio aluno. Foram investigados os fatores que contribuíram para a inclusão do aluno, bem como os desafios enfrentados e o papel desempenhado pelo atendimento educacional especializado ao aluno superdotado nesse processo. Foi adotado como referencial teórico o Modelo dos Três Anéis de Renzulli. Para realização da pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa de estudo de caso único. O participante da pesquisa foi um aluno do gênero masculino com 11 anos de idade, com características de dupla excepcionalidade. No momento da pesquisa, o aluno estava incluído em uma classe comum do ensino regular de 7º ano do ensino fundamental da rede pública e frequentava uma das salas de recursos para atendimento educacional especializado aos alunos com altas habilidades/superdotação da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: entrevistas semiestruturadas, análise documental e observações diretas no contexto escolar. O método de análise de xii dados empregado foi a análise de conteúdo qualitativa. Os resultados indicaram que a inclusão do aluno com dupla excepcionalidade na classe comum do ensino regular foi considerada um procedimento bem-sucedido. O aluno contou, ao longo de sua trajetória escolar, com uma rede sistematizada de apoio empenhada em potencializar seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional. O excelente desempenho acadêmico do aluno e os progressos conquistados por ele no que diz respeito, principalmente, aos aspectos socioemocionais foram determinados por uma confluência positiva de diversos fatores associados tanto ao contexto escolar quanto familiar. Os desafios envolvidos no processo de inclusão estavam relacionados às dificuldades socioemocionais do aluno. Verificou-se ainda que o atendimento educacional especializado na sala de recursos de altas habilidades/superdotação favoreceu o processo de inclusão do aluno com dupla excepcionalidade na classe comum do ensino regular na medida em que impulsionou seu desenvolvimento global.