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Item Brasilienses e a ideia do não-sotaque no processo de formação de identidade linguística(Dissertação, 2002-02-26) Barbosa, Adriana de Oliveira; Alkmim, Tânia MariaO presente trabalho investigou atitudes linguísticas de brasilienses frente à diversidade de sotaques que estão presente sem Brasília desde sua constituição e frente ao processo de formação de um falar próprio das pessoas nascidas na capital. Estudos anteriores abordaram o processo de mudança nos padrões fonológicos dos migrantes e apontaram um incipiente processo de formação de um novo padrão para os nascidos na cidade. Partimos da ideia presente num discurso corrente na cidade de que os brasilienses teriam constituído um falar sem sotaque. Por meio de entrevistas baseadas num questionário semidirigido, os informantes, todos de classe média, moradores da parte central da cidade e de regiões periféricas, foram solicitados a se pronunciar sobre: a diversidade linguística regional no Distrito Federal; os diversos sotaques brasileiros; a percepção da mudança nos sotaques de seus pais e o falar de Brasília, tópico que constituiu o ponto principal de nossa pesquisa. A avaliação das entrevistas revelou que existe entre os entrevistados a ideia de um grupo brasiliense com um falar próprio que se define por exclusão em relação aos diversos sotaques regionais brasileiros. Esses resultados reiteram o discurso público que constrói uma identidade linguística regional baseada em valores ideológicos de uma elite que quer se destacar nacionalmente e que, por isso, precisa se definir pela diferença.Item Avaliação externa: a utilização dos resultados do SAEB 2003 na gestão do sistema público de ensino fundamental no Distrito Federal(Dissertação, 2006-10-24) Horta Neto, João Luiz; Fonseca, MaríliaEste trabalho discorre sobre a utilização da avaliação externa, em especial o Sistema de Avaliação da Educação Básica, Saeb, como um instrumento para a melhoria da qualidade educacional. A avaliação externa, iniciada no Brasil no início dos anos 1980 culminando com a criação do Saeb no final dessa década, tem procurado fornecer informações para que os sistemas de ensino possam conhecer melhor a sua realidade e a partir daí desenvolver ações para que, no âmbito de suas competências possam superar os problemas apontados por ela. Para entender melhor a problemática que envolve a avaliação externa de escolas e sistemas, foram consultados diversos autores que auxiliam na compreensão do papel desempenhado pela avaliação externa no desenho e acompanhamento de políticas públicas na área educacional em inúmeros países e em diferentes momentos históricos. No caso brasileiro, são apresentados alguns aspectos peculiares das primeiras medições em educação até chegar-se à institucionalização do Saeb. Para dar conta dessa tarefa, são consultados diversos autores, destacando-se entre eles Vianna, Ristoff, Dias Sobrinho, Ravela, Bonamino, Pilatti e Pestana. O trabalho também apresenta a estrutura geral e a metodologia do Saeb como exemplo de uma avaliação em larga escala, além de uma discussão sobre os principais resultados apresentados pelos relatórios nacionais que divulgam os resultados dos diversos ciclos de avaliação realizados. O objetivo nuclear deste trabalho é analisar de que forma a Secretaria de Educação do Distrito Federal utiliza as informações produzidas pelo Saeb, para gerir o ensino fundamental da rede pública. A pesquisa é de natureza qualitativa e para a sua realização foram utilizadas a análise documental e entrevistas semi-estruturadas com a finalidade de conhecer a percepção dos gestores da Secretaria com relação ao Saeb. Os resultados indicaram que os dirigentes, apesar de conhecerem pouco os resultados desa avaliação, reafirmam a importância dessa avaliação para atuar sobre as fragilidades do sistema. No entanto, como não existe uma atividade sistemática de planejamento das ações da Secretaria, essa parece ser a principal razão para que os dados do Saeb não sejam utilizados. Além disso, a pesquisa aponta que os gestores entrevistados parecem não compreender suficientemente as informações produzidas pelo Saeb. Ao final do trabalho, são apresentadas sugestões para o aprimoramento do Saeb e algumas indicações de futuras linhas de pesquisa.Item O processo de aquisição lexical na infância e a metalexicografia do dicionário escolar(Tese, 2007-03) Gomes', Patrícia Vieira Nunes; Faulstich, EnildeEste trabalho discorre sobre a utilização da avaliação externa, em especial o Sistema de Avaliação da Educação Básica, Saeb, como um instrumento para a melhoria da qualidade educacional. A avaliação externa, iniciada no Brasil no início dos anos 1980 culminando com a criação do Saeb no final dessa década, tem procurado fornecer informações para que os sistemas de ensino possam conhecer melhor a sua realidade e a partir daí desenvolver ações para que, no âmbito de suas competências possam superar os problemas apontados por ela. Para entender melhor a problemática que envolve a avaliação externa de escolas e sistemas, foram consultados diversos autores que auxiliam na compreensão do papel desempenhado pela avaliação externa no desenho e acompanhamento de políticas públicas na área educacional em inúmeros países e em diferentes momentos históricos. No caso brasileiro, são apresentados alguns aspectos peculiares das primeiras medições em educação até chegar-se à institucionalização do Saeb. Para dar conta dessa tarefa, são consultados diversos autores, destacando-se entre eles Vianna, Ristoff, Dias Sobrinho, Ravela, Bonamino, Pilatti e Pestana. O trabalho também apresenta a estrutura geral e a metodologia do Saeb como exemplo de uma avaliação em larga escala, além de uma discussão sobre os principais resultados apresentados pelos relatórios nacionais que divulgam os resultados dos diversos ciclos de avaliação realizados. O objetivo nuclear deste trabalho é analisar de que forma a Secretaria de Educação do Distrito Federal utiliza as informações produzidas pelo Saeb, para gerir o ensino fundamental da rede pública. A pesquisa é de natureza qualitativa e para a sua realização foram utilizadas a análise documental e entrevistas semiestruturadas com a finalidade de conhecer a percepção dos gestores da Secretaria com relação ao Saeb. Os resultados indicaram que os dirigentes, apesar de conhecerem pouco os resultados desta avaliação, reafirmam a importância dessa avaliação para atuar sobre as fragilidades do sistema. No entanto, como não existe uma atividade sistemática de planejamento das ações da Secretaria, essa parece ser a principal razão para que os dados do Saeb não sejam utilizados. Além disso, a pesquisa aponta que os gestores entrevistados parecem não compreender suficientemente as informações produzidas pelo Saeb. Ao final do trabalho, são apresentadas sugestões para o aprimoramento do Saeb e algumas indicações de futuras linhas de pesquisa.Item Os gastos públicos em educação e a variância da proficiência: uma análise do período 2005-2007(Dissertação, 2009-11-18) Becker, Fernanda da Rosa; Vergara, Sylvia ConstantA presente dissertação procura identificar se o gasto público em educação, sendo um importante componente das despesas orçamentárias municipais, tem impacto no grau de proficiência dos alunos. Para o estudo foi realizada consulta a literatura e as bases de dados oficiais. Os dados foram tratados quantitativamente por meio de análises estatísticas descritivas e inferenciais. A análise foi feita por meio de regressões simples e múltiplas. O estudo não identificou relação significativa entre o diferencial de gasto por aluno no ensino fundamental e a variação da proficiência dos alunos da 4ª série do ensino fundamental. Conclui-se que somente o aumento do volume de recursos destinados a educação não é suficiente. A qualidade do gasto e , portanto, o uso dos recursos deve ser monitorado para que as políticas de financiamento sejam mais efetivas.Item Investigando a disciplina escolar Educação Ambiental em Armação dos Búzios, RJ: entre histórias e políticas de currículo(Dissertação, 2010-09-30) Santos, André Vitor Fernandes dos; Ferreira, Marcia SerraEste trabalho tem como objetivo compreender o processo de emergência da disciplina escolar Educação Ambiental no município de Armação dos Búzios, RJ, ocorrida entre 2006 e 2008. Dialogando com o campo do Currículo, apoio-me, principalmente, nas produções em História das Disciplinas Escolares (Ivor Goodson; Marcia Serra Ferreira) e em Políticas de Currículo (Stephen Ball; Alice Casimiro Lopes). Utilizando como fontes de estudo documentos escritos e depoimentos de profissionais que trabalharam na Secretaria Municipal de Educação no período, investigo os processos que levaram à constituição dessa disciplina escolar, incluindo as ações produtoras desse material cultural, isto é, os conflitos, as disputas e as negociações envolvidas na implementação da mesma nas escolas do município. Valendo-me, especialmente, das contribuições de Stephen Ball e colaboradores, percebo a emergência da disciplina escolar em meio à circulação de sentidos sobre o tema produzidos em diferentes contextos, com foco nas reinterpretações e nas hibridizações elaboradas no contexto de produção. Na análise, evidencio as ambivalências elaboradas no processo de constituição desse componente curricular, visto que a temática ambiental passou a se comportar como um tema transversal e, simultaneamente, como uma disciplina escolar. Percebo que ações como as observadas no município investigado vão constituindo sentidos de uma Educação Ambiental tipicamente escolar que, na busca por fortalecimento, estabelece diálogos com as comunidades disciplinar e epistêmica, conquistando status, recursos e território (Ivor Goodson). Defendo, então, a realização de estudos que, como o aqui realizado, buscam compreender como a Educação Ambiental tem forjado mecanismos para a sua inserção nos currículos escolares.Item Concepções de letramento que respaldam as avaliações Saeb e Prova Brasil(Dissertação, 2013-03-06) Queiroz, Patrícia Andréa de Araújo; Freitas, Vera Aparecida de LucaNeste estudo busca-se identificar qual concepção de letramento está presente no referencial teórico, que subsidia a avaliação de Língua Portuguesa do 5º ano do Ensino Fundamental do Saeb e da Prova Brasil, e analisar se a concepção adotada reflete as Matrizes de Referência e os testes aplicados desde 1995, considerando a importância que essas avaliações vêm ganhando no cenário educacional brasileiro. Assim, para tratar dos conceitos de letramento e gênero discursivo, postulados básicos que orientam este trabalho, utilizam-se as reflexões dos seguintes autores: Bakhtin, Barton, Street, Soares, Kleiman, Ribeiro, Rios e Marcuschi. Para se compreender o contexto político e econômico no qual esses exames chegam ao Brasil e vão se consolidando, procura-se dialogar com Afonso, Barreto, Freitas, Barroso e Bresser Pereira. A escolha teórico- metodológica para coleta e tratamento dos dados dá-se na perspectiva de uma abordagem mista, que conjuga a pesquisa qualitativa com a quantitativa. Contribuem para essa discussão Creswell, May, Pimentel, Franco e Bardin. Verifica-se que o referencial teórico dessas avaliações em larga escala se orienta pela concepção de letramento funcional, entretanto, a Matriz de Referência, reformulada em 2001, e os testes aplicados desde 1995 apontam para o modelo autônomo de letramento. Isso significa que diferentes perfis de leitor são contemplados por essas avaliações, visto que ambos os conceitos de letramento trazem em seu bojo concepções diferentes de leitor, de indivíduo, considerando importante determinado conjunto de habilidades de leitura e escrita. Dessa forma, conclui-se que o Saeb e a Prova Brasil precisam avançar na definição do perfil de leitor que pretendem realmente avaliar ao término de cada etapa da educação básica, primando pela coerência e consistência entre referencial teórico, Matriz de Referência e testes, pois da forma como essas avaliações estão estruturadas não se consegue sequer atender aos anseios funcionais da sociedade econômica, algo contemplado pelo referencial teórico, mas ausente na Matriz de Referência e nos testes.Item As avaliações externas e seus efeitos sobre as políticas educacionais: uma análise comparada entre a União e os Estados de Minas Gerais e São Paulo(Tese, 2013-07) Horta Neto, João Luiz; Yannoulas, Silvia CristinaO objeto de estudo deste trabalho é a avaliação educacional, que usa os testes de desempenho cognitivo aplicado aos alunos como seu principal instrumento constituindo-se em uma das ferramentas estimulantes das políticas educacionais pós-burocráticas. Esses testes vêm sendo utilizados por uni número cada vez maior de sistemas educacionais, no Brasil e em diversos países, em nível nacional e subnacional. como uma estratégia das reformas educacionais visando o controle da qualidade da educação. Traçou-se como objetivo analisar o desenvolvimento dos testes, aplicados pela União e pelos Estados de Minas Gerais e São Paulo aos alunos do ensino fundamental entre 1990 e 2012. buscando identificar como os resultados obtidos estão sendo utilizados pelas políticas educacionais. Para o desenvolvimento do estudo foi empregado o método comparado, utilizando-se as normas legais que instituíram cada um dos testes, identificando os movimentos de alteração ocorridos com o passar dos anos e os relatórios técnicos utilizados para divulgar seus resultados. Dada a importância que os testes vêm ganhando nas ações desenvolvidas pelos governos nacional e subnacionais. e a associação de seus resultados a um indicador de qualidade educacional, investigou-se. ainda, como essa qualidade educacional estava sendo tratada pelos meios de comunicação escritos disponíveis na Internet. Para a análise dos três casos escolhidos, definiram-se como variáveis a periodicidade de aplicação dos testes, sua abrangência em função da quantidade de alunos, dos anos escolares e áreas do conhecimento testados, a forma de se apresentar os resultados e os tipos de responsabilização, de baixa ou alta consequência, perante os resultados alcançados. Para verificar os efeitos dos resultados sobre as políticas educacionais, foram escolhidas algumas ações de cada um dos três governos. A análise dos achados da pesquisa foram iluminadas a partir da discussão da educação como um direito, dos mecanismos de regulação como elementos de condução da ação política do Estado e das modificações que o conceito de avaliação educacional sofreu até os dias atuais. Concluiu-se que os testes têm sido utilizados não como um instrumento para avaliar os sistemas educacionais e auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos, mas sim como um instrumento de regulação do trabalho realizado pela escola e por seus profissionais, e, assim, seus resultados não têm influenciado as políticas educacionais.Item Acreditação e qualidade da educação superior: abrindo a caixa-preta do sistema de acreditação de cursos superiores do Mercosul(Dissertação, 2013-07-25) Serikawa, Leonardo Kasuo dos Santos; Moura, Leides Barroso AzevedoCriada em 2009, a Rede de Agências Nacionais de Acreditação (RANA) tem como função aprofundar a integração do MERCOSUL por meio do Sistema de Acreditação de Cursos Superiores (ARCU-SUL). Ante a importância dessa rede, o objetivo principal desta dissertação é conhecer o papel desempenhado por ela no reconhecimento da qualidade da educação superior no MERCOSUL. Entre seus alvos estão estabelecer critérios regionais de qualidade de cursos de graduação para a melhoria permanente da formação superior e desenvolver capacidades institucionais de avaliação. Assim, vislumbrou-se a possibilidade de abrir essa ¿caixa-preta¿ a fim de conhecer sua estrutura (atores, processos, conexões), suas relações, seus avanços e seus desafios na integração dos sistemas de ensino superior dos países membros e associados. De natureza exploratório-descritiva, delineamento transversal, com uso da metodologia qualitativa, a pesquisa adotou como métodos a análise de conteúdo de documentos oficiais e das entrevistas semi-estruturadas com representantes da rede e especialistas no tema. Em relação à teoria que embasa a pesquisa, foram utilizadas as categorias da Teoria Ator-Rede (TAR), de Bruno Latour e Michael Callon. Para a coleta, foi utilizado o software Atlas T.I., o qual facilitou a organização dos dados e das informações. Quanto aos resultados, a pesquisa apontou que a RANA encontra-se atrelada às políticas globalizantes mundiais de interesse dos países centrais, afastando-se de perspectivas regionais e nacionais. Com base na TAR, a pesquisa ainda encontrou alguns problemas na RANA que interferem na transparência e aceitação do seu trabalho pelas sociedades dos países envolvidos, entre os quais se destacam as dificuldades de comunicação, os limites da baixa institucionalização, o desconhecimento e a desconfiança mútuos.Item Interpretação pedagógica: escala de proficiência da área de ciências humanas e suas tecnologias do exame nacional do ensino médio (ENEM): método bookmark(Dissertação, 2013-10-31) Liocádio, Taíse Pereira; Soares, Tufi MachadoA presente pesquisa propõe a interpretação pedagógica da escala de proficiência da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem a partir do método Bookmark. Avaliações nacionais como o Enem devem servir como mais um instrumento de melhoria do ensino no processo educacional, sendo incorporado por gestores, docentes, participantes, pais e alunos em seus por aspectos quantitativos. É preciso dar significado aos resultados estatísticos e psicométricos desse Exame, já que muitas vezes tornam-se indecifráveis aos interessados no Enem. Para isso foram analisados com o método Bookmark os itens de Ciências Humanas e suas tecnologias aplicados no Enem de 2009 a 2011, resultando na definição e descrição de quatro níveis de proficiência: Elementar; Básico; Proficiente e Avançado. Tal análise visa dar suporte às futuras discussões pedagógicas sobre os pontos de corte atualmente definidos no Enem para fins de certificação e seleção para o ensino superior.Item O exame nacional do ensino médio: direitos e garantias das pessoas privadas de liberdade(Dissertação, 2014) Lima, Ellen Cristina Lino; Neubert, Ellen Cristina LinoEsta dissertação analisa o processo de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em uma penitenciária localizada no estado de Goiás. A escolha do ambiente prisional como campo de investigação teve como intuito avaliar se os direitos e garantias assegurados pela legislação brasileira, no que tange as pessoas privadas de liberdade, estão sendo assegurados pelo Inep e órgãos da administração penitenciária. A metodologia utilizada foi entrevista semiestruturada, realizada com o Responsável Pedagógico pela unidade prisional e questionários aplicados aos presos que realizaram o Enem em 2012. Esses instrumentos de pesquisa, articulados à pesquisa bibliográfica e à apreciação dos dados coletados, permitiram a análise da realidade da aplicação do exame no ambiente prisional e identificação de falhas que indicam que alguns direitos deste público estejam sendo afetados. Os principais problemas identificados foram a falta de conscientização dos atores envolvidos no processo de implementação do Enem nas unidades prisionais e falhas no repasse das informações oriundas do Inep a respeito do exame, e sua importância para a população carcerária. A partir destes dados, foram indicados, no Plano de Intervenção aqui proposto, estratégias de ação que visem o aprimoramento do método de repasse das informações e a conscientização dos sujeitos envolvidos acerca da importância do exame para os participantes privados de liberdade.Item Qualidade educacional e perfil socioeconômico: expressão espacial do ensino público no Distrito Federal(Dissertação, 2014-02-13) Kunz, Sidelmar Alves da Silva; Campos, Neio Lúcio de OliveiraEste trabalho tem o propósito de analisar a expressão espacial da relação entre qualidade educacional e o perfil socioeconômico da população do Distrito Federal por região administrativa. Ressalta-se que esta investigação tem como intenção contribuir para o amadurecimento intelectual desse debate (relação entre qualidade educacional e perfil socioeconômico), visto que se apresentam indicadores socioeconômicos inéditos construídos no nível de região administrativa do Distrito Federal acerca dessas variáveis, a saber: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Prova Brasil, Ambiente Escolar, Distorção Idade- Série e Índice de Qualidade Educacional. Ainda mais que a particularidade do olhar geográfico para essa temática, que normalmente e objeto de estudo de economistas e sociólogos, figura-se como oportunidade para preencher lacunas nesse campo de discussão e subsidiar o poder público na busca pela construção de alternativas para reduzir as desigualdades socioespaciais, em especial na área educacional. O marco teórico para a análise espacial e a proposta da noção de expressão espacial sustentada na teoria do espaço geográfico. Essa noção diz respeito a expressão da linguagem geo-cartográfica referente a um conjunto de informações geográficas, ou seja, localizáveis espacialmente. Em termos metodológicos, esta pesquisa utiliza-se de fonte documental - material sem tratamento analítico reelaborado conforme o interesse desta pesquisa - de natureza quantitativa e fonte bibliográfica, valendo-se de instrumentais estatísticos e geo-cartográficos. A título de resultado, aponta-se que a expressão espacial da relação entre qualidade educacional e o perfil socioeconômico da população do Distrito Federal revela que a localidade residencial dos estudantes de ensino fundamental das escolas públicas do Distrito Federal não possui correlação com os resultados escolares.Item O uso do aparelho celular dos estudantes na escola(Dissertação, 2014-03-20) Nagumo, Estevon; Teles, Lúcio FrançaEsta dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa Educação, Tecnologias e Comunicação, teve a orientação do professor Lúcio França Teles, no período de março de 2012 a março de 2014. Na atualidade, há uma disseminação do uso de celulares na sociedade e no ambiente escolar. Neste cenário, a escola e os professores trabalham para conseguir lidar com estudantes cada vez mais conectados. O objetivo desta pesquisa foi compreender os motivos e desdobramentos do uso dos aparelhos celulares pelos estudantes na escola. Utilizou-se como metodologia a Teoria Fundamentada (Grounded Theory) de Glaser e Strauss (1967). Obteve-se os dados por meio de interações no Twitter, questionário online e entrevistas online a partir de estudantes que estivessem utilizando a internet na escola por meio de um aparelho móvel pessoal. A partir das 29 respostas no questionário, obteve-se o perfil de estudantes do Ensino Fundamental e Médio, a maioria de escola públicas, de 13 Estados diferentes, todos com posse de um celular, em geral com conexão à internet por um plano pré-pago. A partir dos dados coletados, nota-se que há leis e regulamentos escolares que proíbem o uso desses aparelhos na escola, contudo é o professor que define as regras de uso na sala de aula. Muitos acabam por liberar o uso após o termino de uma atividade para que o aluno se distraia e não atrapalhe os demais. Os estudantes tendem a transgredir as proibições e usar seus celulares por terem tempo livre na escola ou estarem entediados com as aulas. Além disso, querem se comunicar e entrar nas redes sociais ou mesmo sanar dúvidas da aula com consulta rápida à internet. Como consequências gerais desse uso, há distração dos alunos, problemas de privacidade, como a disseminação de conteúdo inadequado e cola nas provas. Neste cenário, indica-se que a escola compreenda as questões sociais e culturais relativas a este costume dos jovens e enxergue o fenômeno como uma oportunidade de aproximação. A escola pode negociar com os alunos para que ocorra o uso responsável desses aparelhos nesse ambiente. Assim como aproveitar a comunicação na internet para estabelecer diálogos com estes jovens e trabalhar questões éticas em relação ao uso da tecnologia. O uso inteligente da tecnologia na escola pode propiciar um ambiente de aprendizado mais colaborativo e interessante aos alunos.Item Para onde caminham as escolas?(Dissertação, 2014-03-31) Almeida, Gabriela Freitas de; Pederiva, Patrícia Lima MartinsEsta pesquisa tem como objetivo investigar concepções e práticas educativas reconhecidas socialmente como alternativas, buscando compreender suas bases e modos de atuação e sua influência no contexto educacional atual. A pesquisa se desenvolveu em meio a práticas educacionais que buscam se diferenciar da educação tradicional, alegando utilizar metodologias ou técnicas diferenciadas. A partir de autores como Illich, Saviani e Freire, analisamos a prática pedagógica de uma escola de educação infantil em Brasília, referência entre aqueles que buscam uma educação alternativa. Com a ajuda desses autores, analisamos as relações que se estabelecem na escola, alguns de seus dispositivos pedagógicos e os processos de construção de conhecimento com vistas a compreender em que bases tal escola se alicerçaria naquilo que denomina como alternativa. A partir da pesquisa, registramos algumas características da escola que compreendemos como tal.Item Algumas propostas para imputação de dados faltantes em Teoria de Resposta ao Item(Dissertação, 2014-07-07) Pereira, Edna Alessandra; Gomes, Antonio EduardoNeste trabalho, são estudadas duas propostas de métodos de imputação de dados para o ajuste do modelo de três parâmetros em estudos de teoria de resposta ao item. O primeiro método proposto consiste em utilizar como probabilidade de resposta positiva para imputação de resposta o valor fornecido pela curva de regressão logística das respostas certas e erradas do indivíduo como função das estimativas do parâmetro de dificuldade para os itens respondidos pelo indivíduo. Obtida a curva logística, a probabilidade de resposta positiva para um item que o indivíduo não tenha respondido é obtida pela curva logística ajustada calculada no valor estimado do parâmetro de dificuldade do item não respondido. A partir desta probabilidade, imputa-se uma resposta correta ou não. O segundo método é similar ao primeiro, mas utiliza para imputação a probabilidade de resposta correta dada pelo valor da curva suavizada via kernel fornecida pela regressão isotônica das respostas corretas e incorretas (1 e 0) como função decrescente das estimativas do parâmetro de dificuldade do itens respondidos. Num estudo de simulação, as estimativas dos parâmetros dos itens e da proficiência obtidas a partir dos dados imputados pelos dois métodos e também sem imputação de dados são comparadas com os valores reais e com aqueles obtidos para os dados completos.Item Análise de fatores associados ao desempenho escolar de alunos do quinto ano do ensino fundamental com base na construção de indicadores(Dissertação, 2014-09-23) Machado, Denys Cristiano de Oliveira; Barbetta, Pedro AlbertoA busca pela melhoria da qualidade do ensino perpassa pela identificação dos fatores que afetam o desempenho escolar. A alocação prioritária de esforços e recursos naqueles que geram maior incremento nos resultados escolares é uma das formas de promover essa melhora com otimização dos recursos materiais e humanos. Frente a isso se identificou nos questionários de contextualização do Saeb grupos de itens que propiciaram a mensuração de fatores, os quais viabilizaram a construção de escalas de medidas para os mesmos com o emprego da teoria de resposta ao item, TRI. Finalmente estabeleceu-se correlação entre as proficiências em língua portuguesa e matemática e as escalas desenvolvidas por meio de modelos lineares hierárquicos, MLH. Foi percebido, dentre os fatores estudados, que o perfil do aluno para realização de boas práticas escolares é o que explica maior incremento nas proficiências no nível do indivíduo e sua família, mais que o nível socioeconômico, O fator aparelhamento da escola é o mais explicativo no nível da escola. Foi percebida, também, a necessidade da adequação de parte dos itens e a inserção de novos para melhoria da capacidade de mensuração dos fatores por parte dos questionários do Saeb. Figura entre as recomendações deste trabalho a construção de índices oficiais para a mensuração dos fatores associados à aprendizagem que viabilizem a comparação ente trabalhos científicos e norteiem as políticas públicas de educação, no sentido da promoção da melhoria da qualidade da aprendizagem em menor tempo e com otimização de recursos.Item A qualidade das informações da Prova Brasil na perspectiva dos usuários(Dissertação, 2014-11-26) Souza, Clara Etiene Lima de; Gauthier, Fernando Alvaro OstuniA Prova Brasil tem como um de seus objetivos produzir informações para subsidiar tomadas de decisões em diferentes esferas da gestão educacional, incluindo as escolas. Entretanto, estudos recentes relatam que as escolas têm feito pouco ou nenhum uso dos resultados das informações divulgados por essa avaliação. Considerando a contribuição da Gestão do Conhecimento, sabe-se que a gestão das informações nas organizações, sobretudo naquelas que fazem parte da administração pública, deve contemplar tanto os processos de criação e armazenamento quanto os processos de compartilhamento e aplicação. Diante desse cenário, esta pesquisa adotou a concepção de que a qualidade da informação precisa ser concebida na perspectiva do usuário e, por essa razão, deve buscar garantir um conjunto de atributos que possibilitem o atendimento às suas necessidades. Para conhecer a demanda e as dificuldades dos usuários em se apropriarem dessas informações, foi realizada coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada aplicada a uma amostra de quatro escolas e duas unidades intermediárias de gestão educacional em duas unidades da federação brasileira. Os dados foram analisados com base na Teoria Fundamentada dos Dados e revelaram a necessidade de aprimoramento tanto no processo de divulgação quanto no processo de apropriação dos resultados.Item O papel do desenvolvimento humano e da alocação de recursos na qualidade da educação das cidades brasileiras(Dissertação, 2015) Nascimento, José Henrique de Sousa; Barbetta, Pedro AlbertoA presente pesquisa está focada na relação entre a qualidade da educação, o valor investido por aluno e o padrão de vida da população. Para tanto estuda-se a associação entre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e variáveis, como o tamanho da população, renda média mensal per capita, o índice de Gini e o gasto por aluno do ensino fundamental. Este trabalho difere da maioria dos trabalhos de fatores associados à educação por ter como unidade de análise os municípios e não os alunos ou as escolas. A base de dados constituída para este estudo contempla 2.199 municípios. Todos possuem informações do IDEB dos anos finais do ensino fundamental em todas as edições da Prova Brasil: 2005, 2007, 2009, 2011 e 2013. Os dados foram analisados por meio de modelos lineares hierárquicos, sendo no nível 1 os dados longitudinais de cada município e no nível 2 os municípios. A análise estatística proporcionou os seguintes achados: (i) o gasto anual por aluno do ensino fundamental tem um efeito relativamente pequeno no IDEB; (ii) A curva de crescimento do IDEB ao longo do tempo parece ter encontrado uma fronteira nos resultados de 2011 e 2013; (iii) existe uma relação inversa entre o tamanho do município e o IDEB; (iv) A renda per capita é a variável com maior efeito positivo sobre o IDEB, mas esse efeito é reduzido pela distribuição de renda observada no município. Esses resultados sugerem que a educação deve ser tratada como política de estado e não de governo, uma vez que o contexto socioeconômico municipal está associado à qualidade educacional, medida pelo IDEB. Alcançar as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) depende da melhora da qualidade de vida nas cidades, que não é o alvo da política educacional. Melhorar a qualidade da educação depende de políticas transversais, de diversas áreas, para que a política pública da educação possa ser efetiva.Item Avaliação institucional interna no âmbito do SINAES(Dissertação, 2015-03-16) Oliveira, Ana Carolina de Aguiar Moreira; Leite, Lígia da SilvaO presente estudo teve como objetivo avaliar o modelo de avaliação institucional interna no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. Após estudos oriundos de normativas e fundamentos emancipatórios da autoavaliação do SINAES, foi construída e validada uma Lista de Verificação para orientar uma análise qualitativa dos dados. Foram analisados os relatórios de avaliação institucional postados pelas Comissões Próprias de Avaliação - CPA de vinte instituições de Educação Superior sorteadas entre todas em atividade e disponibilizados no cadastro do Sistema Eletrônico do MEC - eMEC. De cada região geográfica do País, quatro instituições de cada tipo de organização acadêmica, totalizando cinco Universidades, cinco Centros Universitários, cinco Institutos Federais e cinco Faculdades tiveram seu relato como objeto de análise para responder às questões avaliativas propostas pelo estudo. O instrumento avaliativo construído com cinco categorias, analisou 45 indicadores, dentre os quais, 14 emancipatórios e 20 regulatórios. Após a análise dos relatos institucionais obtiveram-se os seguintes resultados: as Universidades e os Centros Universitários contemplam mais indicadores emancipatórios e regulatórios do que os Institutos e as Faculdades; os indicadores regulatórios são mais cumpridos do que os emancipatórios; a composição da CPA e a presença das dez dimensões avaliativas foram os marcos regulatórios mais contemplados; a meta-avaliação e a interação entre as avaliações internas e externas obtiveram os menores índices de presença. Como sugestões a autora propõe a observância rotineira dos relatórios institucionais externos e dos seus indicadores que apresentam conceitos insatisfatórios, que o trabalho da CPA e seus membros sejam valorizados, que a CTAA publique fragilidades encontradas no processo avaliativo, que a interação entre as diversas avaliações seja alvo de pesquisa diagnóstica; que meta-avaliar seja uma proposição para todos os atores do SINAES; que estudos futuros possam avaliar se esta política regulatória está de alguma maneira induzindo iniciativas emancipatórias.Item Projeção da oferta de professores de matemática, física, química e biologia para educação básica no Brasil até 2028(Dissertação, 2015-03-26) Rabelo, Rachel Pereira; Cavenaghi, Suzana MartaAs projeções populacionais têm se revelado como importante instrumento de planejamento e avaliação da política pública. Este trabalho propõe uma discussão acerca da oferta de professores para a educação básica nas disciplinas biologia, matemática, física e química, a partir da aplicação de métodos demográficos de projeção de mão de obra especializada para estimar a oferta destes profissionais até o ano 2028. A disponibilidade de dados individualizados de alunos, a partir de 2009 no Censo da Educação Superior, e de docentes, a partir de 2007 no Censo da Educação Básica permitiu o aprimoramento do modelo de projeção adotado, a partir da realização de estudos longitudinais sobre a trajetória escolar de alunos e a trajetória profissional de docentes. Os estudos sobre estoque de docentes e das componentes de entrada e saída do mercado de trabalho subsidiaram a formulação das hipóteses que compõe os cenários de projeção. Os exercícios de projeções realizados nesta dissertação procuram refletir sobre a atuação das políticas públicas de formação de professor, apontando caminhos para o efetivo aumento da oferta de novos profissionais para o mercado de trabalho segundo análise dos cenários e indicadores estudados. A escolha de alguns cenários de projeções permitiram identificar os cursos de física e de matemática como aqueles que possuem maior dificuldade para aumento da disponibilidade futura de docentes em comparação com os cursos de biologia e química. Além disso, os resultados de uma melhoria nas taxas de conclusão também se mostraram mais promissores do que aumentos na mesma proporção do número de ingressos, especialmente para o curso de física que apresenta maior deficiência de oferta de profissionais para o mercado de trabalho.Item Análise das escolhas do curso superior pelos certificandos participantes do ENEM, que ingressaram em uma IES, por meio do SISU, no período 2012-2014(Dissertação, 2015-05-14) Paula, Teófilo Francisco de; Reis, Marcelo MenezesA presente pesquisa apresenta uma análise do perfil dos certificandos do Ensino Médio por meio do ENEM, que conseguiram ingressar em uma das Instituições de Ensino Superior através do SISU, no período entre 2012 a 2014, visando ampliar as discussões sobre políticas públicas para essa parcela da população. Foi considerada a influência dos capitais socioeconômico, cultural e escolar nessas escolhas, levando-se em conta a teoria disposicionalista, de Pierre Bourdieu e da teoria racionalista, segundo Raymond Boudon. A base desse estudo é composta por dados socioeconômicos dos questionários do ENEM (edições de 2011 a 2013), disponibilizadas pelo INEP, e de dados sobre as matrículas, segundo o SISU/MEC. Foram desenvolvidas as técnicas estatísticas de análise exploratória de dados, análises de correspondência e regressão logística multinomial visando atingir o objetivo principal desse estudo. São apresentadas probabilidades da escolha de cursos em diversos cenários, indicando o comportamento das variáveis no contexto dessas escolhas. Foi observado, por exemplo, que, indivíduos com renda familiar mais baixa têm mais probabilidades de escolher cursos de tradicionais, supostamente de menor prestígio, como da área educacional, e aqueles que possuem renda familiar mais alta têm maiores probabilidades para optar por cursos supostamente mais prestigiados, como os da área de Engenharia, Produção e Construção.