Produção científica e intelectual

URI Permanente desta comunidadehttps://hdl.handle.net/20.500.14135/630

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    Taxas de juros no Brasil: efeitos da inadimplência, rigidez e assimetria
    (Dissertação, 2007-05-16) Oliveira, Augusto Marques de Castro; Maldonado, Wilfredo Fernando Leiva
    Esta dissertação estende a literatura de modelos de equilíbrio em competição bancária de modo a avaliar os efeitos da inadimplência na taxa de juros dos empréstimos; assim como a sua rigidez e assimetria. Dois modelos são examinados: um no qual o banco monopolista leva em consideração a taxa de inadimplência na sua maximização de lucros ao oferecer empréstimos ao mercado e outro considera tomadores de empréstimos com hábitos no consumo, o que gera uma curva de demanda quebrada por empréstimos. São implementadas simulações numéricas na economia do segundo modelo teórico, com a finalidade de obter um formado para a curva de demanda por empréstimos. Logo utilizando dados de taxa de juros e volume de empréstimos no Brasil, a curva de demanda por empréstimos, com o formado mencionado anteriormente, é estimada para o país. As principais conclusões dos modelos são as seguintes: (1) Tanto a taxa de pagamento quanto à relação crédito/PIB afetam negativamente a taxa de juros dos empréstimos; (2) A formação de hábitos gera uma rigidez na taxa de juros em relação aos custos do banco monopolista; em particular em relação à taxa de juros SELIC; (3) A formação de hábitos, também, causa assimetria na resposta da demanda por empréstimos às variações na taxa de juros dos empréstimos.
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    A natureza do conhecimento administrativo: uma busca pelo seu objeto
    (Dissertação, 2004) Ma, Janaina Ferreira; Santos, Reginaldo Souza
    A administração, enquanto conhecimento sistematizado, dedicou-se exaustivamente ao estudo do trabalho, desenvolvendo formas de gestão cada vez mais elaboradas e eficientes, em busca do sucesso empresarial tão importante numa sociedade de mercado. Com o advento dos Estudos Organizacionais, a análise do fenômeno organizacional ganhou destaque, possibilitando a reflexão teórica acerca das organizações. Este trabalho tem como objetivo discutir o objeto de estudo da Administração, adotando duas perspectivas de análise: a gestão do trabalho, quando a disciplina se desenvolve de maneira mais prescritiva, e a análise organizacional, quando ela assume uma postura analíticoexplicativa. Considera também a influência da visão funcionalista e o predomínio da racionalidade instrumental no desenvolvimento do pensamento administrativo como limitação para o entendimento do seu objeto. Encontrar um objeto de estudo próprio da Administração faz parte do esforço de caracterizá-la enquanto campo do conhecimento, ou seja, dar à disciplina o status científico. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura e análise de conteúdo das principais escolas do pensamento administrativo, desde a Escola Clássica, passando pelas Escolas de Relações Humanas, Comportamentalista, Estruturalista, Sistêmica e por fim a Contingencialista, representadas pelos autores mais significativos dentro de cada período histórico. Constitui-se portanto numa pesquisa essencialmente teórica. Esperando contribuir para o entendimento do papel da Administração dentro de uma sociedade complexa e cada vez mais desigual, este trabalho propõe a retomada dá ética e dos aspectos substantivos do ser humano e destina-se àqueles que, envolvidos no trabalho prático ou acadêmico, estejam em busca de uma Administração mais comprometida com o desenvolvimento humano.
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    Comparação de testes de raiz unitária e cointegração em modelos de longa dependência
    (Dissertação, 2008) Alves, Fabiana Assis; Reisen, Valdério Anselmo
    Neste trabalho são propostos dois testes baseados na técnica bootstrap para testar a presença de raiz unitária e relações de cointegração em processos de longa dependência. Estes testes utilizam o estimador GPH proposto por Geweke e Porter-Hudak (1983) para estimação do parâmetro d fracionário de modelos ARFIMA(p,d,q). Foram utilizadas simulações Monte Carlo para comparar as performances dos testes sugeridos com as de outros testes amplamente divulgados na literatura. Para raiz unitária, foram considerados no estudo os testes ADF (Dickey e Fuller, 1981) e assintótico para o estimador GPH. Na avaliação de cointegração foram usados os testes de Engle e Granger (1987), Johansen (1990) e o baseado na distribuição assintótica do GPH. Os resultados mostram que a técnica bootstrap é uma boa alternativa para a construção de testes de hipótese sobre o parâmetro fracionário d de modelos de longa dependência, pois de uma maneira geral, os testes sugeridos apresentaram resultados satisfatórios frente aos testes comumente aplicados nos mais diversos estudos econométricos.
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    Modelagem do processo de análise fundamentalista de uma empresa com utilização de vetores autoregressivos
    (Dissertação, 2009) Araújo Júnior, José Bonifácio; Medeiros, Otávio Ribeiro
    O presente estudo busca projetar o retorno e o preço da ação de uma empresa através da simulação de um processo de Análise Fundamentalista baseado em um modelo econométrico de Vetores Autoregressivos (VAR). Para isso, procurou-se definir indicadores relevantes e especificar um modelo VAR adequado à simulação da análise fundamentalista da Sadia S/A. A validação estatística do modelo consistiu na realização de testes de raiz unitária, de cointegração, de causalidade de Granger, análise de correlação, da função impulso-resposta e de decomposição da variância. Como variáveis endógenas foram definidos sete indicadores fundamentalistas extraídos das demonstrações contábeis da empresa e como variáveis exógenas utilizou-se o retorno do Ibovespa, o produto interno bruto brasileiro, a taxa de juros Selic, a taxa de câmbio e os preços internacionais do frango e do milho. A versão final do modelo estimado foi do tipo VEC (Vetor de Correção de Erros) no qual as relações de cointegração entre as variáveis endógenas são levadas em consideração. Com base nesse modelo foram obtidas as projeções expost dos indicadores fundamentalistas assim como dos preços e retornos das ações da empresa estudada. Os resultados mostram uma certa robustez do modelo econométrico principalmente no que se refere aos primeiros períodos projetados. Por fim, foi simulada uma análise fundamentalista com base nestas projeções.
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    O processo de aquisição lexical na infância e a metalexicografia do dicionário escolar
    (Tese, 2007-03) Gomes', Patrícia Vieira Nunes; Faulstich, Enilde
    Este trabalho discorre sobre a utilização da avaliação externa, em especial o Sistema de Avaliação da Educação Básica, Saeb, como um instrumento para a melhoria da qualidade educacional. A avaliação externa, iniciada no Brasil no início dos anos 1980 culminando com a criação do Saeb no final dessa década, tem procurado fornecer informações para que os sistemas de ensino possam conhecer melhor a sua realidade e a partir daí desenvolver ações para que, no âmbito de suas competências possam superar os problemas apontados por ela. Para entender melhor a problemática que envolve a avaliação externa de escolas e sistemas, foram consultados diversos autores que auxiliam na compreensão do papel desempenhado pela avaliação externa no desenho e acompanhamento de políticas públicas na área educacional em inúmeros países e em diferentes momentos históricos. No caso brasileiro, são apresentados alguns aspectos peculiares das primeiras medições em educação até chegar-se à institucionalização do Saeb. Para dar conta dessa tarefa, são consultados diversos autores, destacando-se entre eles Vianna, Ristoff, Dias Sobrinho, Ravela, Bonamino, Pilatti e Pestana. O trabalho também apresenta a estrutura geral e a metodologia do Saeb como exemplo de uma avaliação em larga escala, além de uma discussão sobre os principais resultados apresentados pelos relatórios nacionais que divulgam os resultados dos diversos ciclos de avaliação realizados. O objetivo nuclear deste trabalho é analisar de que forma a Secretaria de Educação do Distrito Federal utiliza as informações produzidas pelo Saeb, para gerir o ensino fundamental da rede pública. A pesquisa é de natureza qualitativa e para a sua realização foram utilizadas a análise documental e entrevistas semiestruturadas com a finalidade de conhecer a percepção dos gestores da Secretaria com relação ao Saeb. Os resultados indicaram que os dirigentes, apesar de conhecerem pouco os resultados desta avaliação, reafirmam a importância dessa avaliação para atuar sobre as fragilidades do sistema. No entanto, como não existe uma atividade sistemática de planejamento das ações da Secretaria, essa parece ser a principal razão para que os dados do Saeb não sejam utilizados. Além disso, a pesquisa aponta que os gestores entrevistados parecem não compreender suficientemente as informações produzidas pelo Saeb. Ao final do trabalho, são apresentadas sugestões para o aprimoramento do Saeb e algumas indicações de futuras linhas de pesquisa.
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    Os gastos públicos em educação e a variância da proficiência: uma análise do período 2005-2007
    (Dissertação, 2009-11-18) Becker, Fernanda da Rosa; Vergara, Sylvia Constant
    A presente dissertação procura identificar se o gasto público em educação, sendo um importante componente das despesas orçamentárias municipais, tem impacto no grau de proficiência dos alunos. Para o estudo foi realizada consulta a literatura e as bases de dados oficiais. Os dados foram tratados quantitativamente por meio de análises estatísticas descritivas e inferenciais. A análise foi feita por meio de regressões simples e múltiplas. O estudo não identificou relação significativa entre o diferencial de gasto por aluno no ensino fundamental e a variação da proficiência dos alunos da 4ª série do ensino fundamental. Conclui-se que somente o aumento do volume de recursos destinados a educação não é suficiente. A qualidade do gasto e , portanto, o uso dos recursos deve ser monitorado para que as políticas de financiamento sejam mais efetivas.
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    Avaliação externa: a utilização dos resultados do SAEB 2003 na gestão do sistema público de ensino fundamental no Distrito Federal
    (Dissertação, 2006-10-24) Horta Neto, João Luiz; Fonseca, Marília
    Este trabalho discorre sobre a utilização da avaliação externa, em especial o Sistema de Avaliação da Educação Básica, Saeb, como um instrumento para a melhoria da qualidade educacional. A avaliação externa, iniciada no Brasil no início dos anos 1980 culminando com a criação do Saeb no final dessa década, tem procurado fornecer informações para que os sistemas de ensino possam conhecer melhor a sua realidade e a partir daí desenvolver ações para que, no âmbito de suas competências possam superar os problemas apontados por ela. Para entender melhor a problemática que envolve a avaliação externa de escolas e sistemas, foram consultados diversos autores que auxiliam na compreensão do papel desempenhado pela avaliação externa no desenho e acompanhamento de políticas públicas na área educacional em inúmeros países e em diferentes momentos históricos. No caso brasileiro, são apresentados alguns aspectos peculiares das primeiras medições em educação até chegar-se à institucionalização do Saeb. Para dar conta dessa tarefa, são consultados diversos autores, destacando-se entre eles Vianna, Ristoff, Dias Sobrinho, Ravela, Bonamino, Pilatti e Pestana. O trabalho também apresenta a estrutura geral e a metodologia do Saeb como exemplo de uma avaliação em larga escala, além de uma discussão sobre os principais resultados apresentados pelos relatórios nacionais que divulgam os resultados dos diversos ciclos de avaliação realizados. O objetivo nuclear deste trabalho é analisar de que forma a Secretaria de Educação do Distrito Federal utiliza as informações produzidas pelo Saeb, para gerir o ensino fundamental da rede pública. A pesquisa é de natureza qualitativa e para a sua realização foram utilizadas a análise documental e entrevistas semi-estruturadas com a finalidade de conhecer a percepção dos gestores da Secretaria com relação ao Saeb. Os resultados indicaram que os dirigentes, apesar de conhecerem pouco os resultados desa avaliação, reafirmam a importância dessa avaliação para atuar sobre as fragilidades do sistema. No entanto, como não existe uma atividade sistemática de planejamento das ações da Secretaria, essa parece ser a principal razão para que os dados do Saeb não sejam utilizados. Além disso, a pesquisa aponta que os gestores entrevistados parecem não compreender suficientemente as informações produzidas pelo Saeb. Ao final do trabalho, são apresentadas sugestões para o aprimoramento do Saeb e algumas indicações de futuras linhas de pesquisa.
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    Brasilienses e a ideia do não-sotaque no processo de formação de identidade linguística
    (Dissertação, 2002-02-26) Barbosa, Adriana de Oliveira; Alkmim, Tânia Maria
    O presente trabalho investigou atitudes linguísticas de brasilienses frente à diversidade de sotaques que estão presente sem Brasília desde sua constituição e frente ao processo de formação de um falar próprio das pessoas nascidas na capital. Estudos anteriores abordaram o processo de mudança nos padrões fonológicos dos migrantes e apontaram um incipiente processo de formação de um novo padrão para os nascidos na cidade. Partimos da ideia presente num discurso corrente na cidade de que os brasilienses teriam constituído um falar sem sotaque. Por meio de entrevistas baseadas num questionário semidirigido, os informantes, todos de classe média, moradores da parte central da cidade e de regiões periféricas, foram solicitados a se pronunciar sobre: a diversidade linguística regional no Distrito Federal; os diversos sotaques brasileiros; a percepção da mudança nos sotaques de seus pais e o falar de Brasília, tópico que constituiu o ponto principal de nossa pesquisa. A avaliação das entrevistas revelou que existe entre os entrevistados a ideia de um grupo brasiliense com um falar próprio que se define por exclusão em relação aos diversos sotaques regionais brasileiros. Esses resultados reiteram o discurso público que constrói uma identidade linguística regional baseada em valores ideológicos de uma elite que quer se destacar nacionalmente e que, por isso, precisa se definir pela diferença.